Cinemática, Equilíbrio e Movimento Circular - CEFET PR
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Cinemática, Equilíbrio e Movimento Circular - CEFET PR
Considere um automóvel que apresenta uma velocidade escalar constante. Algumas afirmações são feitas relativamente a este evento:
I) Com relação ao eixo, qualquer molécula do pneu apresenta uma situação de equilíbrio, pois atuam simultaneamente uma força centrípeta e outra centrífuga, imprimindo a ela uma velocidade escalar constante.
II) O ponto da periferia do pneu diametralmente oposto ao ponto do pneu em contato com o solo apresenta uma velocidade escalar, relativamente ao solo, duas vezes superior à do veículo.
III) Se o veículo efetuar uma curva e não derrapar, a força que garante uma trajetória segura é a força de atrito estático entre o pneu e o solo.
IV) Qualquer passageiro sentado no interior do veículo estará em equilíbrio estático, mesmo se o veículo estiver efetuando uma curva.
As afirmações corretas são:
A) I, II e IV somente.
B) I, III e IV somente.
C) I, II, III e IV.
D) I e IV somente.
E) II e III somente.
Gabarito Letra E
Por que seria atrito estático na afirmação 3 ? O pneu não estaria em movimento ?
Sobre a afirmação 2, o pneu não deve estar em equilíbrio, então sua velocidade na periferia de cima deve ser o dobro da velocidade da periferia de baixo também ?
I) Com relação ao eixo, qualquer molécula do pneu apresenta uma situação de equilíbrio, pois atuam simultaneamente uma força centrípeta e outra centrífuga, imprimindo a ela uma velocidade escalar constante.
II) O ponto da periferia do pneu diametralmente oposto ao ponto do pneu em contato com o solo apresenta uma velocidade escalar, relativamente ao solo, duas vezes superior à do veículo.
III) Se o veículo efetuar uma curva e não derrapar, a força que garante uma trajetória segura é a força de atrito estático entre o pneu e o solo.
IV) Qualquer passageiro sentado no interior do veículo estará em equilíbrio estático, mesmo se o veículo estiver efetuando uma curva.
As afirmações corretas são:
A) I, II e IV somente.
B) I, III e IV somente.
C) I, II, III e IV.
D) I e IV somente.
E) II e III somente.
Gabarito Letra E
Por que seria atrito estático na afirmação 3 ? O pneu não estaria em movimento ?
Sobre a afirmação 2, o pneu não deve estar em equilíbrio, então sua velocidade na periferia de cima deve ser o dobro da velocidade da periferia de baixo também ?
Última edição por FelipeReis40 em Qua 31 maio 2023, 18:38, editado 1 vez(es)
FelipeReis40- Iniciante
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Re: Cinemática, Equilíbrio e Movimento Circular - CEFET PR
Cuidado com a afirmação III
O carro está fazendo, por exemplo um movimento circular.
A tendência do carro é derrapar para fora da curva, com direção radial.
A força de atrito estático entre a roda e o piso tem direção radial, com sentido para o centro da curva. Este atrito impede que o carro saia para fora da curva.
Isto não tem nada a ver com a força de atrito cinético, tangente à curva e que empurra o carro para a frente.
Afirmação II
Seja v a velocidade de translação do carro
A velocidade Vp da parte do pneu, em contato com o piso vale zero: Vp = 0
Seja Vs a velocidade da parte superior do pneu
v = (Vp + Vs)/2 ---> v é a média aritmética de Vp e Vs --->
Vp + Vs = 2.v --> 0 + Vs = 2.v ---> Vs = 2.v
O carro está fazendo, por exemplo um movimento circular.
A tendência do carro é derrapar para fora da curva, com direção radial.
A força de atrito estático entre a roda e o piso tem direção radial, com sentido para o centro da curva. Este atrito impede que o carro saia para fora da curva.
Isto não tem nada a ver com a força de atrito cinético, tangente à curva e que empurra o carro para a frente.
Afirmação II
Seja v a velocidade de translação do carro
A velocidade Vp da parte do pneu, em contato com o piso vale zero: Vp = 0
Seja Vs a velocidade da parte superior do pneu
v = (Vp + Vs)/2 ---> v é a média aritmética de Vp e Vs --->
Vp + Vs = 2.v --> 0 + Vs = 2.v ---> Vs = 2.v
Elcioschin- Grande Mestre
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FelipeReis40- Iniciante
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