PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

2 participantes

Ir para baixo

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO Empty MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

Mensagem por matheusfrc Sáb 31 Dez 2022, 10:20

No esquema a seguir representa-se o instante do salto vertical de um homem em que ele possui velocidade dirigida para cima com módulo igual a 1,0 m/s. Nesse instante o corpo do homem está ereto, alinhado com o prumo local, e ele larga de suas mãos uma bolinha.
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO B6o1EwF0xt5bAAAAAElFTkSuQmCC Desprezando-se a resistência do ar nos movimentos do homem e da bolinha e adotando-se para a aceleração da gravidade intensidade g=10m/(s^2), calcule o intervalo de tempo que vai intercalar a chegada da bolinha e dos pés do homem ao solo.
GABARITO: 0,2s (Caso esteja difícil de visualizar a imagem, a distância entre os pés do homem e o solo é de 0,75m, enquanto a distância entre a bolinha e os pés do homem é de 1,0m).


Vi a resolução do livro, que utilizou a equação horária da posição do MUV para resolver a questão. O que eu não entendi nessa resolução é que o valor adotada para a velocidade inicial do movimento foi de 1m/s. Se o movimento se inicia a partir da altura máxima, a velocidade inicial deveria ser igual a 0 m/s, uma vez que deve haver inversão do sentido do movimento para que se inicie o movimento uniformemente acelerado de descida. Onde está o erro do meu raciocínio?

matheusfrc
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/12/2016
Idade : 27
Localização : Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO Empty Re: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

Mensagem por JaquesFranco Sáb 31 Dez 2022, 10:50

O movimento não se inicia no ponto máximo de altura, veja que a velocidade do homem é 1m/s no instante da soltura.
JaquesFranco
JaquesFranco
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 189
Data de inscrição : 19/02/2021
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO Empty Re: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

Mensagem por matheusfrc Sáb 31 Dez 2022, 11:23

Nossa, Jaques.... Desculpe-me pela falta de atenção. Mas ainda estou com uma dúvida.
No momento da soltura, a velocidade da bolinha deve ser vertical para cima devido à inércia, certo? Assim, considera-se que ó módulo da velocidade inicial vale 1m/s e o movimento que é analisado é composto pelo movimento retardado até atingir altura máxima relativa ao solo e o movimento acelerado de descida em direção ao solo?

matheusfrc
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/12/2016
Idade : 27
Localização : Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO Empty Re: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

Mensagem por JaquesFranco Sáb 31 Dez 2022, 11:35

matheusfrc escreveu:Nossa, Jaques.... Desculpe-me pela falta de atenção. Mas ainda estou com uma dúvida.
No momento da soltura, a velocidade da bolinha deve ser vertical para cima devido à inércia, certo? Assim, considera-se que ó módulo da velocidade inicial vale 1m/s e o movimento que é analisado é composto pelo movimento retardado até atingir altura máxima relativa ao solo e o movimento acelerado de descida em direção ao solo?
Exato.

Pense que o homem apenas soltou a bolinha, ele não aplicou nenhuma outra força extra, dessa forma, por inércia, a maçã tem velocidade inicial de 1m/s direcionada para cima.
JaquesFranco
JaquesFranco
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 189
Data de inscrição : 19/02/2021
Idade : 19

matheusfrc gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO Empty Re: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos