PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soluções supersaturadas cotidianas

Ir para baixo

Soluções supersaturadas cotidianas Empty Soluções supersaturadas cotidianas

Mensagem por Adam Zunoeta Sex 11 Nov 2011, 02:14

Soluções supersaturadas cotidianas
Soluções supersaturadas não são apenas curiosidades de laboratório; elas existem naturalmente. O mel é um exemplo, no qual o principal soluto é a glicose. Se o mel é deixado em repouso, a glicose cristaliza. Dizemos, não muito cientificamente , que o mel "açucarou".
Soluções supersaturadas de sacarose (açúcar de cana) são muito comuns na cozinha. As geleias são um exemplo. A sacarose frequentemente cristaliza quando a geleia é armazenada por um longo tempo.
Alguns vinhos possuem altas concentrações de hidrogenotartarato de potássio .
Quando resfriada, sua solução pode ser tornar supersaturada. Após um tempo, caso o vinho seja colocado no refrigerador, cristais podem se formar e se depositar no fundo da garrafa. As vinícolas modernas resolvem esse problema e produzem um vinho menos ácido por meio de um processo denominado estabilização a frio. O vinho é resfriado (ainda na vinícola) até perto de 0°C, temperatura inferior àquela que existe comumente nos refrigeradores. Pequenos cristais de são adicionados a esse vinho supersaturado (para atuarem como germes de cristalização). A cristalização estará completa após um período de tempo, e os cristais serão removidos por filtração.

Fonte: Apostila UNO
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos