PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

APÓTEMA X GERATRIZ

2 participantes

Ir para baixo

APÓTEMA X GERATRIZ Empty APÓTEMA X GERATRIZ

Mensagem por Jvictors021 Qua 24 Nov 2021, 23:33

Pessoal pode até parecer uma coisa boba, mas qual a diferença entre apótema e a geratriz ? pensava que apótema usava-se apenas em pirâmides e geratriz em cones (se trantando de geo espacial) mas ao me deparar com o enunciado abaixo fiquei confuso!

"calcule o volume de um cone de revolução, conhecendo a área lateral A e o apótema g."


e aproveitando o gancho por que na geo espacial a apótema é um segmento do vértice até a aresta e na geo plana é a distancia do centróide até alguma aresta, não sei se há alguma explicação para essa diferença de definição ou é algo que devemos simplesmente aceitar


APÓTEMA X GERATRIZ 6bf42410
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

APÓTEMA X GERATRIZ Empty Re: APÓTEMA X GERATRIZ

Mensagem por lookez Qui 25 Nov 2021, 05:10

Geratriz é o segmento que gera a lateral de um sólido de revolução regular quando rotacionado ao redor de um eixo. Já vi questões mencionarem "apótema da pirâmide" sendo a altura dos lados, que seria o segmento amarelo p na sua figura, e "apótema do cone" sendo a geratriz que é o caso do seu enunciado, até chamaram de g, mas me parece algo meio coloquial, pois apótema é uma definição da geometria plana.
lookez
lookez
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 11/10/2018
Idade : 24
Localização : RJ, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos