PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

4 participantes

Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por qAAA Sáb 11 Jul 2020, 18:05

Qual é a regra para o uso das reticências na teoria dos conjuntos?EX:
A = {1, 2, 3, ...} ---> reticências é um elemento do conjunto finito A
B = {1, 2, 3, ...} ---> reticências significa que o conjunto B é infinito
C = {1, 2, ..., 9} ---> reticências significa que eu omiti os elementos 3 à 8
D = {1, 2, ..., 9} ---> reticências é um elemento do conjunto D

Como saber se a reticências é um elemento ou apenas um simbolo para informar que o conjunto continua?

Existe uma regra que diz que não se pode ter reticências como elemento?
EX:
ConjuntoDeSimbolos = {!, %, ..., &} ---> elemento ou omição de elementos?
ConjuntoDeSimbolos = {!, %, &, ...} ---> elemento ou conjunto infinito?

Existe algo padronizado a respeito disso?

qAAA
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 Jul 2020, 18:38

A meu ver as reticências não significam elementos do conjunto.

Elas indicam que existem mais elementos no conjunto:

A = {1, 2, 3, .....} ---> Conjuntos de todos os inteiros positivos (naturais positivos)

C = {1, 2, 3, ....., 9} ---> Conjuntos dos inteiros positivos menores do que 10 (naturais positivos menores que 10)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72913
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por qAAA Sáb 11 Jul 2020, 19:17

mas e se eu quiser fazer com que as reticências sejam um elemento do meu conjunto?
Como que eu represento isso sem ambiguidade? Minha pergunta é se existe algum simbolo especial para dizer ao leitor que aquelas reticências são um elemento e não um simbolo que indica que o meu conjunto é infinito

qAAA
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por Nassif Sáb 11 Jul 2020, 19:29

Se você quer dizer que é um elemento, mas não quer deixa o mesmo evidente, chame por qualquer coisa. Por exemplo : ( 1, 2, 3, X)
Acho que não existe algo mais complexo que isso, ''um simbolo especial''...
Nassif
Nassif
Jedi
Jedi

Mensagens : 249
Data de inscrição : 01/04/2020
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

qAAA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por PedroX Sáb 11 Jul 2020, 19:40

As reticências representam um subconjunto logicamente inequívoco, evidente. Claro que existem regras, mas uma delas é ser claro. Para conjuntos numéricos obviamente as reticências significam que você precisa usar a mesma regra que está explícita nos elementos fornecidos para encontrar os que não estão. Se não estiver explícita, você pode adicionar mais elementos. Por exemplo, representar os conjuntos abaixo com {2,4,8,...} é uma péssima decisão.

{2,4,8,16,32,...}
{2,4,8,14,22,...}

No contexto que você mencionou {!, %, &, ...}, a princípio não existe uma forte razão para supor que as reticências significam elementos omitidos, pois não existe regra alguma para inferir os demais.

Obs: Dependendo do contexto, a regra pode estar implícita. Por exemplo, programadores utilizam a tabela ASCII. Se o uso dela estivesse implícito em um certo contexto, poderia haver alguma relação entre os elementos que não fosse óbvia em outros.

Um outro exemplo é no teclado do computador: { '!', '@', '#', ... , '+' }, podemos supor que algumas teclas foram omitidas, mas ainda assim precisaria ser especificado, por exemplo, qual é o formato do teclado.

E no caso: { '@', '...', '&' } seria fácil deduzir que as reticências são um elemento do conjunto.


Última edição por PedroX em Sáb 11 Jul 2020, 19:43, editado 1 vez(es)
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 29
Localização : Campinas - SP

qAAA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 Jul 2020, 19:42

Fica difícil definir reticências como conjunto

{1, 2, 3, .} ---> . é um elemento do conjunto

{1, 2, 3, ..}  ---> .. é um elemento do conjunto

 (1, 2, 3, ...} ---> ... é um elemento do conjunto

Acho preferível não arriscar, para não causar dupla interpretação.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72913
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

qAAA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por qAAA Sáb 11 Jul 2020, 20:08

Em caso de ambiguidade, acham que posso fazer por exemplo:

A = {1, +, ç, "String", 'a', ...} && A = {x | x não é um conjunto}

qAAA
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto Empty Re: regra para o uso das reticências na teoria dos conjunto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos