PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Depressão na sociedade brasileira. Análise padrão enem

2 participantes

Ir para baixo

Depressão na sociedade brasileira. Análise padrão enem Empty Depressão na sociedade brasileira. Análise padrão enem

Mensagem por Matheusx_048 12/10/2019, 2:36 pm

A depressão é um distúrbio mental que afeta cerca de 6%da população brasileira, um número aproximado de 12 milhões de pessoas segundo dados da OMS. Nesse sentido, os avanços tecnológicos contribuem diretamente para essa estatística, tendo em vista os padrões fictícios expostos através das redes sociais, o indivíduo se autopressiona na busca incessante por esse parâmetro causando um mal-estar emocional ao não obter êxito. Além disso, a falta de orientação psicológica nas instituições de ensino também colabora com esses dados.
Em uma primeira análise, adaptando o conceito de "Modernidade Líquida" do sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade contemporânea escolhe seus valores baseados na artificialidade e não na moralidade. Dessa forma, valores como ética e honestidade estão sucumbindo ao consumismo. Ademais, as constantes exibições da vida primor nas redes sociais cria uma realidade ilusória na mente de algumas pessoas, na qual a vida real pode ser cruel.
Em uma segunda análise, de acordo com o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein " a criança é o elo mais frágil e exposto da cadeia social", dessa maneira o desenvolvimento psicossocial torna-se indispensável diante das constantes alienação das mídias televisivas e internet.
Em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação em conjunto com as instituições de ensino pública e privada deve implementar psicólogos nas escolas, a fim de ensinar valores éticos e morais, além de orientar com a alienação e preparar os adolescentes a se encaixarem em todos os contextos sociais por meio de palestras e aulas.


Alguém pode avaliar no padrão Enem?

Matheusx_048
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/09/2019
Idade : 26
Localização : São Gonçalo do Amarante/RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão na sociedade brasileira. Análise padrão enem Empty Re: Depressão na sociedade brasileira. Análise padrão enem

Mensagem por Rory Gilmore 15/10/2019, 7:54 pm

Introdução:
No lugar de "nesse sentido" é melhor o uso de "nesse contexto";

Desenvolvimento 1:
"[...]a sociedade contemporânea escolhe seus valores baseados na artificialidade e não na moralidade." Por quê?

"Dessa forma, valores como ética e honestidade estão sucumbindo ao consumismo." Qual a relação com o tema?

"Ademais, as constantes exibições da vida primor nas redes sociais cria uma realidade ilusória na mente de algumas pessoas, na qual a vida real pode ser cruel." Por quê?

Desenvolvimento 2:
"Em uma segunda análise, de acordo com o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein " a criança é o elo mais frágil e exposto da cadeia social",[...]" Por quê?

Proposta de intervenção:
"Em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação em conjunto com as instituições de ensino pública e privada deve implementar psicólogos nas escolas, a fim de ensinar valores éticos e morais," Com qual investimento? É preciso acrescentar uma nova matéria na base curricular e qual matéria? Qual a consequência?

"além de orientar com a alienação" Alienar os jovens?

"e preparar os adolescentes a se encaixarem em todos os contextos sociais por meio de palestras e aulas." Qual a finalidade e como serão essas aulas? 

Entendeu o tema, escreveu de acordo com a norma culta, mostrou conhecimento sobre a tipologia exigida, fez uma boa introdução e escolheu bons argumentos, porém faltou relacionar os argumentos entre si e com o tema abordado. Além disso, falta desenvolver os argumentos de forma completa para não deixar lacunas no leitor. Apresenta conhecimento sobre a proposta de intervenção, mas não colocou todos os elementos necessários e não relacionou-os com o tema.


Notas:
Demonstrar domínio da norma-padrão da língua portuguesa - 200 pontos (não encontrei erros);


Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo - 180 pontos (apresentou bom repertório, porém a argumentação e a intervenção apresentaram falhas);


Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista - 160 pontos (faltou relacionar os argumentos com o tema e explicitar algumas informações para não deixar lacunas no leitor);


Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - 140 pontos (pouco relacionou os argumentos com o tema e apresentou-os de forma pouco desenvolvida);


Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando a noção de direitos humanos - 140 pontos (está incompleta, faltam detalhes já citados na análise);


Total = 200 + 180 + 160 + 140 + 140 = 820 pontos

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos