O racismo velado na sociedade brasileira-ENEM
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O racismo velado na sociedade brasileira-ENEM
Tema: O racismo velado na sociedade brasileira
Título:
Desde a formação da sociedade brasileira, nos tempos coloniais, o negro é coisificado, processo explicado através da escravidão. Frequentemente no ambiente percebem-se as diferenças sociais entre os negros e os intitulados “brancos brasileiros”, tais diferenças são enraizadas nos preconceitos e discriminações.
A população negra possui baixos índices de escolaridade, representam minorias nas universidades e são raras as representatividades em cargos eminentes e mídias do país. Fatores esses preocupantes, pois a configuração populacional no Brasil apresenta um quadro bem diferente, afinal, são aproximadamente 50% de negros e afrodescendentes que integram a sociedade brasileira, logo é imprescindível que se tenha um maior destaque sobre a questão racial no Brasil.
A maioria dos racistas fixam para si conceitos pré-estabelecidos de uma ideologia defasada de escravidão, coisificação e colonização exemplo disso são ditos populares como: “serviço de preto”, “pé na senzala”. O fato de o país apresentar uma sociedade onde permanece um racismo ocultado, como debaixo de um “véu”, vem de atitudes eurocolonizadoras, de exploração e subordinação de outro ser humano, que ainda perpetuam na atualidade, além disso, a aculturação Norte Americana, na qual o padrão ideal é o famoso “American life style”, apaga aos poucos a diversidade cultural e racial criando uma sociedade intolerante às diferenças culturais.
A valorização da cultura nacional que rasga o véu e lança luz sobre o racismo camuflado é de essencial importância e obras como navio negreiro e Úrsula são exemplos de uma literatura rasgadora dos “véus” do preconceito, ignorância. O Estado em parceria com grandes empresas podem assumir o papel de incentivador e valorizar a cultura brasileira através de subsídios e acessibilidade a obras literárias, a teatros e a criação de um vale cultura para trabalhadores assalariados que constituem no Brasil a faixa de pessoas menos escolarizadas e dentro dessa faixa possui uma maioria negra. Outra medida bem vinda que pode ser realizada pela esfera pública é incentivar filmes nacionais que possuam personagens protagonistas negros, podendo estes, serem baseados na história riquíssima do país que tem como exemplo: a vida de Chica da Silva, desta forma possibilitando uma maior aceitação e identificação da parcela marginalizada pela sociedade brasileira.
Agradeço pela correção.
Título:
Desde a formação da sociedade brasileira, nos tempos coloniais, o negro é coisificado, processo explicado através da escravidão. Frequentemente no ambiente percebem-se as diferenças sociais entre os negros e os intitulados “brancos brasileiros”, tais diferenças são enraizadas nos preconceitos e discriminações.
A população negra possui baixos índices de escolaridade, representam minorias nas universidades e são raras as representatividades em cargos eminentes e mídias do país. Fatores esses preocupantes, pois a configuração populacional no Brasil apresenta um quadro bem diferente, afinal, são aproximadamente 50% de negros e afrodescendentes que integram a sociedade brasileira, logo é imprescindível que se tenha um maior destaque sobre a questão racial no Brasil.
A maioria dos racistas fixam para si conceitos pré-estabelecidos de uma ideologia defasada de escravidão, coisificação e colonização exemplo disso são ditos populares como: “serviço de preto”, “pé na senzala”. O fato de o país apresentar uma sociedade onde permanece um racismo ocultado, como debaixo de um “véu”, vem de atitudes eurocolonizadoras, de exploração e subordinação de outro ser humano, que ainda perpetuam na atualidade, além disso, a aculturação Norte Americana, na qual o padrão ideal é o famoso “American life style”, apaga aos poucos a diversidade cultural e racial criando uma sociedade intolerante às diferenças culturais.
A valorização da cultura nacional que rasga o véu e lança luz sobre o racismo camuflado é de essencial importância e obras como navio negreiro e Úrsula são exemplos de uma literatura rasgadora dos “véus” do preconceito, ignorância. O Estado em parceria com grandes empresas podem assumir o papel de incentivador e valorizar a cultura brasileira através de subsídios e acessibilidade a obras literárias, a teatros e a criação de um vale cultura para trabalhadores assalariados que constituem no Brasil a faixa de pessoas menos escolarizadas e dentro dessa faixa possui uma maioria negra. Outra medida bem vinda que pode ser realizada pela esfera pública é incentivar filmes nacionais que possuam personagens protagonistas negros, podendo estes, serem baseados na história riquíssima do país que tem como exemplo: a vida de Chica da Silva, desta forma possibilitando uma maior aceitação e identificação da parcela marginalizada pela sociedade brasileira.
Agradeço pela correção.
Sara Rabelo Magalhães- Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/07/2016
Idade : 26
Localização : Goiânia, Goiás e Brasil.
Re: O racismo velado na sociedade brasileira-ENEM
Vou tentar elucidar melhor sua dissertação marcando em cada parágrafo todos os pólos contidos. Veja só:
__________________________
[1] Tese? Outrossim, este parágrafo está condizendo com argumentos, faça a substituição que sugeri no item [2] trabalhe de forma diferente
[2] O parágrafo ficou muito bom, contudo não constitui um desenvolvimento, este ficaria ideal mesmo na introdução.
[3] Este parágrafo possui três pólos de discussão, trabalhando de tal maneira fica complicado elucidar bem a situação e construir uma boa argumentação. Separe e se for preciso construa um parágrafo para cada um dos itens que resumi e colori de azul
[4] Este tópico constitui argumentação, separe-o da conclusão.
[5] As 2 sugestões que você deu na conclusão são medidas inclusivas. Agora, no início do texto você apresenta que a população negra possui baixa escolaridade, como resolver isso?
Seu entendimento sobre o assunto, percebe-se, é amplo, de tal forma que, não fiz os comentários esperando que você apague o que escreveu e recomece, mas para que você perceba que organizando melhor seu texto seu leitor será melhor persuadido, sendo isto que nós queremos, fazê-lo compactuar com nossas ideias.
Tema: 120 pts
Sobre o critério: Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Argumentação: 80 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições
Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Conclusão/Solução: 80 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto
Norma: 120 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
[Escravidão histórica; Diferenças entre brancos e negros]
Desde a formação da sociedade brasileira, nos tempos coloniais, o negro é coisificado [instrumentalizado],processo explicado através da escravidão[fato]. Frequentemente no ambiente percebem-se as diferenças sociais entre os negros e os intitulados “brancos brasileiros”, tais diferenças são enraizadas nos preconceitos e discriminações [problematização]. [1]
[Participação social]
A população negra possui baixos índices de escolaridade, representam minorias nas universidades e são raras as representatividades em cargos eminentes e mídias do país. Fatores esses preocupantes, pois a configuração populacional no Brasil apresenta um quadro bem diferente, afinal, são aproximadamente 50% de negros e afrodescendentes que integram a sociedade brasileira, logo é imprescindível que se tenha um maior destaque sobre a questão racial no Brasil. [2]
[Herança cultural; Racismo ocultado herança dos europeus; Aculturação do modelo de vida norte-americano inibe a diversidade cultural]
A maioria dos racistas fixam para si conceitos pré-estabelecidos de uma ideologia defasada de escravidão, coisificação e colonização exemplo disso são ditos populares como: “serviço de preto”, “pé na senzala”. O fato de o país apresentar uma sociedade onde [na qual] permanece um racismo ocultado, como debaixo de um “véu”, vem de atitudes eurocolonizadoras [euro-colonizadoras], de exploração e subordinação de outro ser humano, que ainda perpetuam na atualidade, além disso, a aculturação Norte Americana, na qual o padrão ideal é o famoso “American life style”, apaga aos poucos a diversidade cultural e racial criando uma sociedade intolerante às diferenças culturais. [3]
A valorização da cultura nacional que rasga o véu e lança luz sobre o racismo camuflado é de essencial importância e obras como navio negreiro e Úrsula são exemplos de uma literatura rasgadora dos “véus” do preconceito, ignorância [4]. O Estado em parceria com grandes empresas podem assumir o papel de incentivador e valorizar a cultura brasileira através de subsídios e acessibilidade a obras literárias, a teatros e a criação de um vale cultura para trabalhadores assalariados que constituem no Brasil a faixa de pessoas menos escolarizadas e dentro dessa faixa possui uma maioria negra. Outra medida bem vinda que pode ser realizada pela esfera pública é incentivar filmes nacionais que possuam personagens protagonistas negros, podendo estes, serem baseados na história riquíssima do país que tem como exemplo: a vida de Chica da Silva, desta forma possibilitando uma maior aceitação e identificação da parcela marginalizada pela sociedade brasileira. [5]
__________________________
[1] Tese? Outrossim, este parágrafo está condizendo com argumentos, faça a substituição que sugeri no item [2] trabalhe de forma diferente
[2] O parágrafo ficou muito bom, contudo não constitui um desenvolvimento, este ficaria ideal mesmo na introdução.
[3] Este parágrafo possui três pólos de discussão, trabalhando de tal maneira fica complicado elucidar bem a situação e construir uma boa argumentação. Separe e se for preciso construa um parágrafo para cada um dos itens que resumi e colori de azul
[4] Este tópico constitui argumentação, separe-o da conclusão.
[5] As 2 sugestões que você deu na conclusão são medidas inclusivas. Agora, no início do texto você apresenta que a população negra possui baixa escolaridade, como resolver isso?
Seu entendimento sobre o assunto, percebe-se, é amplo, de tal forma que, não fiz os comentários esperando que você apague o que escreveu e recomece, mas para que você perceba que organizando melhor seu texto seu leitor será melhor persuadido, sendo isto que nós queremos, fazê-lo compactuar com nossas ideias.
Tema: 120 pts
Sobre o critério: Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Argumentação: 80 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições
Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Conclusão/Solução: 80 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto
Norma: 120 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Pontuação de 1000 pontos possíveis | 520 |
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
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