A Persistência do racismo na sociedade brasi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Persistência do racismo na sociedade brasi

Mensagem por AprovaçãoE em Qua Out 11 2017, 23:55

A Persistência do racismo na sociedade  brasileira

Segundo Clement Attle , a democracia não é apenas a lei da maioria , mas a lei da maioria respeitando o direito das minorias. Nesse sentido percebemos que apesar de vivermos em um país democrático , infelizmente as minorias não têm seus direitos respeitados e assegurados. Nesse contexto , a Persistência do racismo nos nossos dias , nos remete não só à uma falha da democracia como também uma falha histórica no que se refere a perpetuação do racismo ainda nos dias atuais - parece que o período da escravatura apesar de ter acontecido a bastante tempo , ainda mantêm-se enraizada na sociedade brasileira a sete palmos do chão.

Relativo à persistência do racismo , é possível observar que tal persistência é fruto do nosso período colonial , onde o negro era visto e tratado como inferior , não obstante , era usado como argumento pelo clero que os negros eram inferiores e desalmados e portanto não eram criatura de deus , na ciência era argumentado que os negros tinham menos capacidade cerebral que os brancos. Há toda uma contextualização sociocultural envolto da nossa historia que corrobora na continuação do preconceito e racismo à essa população(bastante) expressiva de nossa sociedade , essas raízes passadas , se perpetuaram ao longo das gerações e ainda se mantêm enraizadas em nossa sociedade . Apesar de termos avançados bastante ao longo do tempo , a estigma social em torno do(a) negro(a) ainda é perceptível até hoje em forma de preconceito e racismo velado por parte da sociedade brasileira , isso é visto na pouca participação da população negra na política e órgãos federativos , na pouca representação negra nos comerciais , nas novelas e em papeis de destaques em filmes , novelas e na mídia e afins.

Embora sejamos governados por um governo em tese democrático , é possível perceber de acordo com José Saramago , que na falsa democracia mundial , o cidadão está à deriva , sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo. Dessarte , é possível afirmamos que vivemos na tão citada "falsa democracia" de José Saramago , haja visto a perpetuação do preconceito e racismo aos negros , vale ressaltar ainda , a existência de outras minorias tão duramente massacradas e repudiadas como o público LGBT , o que nos leva a refletir até onde vai essa nossa 'democracia'? Vivemos em um país multicultural de diversas etnias e mesmo assim , a cultura racista de outrora continua presente  através de prática de agressões verbais , humilhações e outras agressões de natureza racista por parte de muitos brasileiros frente à população negra. Nesse ínterim , a continuação do preconceito social aos negros mesmo após a lei áurea e a "teórica liberdade" concebida através desta , ainda pode ser vista até os dias de hoje , se antes os negros eram mal visto por onde andasse e por serem ladrões , pobres e desculturados , hoje são notados e vistos como favelados , pobre ou até mesmo ladrões. Tais conjecturas passadas ainda se fazem presentes nos dias de hoje , muitos negros sofrem ao entrarem em comércios e shoppings e serem atendidos de maneira desigual , alguns casos , são confundidos com assaltantes e trombadinhas , enquanto os mais brancos por exemplo não sofrem deste preconceito - Assim como não sofria antigamente. É perceptível , portanto ,  que as raízes do racismo e preconceito presente no brasil se valen de seu passado histórico que se prolonga até hoje.

Fica claro , portanto , a necessidade de maior conscientização dos brasileiros e do governo quanto à essa problemática cultural histórica. É condenável a postura de alguns cidadães brasileiros diante dessa realidade. Desse modo , torna-se prioritário , por parte da secretária de educação e do ministério de cultura realizar campanhas de conscientização massivas contra a pratica de racismo , aliada também à campanhas que valorizem a cultura negra afrobrasileira nos órgãos mediáticos -  televisão , jornais e redes sociais. É importante enfatizar à necessidade de elaboração de leis e penas mais duras por parte do legislativo contra a prática de atos preconceituosos e racista. Com uma maior conscientização por parte da população realizada através da massificação da mídia e de palestras nas escolas reeducando e conscientizando as futuras gerações do nosso país , juntamente com um maior endurecimento de leis e penas referente a prática de atos racista são imprescindíveis para mudar essa realidade histórica e nos tornamos um país verdadeiramente multicultural e democrático.

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 19
Localização : Bahia , Brazil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Persistência do racismo na sociedade brasi

Mensagem por AprovaçãoE em Sex Out 13 2017, 10:10

UP! Alguém? Question

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 19
Localização : Bahia , Brazil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum