PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde foi parar a unidade? (proporção)

2 participantes

Ir para baixo

Onde foi parar a unidade? (proporção) Empty Onde foi parar a unidade? (proporção)

Mensagem por gabuk Qui 06 Set 2018, 04:59

Olá a todos.
Estava a resolver o seguinte problema:

"(UFRN-2007) Duas velas, cada uma com 1m de comprimento, são feitas de modo que uma queime completamente 6 horas depois de ser acesa e a outra leve 4 horas para queimar. Se as velas forem acesas simultaneamente, o tempo necessário para que uma atinja duas vezes o comprimento da outra será:"

Não é um problema difícil, segue a minha resolução:
Onde foi parar a unidade? (proporção) A111

A minha questão é: para onde foi a unidade "h" que deveria existir na resposta?
Digo, eu coloquei a resposta como 3h, mas da maneira que realizei o problema, o correto seria 3, pois o h se cancela na divisão final (12h/4h).

Vejam que em outro exercício que eu fiz, consegui manter a unidade de horas:
"(CM Brasília-2008) Uma torneira enche um tanque em 30 minutos, enquanto uma segunda torneira gasta 20 minutos para encher o meso tanque. Sabendo-se que o tanque estava inicialmente vazio, abre-se a primeira torneira durante t minutos. Ao fim desse tempo, fecha-se a torneira e abre-se a segunda que termina de encher o tanque em t-5 minutos. O tempo total gasto para encher o tanque é:"
Onde foi parar a unidade? (proporção) A210

Reparem que no segundo exercício eu coloquei a unidade de tempo (min) apenas na parte numérica: (t-5min) e não (t.min-5min). Acredito que o erro está por aí!
Como resolvo esses dois problemas sem descartar a unidade durante a manipulação algébrica? Qual é o método correto?

Ps: coloquei o tópico na seção de Matemática do Fundamental por envolver proporção, mas depois fiquei em dúvida se eu não deveria ter postado na área de álgebra. Se postei errado, peço desculpas.


Atualização:
Consegui resolver o exercício 1 o escrevendo de uma maneira mais adequada, segue a resolução:
Onde foi parar a unidade? (proporção) 8d59aa10
Usei a fórmula do MRU para me guiar, mas isso nada mais é do que uma proporção simples.
Estou a analisar o que eu fiz de errado na primeira tentativa, assim que terminar escreverei aqui.
gabuk
gabuk
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/03/2018
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Onde foi parar a unidade? (proporção) Empty Re: Onde foi parar a unidade? (proporção)

Mensagem por Elcioschin Qui 06 Set 2018, 18:22

Desenhe as duas velas, ambas com altura H = 1 m
Após um tempo t seja x a altura restante da vela de 6 h ---> ela queimou (1 - x) metros
Após o mesmo tempo t a vela de 4 h terá uma altura x/2 ---> ela queimou (1 - x/2) metros

Agora são duas Regras de Três, uma para cada vela:

metro ----- horas

.. 1 --------- 6
1 - x -------- t ---> t = 6 - 6.x ---> I (tempo t é dado em horas)

.. 1 --------- 4
1 - x/2 ----- t ---> t = 4 - 2.x ---> II  (tempo t é dado em horas)

III = I ---> 4 - 2.x = 6 - 6.x ---> 4.x = 2 ---> x = 1/2 m

I ---> t = 6 - (6.1/2) ---> t = 3 horas
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72163
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos