PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumento dos casos de suicídio no Brasil-ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Aumento dos casos de suicídio no Brasil-ENEM Empty Aumento dos casos de suicídio no Brasil-ENEM

Mensagem por raphscardoso Qua 25 Out - 3:10

TEMA:A questão do aumento dos casos de suicídio no Brasil

- Pessoal, poderiam corrigir essa redação com base nas competências do ENEM?
 
Na historiografia e na contemporaneidade, a questão sobre o suicídio sempre esteve em voga entre as sociedades. Na Grécia Antiga, por exemplo, os filósofos atribuíam esse ato à liberdade em relação ao sofrimento. Nas sociedades atuais, sobretudo a brasileira, é visto como um ato de fracasso. Verifica-se que a depressão, o uso indiscriminado de drogas e a questão da sexualidade, pode ser atribuída ao elevado número de suicídios no país, o que exige a participação dos diversos setores da sociedade. 
 
É relevante abordar, primeiramente, um estudo realizado pela UNICAMP, que constatou que 17% dos brasileiros, em algum momento, tentaram por fim à própria vida. É sabido que uma série de fatores, em conjunto, podem fazer com que uma pessoa cometa suicídio: as comparações irreais, sobretudo com o advento das redes sociais, que moldam um modo de vida que a população deve seguir. Vale ressaltar, também, a questão da orientação sexual dos jovens, o que é um tabu, principalmente, em ambientes familiares, que contribui para comportamento suicida.
 
Além disso, o aumento dos casos de suicídios na sociedade brasileira, pode ser atribuído a questão da depressão. Vista com um certo desconhecimento por grande parte da população brasileira, essa doença é a principal responsável pelo grande número de suicídios. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, concluiu que o suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Em um panorama como esse, repleto de variáveis, parece difícil imaginar soluções definitivas, porém é fundamental agir para reduzir os seus efeitos. Para isso, todos os setores da sociedade precisam sair do seu atual estado de inércia.
 

Diante dessa problemática, consta-se que o aumento do suicídio no Brasil exige medidas concretas, e não apenas um belo discurso. Nesse sentido, o poder público deve agir com velocidade, investindo em ações, sobretudo nas escolas, que viabilizem a discussão de assuntos referentes a depressão e suicídio, através de palestras socioeducativas em parceria com o Conselho de Psicologia, a fim de que esse tabu possa ser quebrado e o número de suicídios seja diminuído. Além disso, o trabalho do governo pode ser complementado por associações sem fins lucrativos, como o CVV – Centro de Valorização da Vida, com o objetivo de dar apoio emocional e prevenir o suicídio. Dessa maneira, o cumprimento dessas ações em sua totalidade, pode ajudar a diminuir a incidência de suicídios na população brasileira.

raphscardoso
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/12/2016
Idade : 28
Localização : Itambé, Bahia , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento dos casos de suicídio no Brasil-ENEM Empty Re: Aumento dos casos de suicídio no Brasil-ENEM

Mensagem por Diego A Sex 27 Out - 23:19

raphscardoso escreveu:Além disso, o aumento dos casos de suicídios na sociedade brasileira, pode ser atribuído a questão da depressão. Vista com um certo desconhecimento por grande parte da população brasileira, essa doença é a principal responsável pelo grande número de suicídios. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, concluiu que o suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Em um panorama como esse, repleto de variáveis, parece difícil imaginar soluções definitivas, porém é fundamental agir para reduzir os seus efeitos. Para isso, todos os setores da sociedade precisam sair do seu atual estado de inércia. [1]

[1] Parágrafo não fala da depressão

*Acho válido empreender uma discussão para lidar com os fatores precursores da doença psicológica, faria total diferença nesse tema.
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos