PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumento das DST's entre os jovens no Brasil

Ir para baixo

Aumento das DST's entre os jovens no Brasil Empty Aumento das DST's entre os jovens no Brasil

Mensagem por Fósforos Malone Seg 02 Mar 2020, 18:47

Segundo Ralph Waldo Emerson, “a maior riqueza é a saúde”. Entretanto, isso não se reflete no Brasil hodierno, haja visto que o número de ocorrência de Doenças Sexualmente Transmissíveis aumentou entre os jovens, o que configura um problema grave na sociedade, seja pela ineficiência das escolas em alertar os estudantes a respeito dos riscos de infecção, seja pela ineficácia das campanhas de prevenção criadas pelo Governo. Destarte, é imprescindível discutir novas metodologias para que o quadro seja revertido.

Em primeira análise, destaca-se que a juventude brasileira sofre com a escassez de conhecimento sobre as moléstias adquiridas em consequência do coito sem proteção, o que contribui para a manutenção do status quo. Nesse viés, o filme ‘’Kids’’ mostra a realidade de adolescentes que praticam relações sexuais sem o uso de preservativos e se tornam soropositivos em consequência disso, devido à falta de instrução sobre as possíveis consequências de seus atos. Isto posto, essa narrativa corrobora o conceito de que as escolas falham em fornecer orientações preventivas adequadas aos alunos, pois, segundo a Organização Mundial da Sáude, cerca de 20% das pessoas entre 15 e 24 anos acham que existe cura para a Aids. Logo, é indubitável que essa má instrução sexual precisa ser reconhecida e debatida pela sociedade.

Ademais, é incontestável que a inoperância estatal é parte do problema, uma vez que o serviço de prevenção das DST’s ofertado pelo Sistema único de Saúde é precário e defeituoso. Sob essa perspectiva, a Revolta da Vacina - ocorrida em 1904 – confirma a incapacidade histórica dos governantes em oferecer soluções para problemas relacionados ao combate de doenças, pois ainda hoje o atendimento fornecido pelo SUS não consegue atender a demanda da saúde pública. Assim sendo, é notório que o Brasil não aprendeu com seu próprio passado no que tange à qualidade desse atendimento.


Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Diante desse cenário, cabe ao Poder Executivo, por meio de investimentos aplicados no Ministério da Saúde, aumentar o número de campanhas profiláticas de combate às DST’s, a fim de reduzir os casos de contágio e os efeitos de suas mazelas na população. Além disso, é de suma importância que essas campanhas proponham palestras ministradas por profissionais da saúde nas escolas, com o objetivo de fornecer instruções que esclareçam a gravidade da problemática. Desse modo, será possível comprovar na prática a afirmação de Emerson.
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos