PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil Empty O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 06 Jun 2018, 09:52

Redação modelo Enem.


A ideia de que o homem é soberano sobre seu próprio corpo e mente, proferida pelo filósofo John Stuart Mill, transmite uma ideia equivocada sobre o atual cenário psíquico da população brasileira. Sabe-se, entretanto, que os transtornos psicológicos, a exemplo da ansiedade, estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, ainda que como uma "epidemia silenciosa", devido ao grande tabu em conversar sobre. Nesse sentido, faz-se necessária uma abordagem criteriosa do tema, a fim de solucioná-lo.
Em um primeiro momento, é possível correlacionar o aumento dos casos de ansiedade com a atual Era Contemporânea, em que a constante auto cobrança para seguir um ideal de predileção a ser alcançado, somada ao medo da frustração e da incógnita que é o futuro, acaba por projetar a ansiedade, um transtorno psíquico que, como tal, foge do controle do indivíduo, afetando negativamente suas atividades corriqueiras. Nessa intempérie, surge o paradoxo que é essa desordem: o ansioso passa a lutar contra si mesmo para aniquilar os pensamentos que causam a ansiedade, a fim de poder continuar sua busca em torno desse ideal que o adoece. E, diante disso, a Organização Mundial da Saúde destacou, em 2017, que o Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo, corroborando a grande presença dessa doença na vida da população.
Por outro lado, a diminuta busca por ajuda acaba por expandir ainda mais o número de ansiosos. Nesse ínterim, a frase "não há nada mais difícil do que tomar a frente por uma mudança", proferida por Maquiavel, reflete a situação que muitos dos ansiosos passam- a dificuldade de enfrentar os preconceitos e tabus para admitir que precisa de ajuda. Preconceito pois, uma grande parcela da sociedade acredita que os problema psicológicos são falta de ir à igreja ou, simplesmente, drama. Ademais, os que sofrem desse mal, por vezes, acreditam que podem curar-se sozinhos, negando a si mesmos seu quadro clínico, o que acarreta em um número cada vez mais exponencial desses.
Diante do exposto, conclui-se que urge a necessidade do Ministério da Saúde disponibilizar, mensalmente, psicólogos e neurologistas nas escolas e faculdades, a fim de tornar mais acessível o atendimento a quem está mais vulnerável. Somado a isso, as propagandas comerciais na televisão, cumprindo com seu papel social, deverão encorajar as pessoas a procurarem ajuda, desmistificando os tabus acerca do assunto. Dessa forma, tratando das causas e consequências da ansiedade, pode ser que, de fato, o homem seja soberano sobre seu próprio corpo e mente.




Copiei uma parte da intro e do desfecho da redação "Síndrome de Burnout" que eu postei há algum tempo aqui, porque eu gostei Razz
Se alguém puder corrigir, ficarei grata!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil Empty Re: O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

Mensagem por mateus160399 Qua 20 Jun 2018, 22:56

"A ideia de que o homem é soberano sobre seu próprio corpo e mente, proferida pelo filósofo John Stuart Mill, transmite [uma ideia equivocada] um equívoco sobre o atual cenário psíquico da população brasileira.
Já se sabe que os transtornos psicológicos, a exemplo da ansiedade, estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos,principalmente dos pertencentes a certos grupos sociais, como os estudantes universitários, ainda que como uma "epidemia silenciosa". Isto ocorre porque este assunto ainda é um tabu na nossa sociedade, fazendo-se necessária uma abordagem criteriosa do tema, a fim de solucioná-lo [ao grande tabu em conversar sobre. Nesse sentido, faz-se necessária uma abordagem criteriosa do tema, a fim de solucioná-lo, apenas uma sugestão].



Por outro lado, a diminuta busca por ajuda acaba por expandir ainda mais o número de ansiosos. Nesse ínterim, a frase "não há nada mais difícil do que tomar a frente por uma mudança", proferida por Maquiavel, reflete a situação que muitos dos ansiosos passam- a dificuldade de enfrentar os preconceitos e tabus para admitir que [precisa , atenção na concordância] precisam de ajuda. Preconceito pois uma grande parcela da sociedade acredita que os problema psicológicos ocorrem por falta de ir à igreja ou são simples dramas [ os problemas psicológicos são a falta de ir a igreja ou são causa pelo não a igreja?, alterei o trecho pois estava confuso]. Ademais, os que sofrem desse mal, por vezes, acreditam que podem curar-se sozinhos, negando a si mesmos seu quadro clínico, o que acarreta em um número cada vez mais exponencial desses de doentes. [sugestão]

Em relação à proposta de intervenção, seguem algumas observações:
"urge a necessidade do Ministério da Saúde disponibilizar, mensalmente, psicólogos e neurologistas nas escolas e faculdades, a fim de tornar mais acessível o atendimento a quem está mais vulnerável."

Não entendi muito bem o que quis dizer com mensalmente, apenas uma vez por mês? Provavelmente isso não supriria a demanda. Eu sugeriria "disponibilizar psicólogos e psiquiatras nas escolas e faculdades..." Um detalhe, a especialidade médica que acompanha quadros de ansiedade é a psiquiatria. Falo isso porque mesmo tendo psiquiatras e psicólogos disponíveis todos os dias na minha universidade para atender os alunos, ainda assim eles não dão conta da demanda.

Além disso, você começa e desenvolve o texto falando sobre a ansiedade na populacao brasileira como um todo e na conclusão faz um recorte de população vulnerável, os estudantes de ensino básico e universitário, mas não somente eles compõem um grupo de risco, sugeriria para ficar mais coerente adicionar periferias. Outrossim, eu te aconselharia a mencionar essa população de risco nos seus parágrafos de desenvolvimento para não ficar parecendo apenas uma informação solta no fim do texto.

"Somado a isso, as propagandas comerciais na televisão, cumprindo com seu papel social, deverão encorajar as pessoas a procurarem ajuda, desmistificando os tabus acerca do assunto" Esse trecho ficou um pouco confuso, além de não estar bem conectado ao período anterior. Minha sugestão seria retirar o ponto e juntar os dois primeiros períodos da seguinte forma:
"Diante do exposto, conclui-se que urge a necessidade do Ministério da Saúde disponibilizar psicólogos e psiquiatras nas escolas,faculdades e periferias, a fim de tornar mais acessível o atendimento a quem está mais vulnerável, além de estimular as propagandas comerciais na televisão que encorajem as pessoas a procurarem ajuda, desmistificando os tabus acerca do assunto."

"Dessa forma, tratando das causas e consequências da ansiedade, pode ser que, de fato, o homem seja soberano sobre seu próprio corpo e mente." Este último período também ficou um pouco jogado e mal conectado ao anterior. Não consegui entender como as consultas e propagandas tratam as causas e consequências da ansiedade, não está claro no texto esta relação.

Se eu fosse o corretor, dando nota pelas competências do Enem, ficaria da seguinte forma :

1-160
2-180
3-120
4-120
5-120

Total: 700

Contudo, sou bem mais exigente que os corretores do Enem, estou mais para um das bancas tradicionais de SP como FUVEST, Vunesp e Unicamp. Se fosse um corretor do Enem acho que provavelmente seria o seguinte

1- 160/180/200
2- 200/180
3- 160
4- 160
5- 120/160

Total: 780-880 no pior e no melhor dos cenários.

Espero que eu tenha ajudado, fiz esta correção pelo celular, peço desculpas pelos erros de ortografia e texto um pouco confuso haha. No mais, o texto está muito bom, basta apenas rever esses detalhes mesmo, bons estudos!


Última edição por mateus160399 em Qui 21 Jun 2018, 14:02, editado 2 vez(es)

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil Empty Re: O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

Mensagem por mateus160399 Qui 21 Jun 2018, 10:10

Sugestão de texto corrigido:

A ideia de que o homem é soberano sobre seu próprio corpo e mente, proferida pelo filósofo John Stuart Mill, transmite um equívoco sobre o atual cenário psíquico da população brasileira.
Já se sabe que os transtornos psicológicos, a exemplo da ansiedade, estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, principalmente dos pertencentes a certos grupos sociais, como os estudantes universitários, ainda que como uma "epidemia silenciosa". Isto ocorre porque este assunto ainda é um tabu na nossa sociedade, fazendo-se necessária uma abordagem criteriosa do tema, a fim de solucioná-lo.

Em um primeiro momento, é possível correlacionar o aumento dos casos de ansiedade com a atual Era Contemporânea, em que a constante auto cobrança para seguir um ideal de predileção a ser alcançado, somada ao medo da frustração e da incógnita que é o futuro, acaba por projetar a ansiedade, um transtorno psíquico que, como tal, foge do controle do indivíduo, afetando negativamente suas atividades corriqueiras. Nessa intempérie, surge o paradoxo que é essa desordem: o ansioso passa a lutar contra si mesmo para aniquilar os pensamentos que causam a ansiedade, a fim de poder continuar sua busca em torno desse ideal que o adoece. Neste contexto, é válido mencionar que a Organização Mundial da Saúde destacou, em 2017, o Brasil como o país com maior número de ansiosos do mundo, corroborando a grande presença dessa doença na vida da população.


Por outro lado, a diminuta busca por ajuda acaba por expandir ainda mais o número de ansiosos. Nesse ínterim, a frase "não há nada mais difícil do que tomar a frente por uma mudança", proferida por Maquiavel, reflete a situação que muitos dos ansiosos passam- a dificuldade de enfrentar os preconceitos e tabus para admitir que precisam de ajuda. Preconceito pois uma grande parcela da sociedade acredita que os problema psicológicos ocorrem por falta de ir à igreja ou são simples dramas. Ademais, os que sofrem desse mal, por vezes, acreditam que podem curar-se sozinhos, negando a si mesmos seus quadros clínicos, o que acarreta em um número cada vez mais exponencial desses de doentes.

Diante do exposto, conclui-se que urge a necessidade do Ministério da Saúde disponibilizar psicólogos e psiquiatras nas escolas e faculdades, a fim de tornar mais acessível o atendimento a quem está mais vulnerável, além de estimular propagandas comerciais na televisão que encorajem as pessoas a procurarem ajuda, desmistificando os tabus acerca do assunto. Dessa forma, tratando os doentes e a percepção da sociedade sobre o tema, além de realizar campanhas de prevenção como as já supracitadas, pode ser que, de fato, o homem seja soberano sobre seu próprio corpo e mente.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil Empty Re: O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 20 Jul 2018, 11:37

mateus160399

Gostei bastante da sua correção e, com certeza, ela vai ser de grande valia pra mim.
Vou me atentar mais ao que você falou!! Muito obrigada Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O aumento dos casos de ansiedade no Brasil Empty Re: O aumento dos casos de ansiedade no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos