A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
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PiR2 :: Linguagens :: Redação
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A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
O filme "Sociedade dos Poetas Mortos", de 1989, se passa em uma escola nos Estados Unidos, na qual um professor ensina como é importante a leitura de bons livros para o desenvolvimento intelectual e interacional. Diferente da longa metragem, no Brasil, a prática da leitura entre os jovens vem declinando nos últimos anos, cenário alarmante que tem como causas a falta de incentivo escolar e familiar. Nesse sentido, cabe a análise dos principais benefícios proporcionados pela leitura, assim como dos obstáculos apresentados para a sua promoção, de forma a minimizar esses últimos e dinamizar os primeiros.
Convém ressaltar, a princípio, que o ato de ler é extremamente benéfico ao desenvolvimento dos jovens. Sob tal ótica, de acordo com a professora e escritora Lucília do Carmo Garcez, a prática da leitura é como uma "expansão" do cérebro, pois o indivíduo racionará mais rapidamente, aumentará sua criatividade e construirá um elevado altruísmo. Dessa forma, em uma fase tão importante à formação intelectual e empática, que é a juventude, é crucial a promoção e o incentivo da leitura, para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores do futuro.
Entretanto, ainda são muitos os entraves enfrentados para a plena inserção de livros na rotina dos mais jovens. Nessa perspectiva, segundo dados do Instituto Pró-Livro, cerca de 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. Fica evidente, portanto, que o péssimo hábito entre as famílias de não praticar a leitura influencia a criança a também não realizá-la. Ademais, as escolas têm papel relevante nesse óbice, pois somente incentivam livros de difícil vocabulário e estrutura, como clássicos da literatura, que não se encaixam na faixa etária dos infantes, o que desestimula preocupantemente o ato de ler um livro.
Destarte, medidas são necessária para mitigar os impasses da leitura e impulsionar suas vantagens. Nesse ângulo, cabe ao Ministério da Educação criar uma campanha livresca virtual, por meio de postagens nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, que mostre como o ato de ler é benéfico ao indivíduo e a sua família, a fim de incentivar essa prática. Além disso, esse órgão deve promover mudanças na grade curricular brasileira, por intermédio de profissionais em literatura e escritores, que insiram a leitura de livros condizentes à faixa etária, com o fito de tornar a leitura fluida e mais atrativa. Quiçá, assim, os hábitos mostrados em "Sociedade dos Poetas Mortos" tornar-se-ão uma realidade mais próxima no Brasil.
Boa tarde! Fiz essa redação modelo ENEM e gostaria da opinião de vocês!
Achei que ela ficou bem concisa, mas tá valendo.
Convém ressaltar, a princípio, que o ato de ler é extremamente benéfico ao desenvolvimento dos jovens. Sob tal ótica, de acordo com a professora e escritora Lucília do Carmo Garcez, a prática da leitura é como uma "expansão" do cérebro, pois o indivíduo racionará mais rapidamente, aumentará sua criatividade e construirá um elevado altruísmo. Dessa forma, em uma fase tão importante à formação intelectual e empática, que é a juventude, é crucial a promoção e o incentivo da leitura, para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores do futuro.
Entretanto, ainda são muitos os entraves enfrentados para a plena inserção de livros na rotina dos mais jovens. Nessa perspectiva, segundo dados do Instituto Pró-Livro, cerca de 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. Fica evidente, portanto, que o péssimo hábito entre as famílias de não praticar a leitura influencia a criança a também não realizá-la. Ademais, as escolas têm papel relevante nesse óbice, pois somente incentivam livros de difícil vocabulário e estrutura, como clássicos da literatura, que não se encaixam na faixa etária dos infantes, o que desestimula preocupantemente o ato de ler um livro.
Destarte, medidas são necessária para mitigar os impasses da leitura e impulsionar suas vantagens. Nesse ângulo, cabe ao Ministério da Educação criar uma campanha livresca virtual, por meio de postagens nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, que mostre como o ato de ler é benéfico ao indivíduo e a sua família, a fim de incentivar essa prática. Além disso, esse órgão deve promover mudanças na grade curricular brasileira, por intermédio de profissionais em literatura e escritores, que insiram a leitura de livros condizentes à faixa etária, com o fito de tornar a leitura fluida e mais atrativa. Quiçá, assim, os hábitos mostrados em "Sociedade dos Poetas Mortos" tornar-se-ão uma realidade mais próxima no Brasil.
Boa tarde! Fiz essa redação modelo ENEM e gostaria da opinião de vocês!
Achei que ela ficou bem concisa, mas tá valendo.
Ceruko- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto
Thiago Ber gosta desta mensagem
Re: A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
O filme "Sociedade dos Poetas Mortos", de 1989, passa-se
assim como dos obstáculos apresentados para a sua promoção, de forma a minimizar estes últimos e dinamizar os primeiros.
a prática da leitura é como uma "expansão" (aspas desnecessárias)
Dessa forma, em uma fase tão importante à formação intelectual e empática, como a juventude, é crucial a promoção e o incentivo da leitura, para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores no futuro.
assim como dos obstáculos apresentados para a sua promoção, de forma a minimizar estes últimos e dinamizar os primeiros.
a prática da leitura é como uma "expansão" (aspas desnecessárias)
Dessa forma, em uma fase tão importante à formação intelectual e empática, como a juventude, é crucial a promoção e o incentivo da leitura, para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores no futuro.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
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Idade : 28
Localização : Guacui - ES
Ceruko e Thiago Ber gostam desta mensagem
Re: A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
Boa tarde, Ceruko! Tudo bem?
Antes de analisar cada parágrafo da sua redação, gostaria de dizer-lhe que o seu texto possui inúmeros pontos fortes que condizem completamente com a temática proposta pelo ENEM e, sobretudo, à forma que a banca costuma cobrar dos estudantes na hora da realização do concurso. Os pontos que irei sinalizar não precisam necessariamente ser modificados, porém lembre que dependendo do grau de exigência do corretor que irá avaliar seu texto, pequenos fatores podem gerar mudanças consideráveis em sua nota final.
Sem mais delongas, vamos lá:
Introdução-> Perceba em sua introdução, antes de mais nada, sobre o quão assertivo foi utilizar o contexto de cultura do filme ''Sociedade dos Poetas Mortos'' para com a temática proposta pela banca neste caso. Um fator que é de extrema importância (e está claramente presente em sua introdução), é a ligação existente entre o repertório cultural que você trouxe (filme) interligado à realidade brasileira atual (de forma problematizada). Ao realizar esta construção, você demonstra ao leitor que trabalhou para encaixar seu repertório cultural à problemática proposta pelo tema, e não apenas jogou-a para dentro do parágrafo unicamente como objetivo de ocupar espaço.
Nesse parâmetro, acredito que um fator a ser melhorado em sua introdução, deve-se pela maneira pela qual você pôs as suas ideias-força ao final do parágrafo. Repare que você construiu sua introdução de uma maneira muito coesa e clara: três períodos pontuais, sendo o primeiro a apresentação do seu contexto de cultura, já no segundo a apresentação do tema e, por fim, as ideias-força/problemáticas que você irá abordar ao longo de seus desenvolvimentos. Porém, note que neste caso, suas duas problemáticas ficaram um pouco incertas em um primeiro momento, uma vez que você cita a falta de incentivo escolar e familiar à leitura (problemática n°1) e, logo após isto, fala sobre os benefícios proporcionados pela leitura (qual seria a problemática n°2?). Tirando este único fator, a sua introdução está perfeita!
D1-> Ao começar seu desenvolvimento n°1 e reiterar levemente os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento da leitura juvenil, procure pôr, para iniciar seu período, alguma palavra que situe ao leitor quanto a posição do desenvolvimento no texto. Por exemplo, você poderia ter posto, incialmente, uma palavra/frase como: ''primeiramente'', ''Em primeiro lugar'', ''Antes de mais nada'', ''Inicialmente'', etc... Repare que estas palavras fornecem uma coesão ainda maior entre o seu desenvolvimento e a sua conclusão escrita anteriormente, de tal forma que fica claro ao leitor que você costurou seu texto com cuidado e planejamento! Além disso, repare que, ao trazer a citação da professora Lucília do Carmo Garcez, você fez um trabalho fundamental ao interligar a citação desta autoridade com a temática proposta, este foi um ponto de grande destaque no seu desenvolvimento um pois, como dito anteriormente, demonstra que você construiu seu texto com base em um esqueleto textual. Tome apenas um cuidado, porém, ao final do seu segundo período, pois ao finalizar o mesmo falando sobre a construção de um ''elevado altruísmo'', repare que você não cita mais a frente do parágrafo sobre quais benefícios isto proporciona à cultura nacional a médio/longo prazo. Apesar de você estar falando isto em um desenvolvimento (ou seja: desenvolvendo suas ideias), tome cuidado pois, dependendo do grau de exigência do examinador, pode ser que ele complique com isto.
D2->Em seu segundo parágrafo de desenvolvimento, acredito que existem dois detalhes que podem ser melhorados em relação à sua escrita. O primeiro deve-se pelo início do seu primeiro período com a palavra ''Entretanto''. Perceba que ao utilizar uma conjunção de adversidade no início de seu parágrafo, você está dizendo ao leitor (em primeira análise), que negou o que disse anteriormente. Uma forma que você poderia utilizar para iniciar este parágrafo de forma mais coesa com o anterior, seria utilizar alguma expressão como: ''Apesar dos benefícios (...), ainda são muitos os entraves...'' ou ''Paralelamente a isso, existem inúmeros entraves que dificultam a promoção à leitura...'' Dessa forma, você construirá um desenvolvimento ainda melhor do que este que você construiu!
Junto a isso, gostaria de chamar-lhe a atenção para o início do terceiro período. Note que ao iniciá-lo com a palavra ''ademais'', subentende-se que você está adicionando uma terceira ideia em seu desenvolvimento para justificar as dificuldades da promoção da leitura no território nacional. Ao invés de começar seu último período somando mais uma ideia, procure utilizar desta ideia final para justificar seus afirmativas anteriores, iniciando seu período com palavras como: ''Logo, contudo, Com isso, Por fim, Em prol do exposto (...)''. Dessa forma, você demonstrará ao examinador que irá fornecer um fechamento ao seu último desenvolvimento e, posteriormente, partir à conclusão.
Fora estes detalhes, perceba que o seu desenvolvimento n°2 está completamente correlacionado às ideias do seu desenvolvimento n°1! Acredito que este seria um dos pontos mais positivos em sua escrita: a combinação da coesão e clareza com as suas ideias e contextos culturais.
Conclusão->Sua conclusão está ótima e, acredito que existem dois pontos que você pode arrumar para deixá-la ainda melhor. Perceba que em seu último período, a palavra ''Quiçá'', em seu contexto gramatical, representa uma dúvida: ''talvez, possivelmente'', e isto fornece a ideia de que você, ao prometer intervenções governamentais nas redes sociais para promover a leitura, não possui certeza se estas medidas irão funcionar ou se serão apenas perda de tempo. Não esqueça de sempre afirmar seu posicionamento com força e segurança nas ideias textuais! Arrume apenas isto (colocando uma palavra que forneça ênfase, como por exemplo: ''Consequentemente'') e a sua conclusão estará perfeita.
Por fim, gostaria de dizer-lhe que estes detalhes são unicamente detalhes. Ao analisar seu texto como um todo, percebe-se que você sabe do que está escrevendo e de que forma está argumentando sobre o mesmo (seja a favor ou contra). Cuide apenas para não deixar estes pequenos detalhes passar em branco e, no fim das contas, perder nota por conta de pequenos desvios, tranquilo?
Acredito que um texto desses, em uma banca examinadora do ENEM, passaria facilmente dos 920 pontos, devido aos inúmeros acertos e pontos fortes que possui. Espero ter ajudado e, bons estudos!
Antes de analisar cada parágrafo da sua redação, gostaria de dizer-lhe que o seu texto possui inúmeros pontos fortes que condizem completamente com a temática proposta pelo ENEM e, sobretudo, à forma que a banca costuma cobrar dos estudantes na hora da realização do concurso. Os pontos que irei sinalizar não precisam necessariamente ser modificados, porém lembre que dependendo do grau de exigência do corretor que irá avaliar seu texto, pequenos fatores podem gerar mudanças consideráveis em sua nota final.
Sem mais delongas, vamos lá:
Introdução-> Perceba em sua introdução, antes de mais nada, sobre o quão assertivo foi utilizar o contexto de cultura do filme ''Sociedade dos Poetas Mortos'' para com a temática proposta pela banca neste caso. Um fator que é de extrema importância (e está claramente presente em sua introdução), é a ligação existente entre o repertório cultural que você trouxe (filme) interligado à realidade brasileira atual (de forma problematizada). Ao realizar esta construção, você demonstra ao leitor que trabalhou para encaixar seu repertório cultural à problemática proposta pelo tema, e não apenas jogou-a para dentro do parágrafo unicamente como objetivo de ocupar espaço.
Nesse parâmetro, acredito que um fator a ser melhorado em sua introdução, deve-se pela maneira pela qual você pôs as suas ideias-força ao final do parágrafo. Repare que você construiu sua introdução de uma maneira muito coesa e clara: três períodos pontuais, sendo o primeiro a apresentação do seu contexto de cultura, já no segundo a apresentação do tema e, por fim, as ideias-força/problemáticas que você irá abordar ao longo de seus desenvolvimentos. Porém, note que neste caso, suas duas problemáticas ficaram um pouco incertas em um primeiro momento, uma vez que você cita a falta de incentivo escolar e familiar à leitura (problemática n°1) e, logo após isto, fala sobre os benefícios proporcionados pela leitura (qual seria a problemática n°2?). Tirando este único fator, a sua introdução está perfeita!
D1-> Ao começar seu desenvolvimento n°1 e reiterar levemente os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento da leitura juvenil, procure pôr, para iniciar seu período, alguma palavra que situe ao leitor quanto a posição do desenvolvimento no texto. Por exemplo, você poderia ter posto, incialmente, uma palavra/frase como: ''primeiramente'', ''Em primeiro lugar'', ''Antes de mais nada'', ''Inicialmente'', etc... Repare que estas palavras fornecem uma coesão ainda maior entre o seu desenvolvimento e a sua conclusão escrita anteriormente, de tal forma que fica claro ao leitor que você costurou seu texto com cuidado e planejamento! Além disso, repare que, ao trazer a citação da professora Lucília do Carmo Garcez, você fez um trabalho fundamental ao interligar a citação desta autoridade com a temática proposta, este foi um ponto de grande destaque no seu desenvolvimento um pois, como dito anteriormente, demonstra que você construiu seu texto com base em um esqueleto textual. Tome apenas um cuidado, porém, ao final do seu segundo período, pois ao finalizar o mesmo falando sobre a construção de um ''elevado altruísmo'', repare que você não cita mais a frente do parágrafo sobre quais benefícios isto proporciona à cultura nacional a médio/longo prazo. Apesar de você estar falando isto em um desenvolvimento (ou seja: desenvolvendo suas ideias), tome cuidado pois, dependendo do grau de exigência do examinador, pode ser que ele complique com isto.
D2->Em seu segundo parágrafo de desenvolvimento, acredito que existem dois detalhes que podem ser melhorados em relação à sua escrita. O primeiro deve-se pelo início do seu primeiro período com a palavra ''Entretanto''. Perceba que ao utilizar uma conjunção de adversidade no início de seu parágrafo, você está dizendo ao leitor (em primeira análise), que negou o que disse anteriormente. Uma forma que você poderia utilizar para iniciar este parágrafo de forma mais coesa com o anterior, seria utilizar alguma expressão como: ''Apesar dos benefícios (...), ainda são muitos os entraves...'' ou ''Paralelamente a isso, existem inúmeros entraves que dificultam a promoção à leitura...'' Dessa forma, você construirá um desenvolvimento ainda melhor do que este que você construiu!
Junto a isso, gostaria de chamar-lhe a atenção para o início do terceiro período. Note que ao iniciá-lo com a palavra ''ademais'', subentende-se que você está adicionando uma terceira ideia em seu desenvolvimento para justificar as dificuldades da promoção da leitura no território nacional. Ao invés de começar seu último período somando mais uma ideia, procure utilizar desta ideia final para justificar seus afirmativas anteriores, iniciando seu período com palavras como: ''Logo, contudo, Com isso, Por fim, Em prol do exposto (...)''. Dessa forma, você demonstrará ao examinador que irá fornecer um fechamento ao seu último desenvolvimento e, posteriormente, partir à conclusão.
Fora estes detalhes, perceba que o seu desenvolvimento n°2 está completamente correlacionado às ideias do seu desenvolvimento n°1! Acredito que este seria um dos pontos mais positivos em sua escrita: a combinação da coesão e clareza com as suas ideias e contextos culturais.
Conclusão->Sua conclusão está ótima e, acredito que existem dois pontos que você pode arrumar para deixá-la ainda melhor. Perceba que em seu último período, a palavra ''Quiçá'', em seu contexto gramatical, representa uma dúvida: ''talvez, possivelmente'', e isto fornece a ideia de que você, ao prometer intervenções governamentais nas redes sociais para promover a leitura, não possui certeza se estas medidas irão funcionar ou se serão apenas perda de tempo. Não esqueça de sempre afirmar seu posicionamento com força e segurança nas ideias textuais! Arrume apenas isto (colocando uma palavra que forneça ênfase, como por exemplo: ''Consequentemente'') e a sua conclusão estará perfeita.
Por fim, gostaria de dizer-lhe que estes detalhes são unicamente detalhes. Ao analisar seu texto como um todo, percebe-se que você sabe do que está escrevendo e de que forma está argumentando sobre o mesmo (seja a favor ou contra). Cuide apenas para não deixar estes pequenos detalhes passar em branco e, no fim das contas, perder nota por conta de pequenos desvios, tranquilo?
Acredito que um texto desses, em uma banca examinadora do ENEM, passaria facilmente dos 920 pontos, devido aos inúmeros acertos e pontos fortes que possui. Espero ter ajudado e, bons estudos!
Thiago Ber- Padawan
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Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 23
Localização : Rio Grande do Sul
Ceruko gosta desta mensagem
Re: A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
Obrigado, Arthur e Thiago, suas observações me ajudaram bastante! Espero um dia poder contribuir também!
Arthur uma dúvida quanto ao uso do "este" mencionado. Sempre pensei que por eu usar a palavra "último", dispensaria o "este" por estar acrescentando uma nova palavra e colocaria o "esse". Isso não é verdade?
Arthur uma dúvida quanto ao uso do "este" mencionado. Sempre pensei que por eu usar a palavra "último", dispensaria o "este" por estar acrescentando uma nova palavra e colocaria o "esse". Isso não é verdade?
Ceruko- Estrela Dourada
- Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto
Thiago Ber gosta desta mensagem
Re: A promoção da leitura entre jovens no Brasil- Mod. ENEM
Eu não estudo gramática, eu só busco absorver a estrutura correta por meio de leitura. De qualquer forma, para evitar dúvida, coloque "este" somente, sem a palavra último. E use "aquele" no lugar de primeiro.
assim como dos obstáculos apresentados para a sua promoção, de forma a minimizar estes e dinamizar aqueles.
assim como dos obstáculos apresentados para a sua promoção, de forma a minimizar estes e dinamizar aqueles.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
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Idade : 28
Localização : Guacui - ES
Ceruko gosta desta mensagem
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