PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Menor dependência hídrica entre os países

2 participantes

Ir para baixo

Menor dependência hídrica entre os países Empty Menor dependência hídrica entre os países

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 29 Mar 2017, 21:43

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos. O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.
(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)
A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica
(A) na Hungria.
(B) na Holanda.
(C) no Japão.
(D) no Egito.
(E) no Paraguai.
O gabarito mostra a alternativa C, mas essa alternativa foi a primeira que eu eliminei. Alguém pode me dizer se o Japão tem mesmo menor dependência hídrica?? Pensei que fosse o Egito, por causa do rio Nilo... E eu eliminei o Japão primeiro por causa do clima, imagino que deve congelar as águas de alguns rios
Pesquisei sobre no Google e em livros, mas acabei não encontrando nada... Se alguém puder me ajudar, eu fico agradecida =)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Menor dependência hídrica entre os países Empty Re: Menor dependência hídrica entre os países

Mensagem por Cesar A. D. Qui 25 maio 2017, 23:47

Repare no trecho:

O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país.


E ainda:

No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.


O Japão é uma ilha, então nenhum rio que abasteça o país provém de outro país. Não existe dependência de recursos hídricos em relação a países vizinhos, porque nenhum país faz fronteira com o Japão. Todos os rios do Japão nascem e terminam no próprio país, ao contrário do Brasil. Isso faz com que o índice do IDA do Japão seja baixo, embora isso não queira dizer que haja abundância de recursos hídricos.


Última edição por Cesar A. D. em Sex 26 maio 2017, 12:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : índice do IDA do Japão seja ALTO --> índice do IDA do Japão seja BAIXO)

Cesar A. D.
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Menor dependência hídrica entre os países Empty Re: Menor dependência hídrica entre os países

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 26 maio 2017, 09:53

Entendi
Só uma correção, em "Isso faz com que o índice do IDA do Japão seja alto,", na verdade, faz com que seja baixo, não é?? Já que ele não depende de países vizinhos por que não faz fronteiras.
Do mais, muito obrigada!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Menor dependência hídrica entre os países Empty Re: Menor dependência hídrica entre os países

Mensagem por Cesar A. D. Sex 26 maio 2017, 12:12

Verdade! Corrigi no meu post anterior. Obrigado!

Cesar A. D.
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Menor dependência hídrica entre os países Empty Re: Menor dependência hídrica entre os países

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos