PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ato de navegacao

2 participantes

Ir para baixo

Ato de navegacao Empty Ato de navegacao

Mensagem por felipevasconcelos22 Seg 27 Jun 2016, 17:13

VUNESP - o ato de navegacao, 1651, teve importância e consequências consideráveis na historia da inglaterra pois:

C- Contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa
E- Abolia todas as praticas protecionistas

gabarito E

obs: as outras alternativas sao ridiculas.. Minha duvida eh, pq da resposta nao ser a letra C
felipevasconcelos22
felipevasconcelos22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 27
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ato de navegacao Empty Re: Ato de navegacao

Mensagem por Euclides Seg 27 Jun 2016, 17:35

Curioso...

"A promulgação do Ato de Navegação de 1651 está inserida no contexto das Revoluções Inglesas do século XVII, mais precisamente no período da República Puritana, presidida por Oliver Cromwell, líder da Revolução Puritana, que, para manter-se no poder e enfrentar a Monarquia Absolutista inglesa, aliou-se a burguesia mercantil inglesa, em especial a londrina.
O Ato de Navegação consistia na obrigatoriedade de que todas as mercadorias com destino aos países europeus deveriam ser transportadas em navios ingleses ou dos países produtores. Desta forma, Cromwell favorecia seus aliados da burguesia, e elevou a Inglaterra à condição de maior potência econômica do planeta e formou um grande império ultramarino, por dominar o comércio marítimo.  Qualquer embarcação que não cumprisse com a determinação dos ingleses poderia ser abatida pela Marinha de Guerra da Inglaterra."

O Ato resulta em poderio econômico e dependia, em si mesmo, de um poderio marítimo já existente, ou não teria os resultados práticos e econômicos desejados, nem poderia ser imposto "manu militari".

Na minha opinião o primeiro grifo é, claramente, protecionismo econômico.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ato de navegacao Empty Re: Ato de navegacao

Mensagem por felipevasconcelos22 Ter 28 Jun 2016, 12:55

Euclides, obrigado pela resposta.. Um grande abraço !!
felipevasconcelos22
felipevasconcelos22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 27
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ato de navegacao Empty Re: Ato de navegacao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos