FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira
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FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira
Entre as razões que explicam a posição relativamente secundária da navegação fluvial no Brasil destaca-se:
a) Ausência de longos trechos de rios navegáveis e de possibilidades de articulação entre eles.
b) Preços mais elevados dos fretes na navegação fluvial.
c) Caráter irregular do regime da maioria dos rios brasileiros,
d) Os grandes represamentos executados para a produção prioritária de energia elétrica.
e) Coincidência entre as áreas economicamente desenvolvidas e rios de percurso acidentado.
Pessoal, não tenho o gabarito. Seria o item e) ? obrigado
a) Ausência de longos trechos de rios navegáveis e de possibilidades de articulação entre eles.
b) Preços mais elevados dos fretes na navegação fluvial.
c) Caráter irregular do regime da maioria dos rios brasileiros,
d) Os grandes represamentos executados para a produção prioritária de energia elétrica.
e) Coincidência entre as áreas economicamente desenvolvidas e rios de percurso acidentado.
Pessoal, não tenho o gabarito. Seria o item e) ? obrigado
JohnnyC- Estrela Dourada
- Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro
Re: FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira
JohnnyC escreveu:Entre as razões que explicam a posição relativamente secundária da navegação fluvial no Brasil destaca-se:
a) Ausência de longos trechos de rios navegáveis e de possibilidades de articulação entre eles.
b) Preços mais elevados dos fretes na navegação fluvial.
devido aos custos mais elevados para o transporte de cargas pelos rios, comparado com outros modos de transporte, como ferrovia ou rodovia. Isso geralmente desincentiva empresas e indivíduos a escolher o transporte fluvial, optando por outros meios de transporte.
c) Caráter irregular do regime da maioria dos rios brasileiros,
d) Os grandes represamentos executados para a produção prioritária de energia elétrica.
e) Coincidência entre as áreas economicamente desenvolvidas e rios de percurso acidentado.
Ela não é a principal razão. A ideia é que se as regiões economicamente desenvolvidas do Brasil não estivessem localizadas em áreas próximas a rios de percurso acidentado ou não navegáveis, a navegação fluvial poderia ser mais utilizada para transportar cargas e seria mais competitiva em relação a outros modos de transporte. No entanto, é importante notar que há outras razões, como os preços elevados dos fretes e irregularidade do regime dos rios, que contribuem para a posição secundária da navegação fluvial no Brasil
Pessoal, não tenho o gabarito. Seria o item e) ? obrigado
Avicena- Jedi
- Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro
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