PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira Empty FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira

Mensagem por JohnnyC Seg 18 Abr 2022, 23:58

Entre as razões que explicam a posição relativamente secundária da navegação fluvial no Brasil destaca-se:

a) Ausência de longos trechos de rios navegáveis e de possibilidades de articulação entre eles.

b) Preços mais elevados dos fretes na navegação fluvial.

c) Caráter irregular do regime da maioria dos rios brasileiros,

d) Os grandes represamentos executados para a produção prioritária de energia elétrica.

e) Coincidência entre as áreas economicamente desenvolvidas e rios de percurso acidentado.


Pessoal, não tenho o gabarito. Seria o item e) ? obrigado
JohnnyC
JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1089
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira Empty Re: FUVEST 1977 - 2º exame - navegação fluvial brasileira

Mensagem por Avicena Qua 11 Jan 2023, 13:18

JohnnyC escreveu:Entre as razões que explicam a posição relativamente secundária da navegação fluvial no Brasil destaca-se:

a) Ausência de longos trechos de rios navegáveis e de possibilidades de articulação entre eles.

b) Preços mais elevados dos fretes na navegação fluvial.
devido aos custos mais elevados para o transporte de cargas pelos rios, comparado com outros modos de transporte, como ferrovia ou rodovia. Isso geralmente desincentiva empresas e indivíduos a escolher o transporte fluvial, optando por outros meios de transporte.
c) Caráter irregular do regime da maioria dos rios brasileiros,

d) Os grandes represamentos executados para a produção prioritária de energia elétrica.

e) Coincidência entre as áreas economicamente desenvolvidas e rios de percurso acidentado.
Ela não é a principal razão. A ideia é que se as regiões economicamente desenvolvidas do Brasil não estivessem localizadas em áreas próximas a rios de percurso acidentado ou não navegáveis, a navegação fluvial poderia ser mais utilizada para transportar cargas e seria mais competitiva em relação a outros modos de transporte. No entanto, é importante notar que há outras razões, como os preços elevados dos fretes e irregularidade do regime dos rios, que contribuem para a posição secundária da navegação fluvial no Brasil

Pessoal, não tenho o gabarito. Seria o item e) ? obrigado
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 273
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos