PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 1977 - 2º exame - população jovem brasileira

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido FUVEST 1977 - 2º exame - população jovem brasileira

Mensagem por JohnnyC Seg 18 Abr 2022, 23:53

O grande domínio de jovens na população brasileira expressa:

a) Uma contínua redução da natalidade e mortalidade.

b) Uma alta taxa de natalidade associada a uma mortalidade ainda elevada.

c) Uma tendência manifestada pelas nações que dispõem de grandes extensões territoriais a colonizar e que não foram beneficiadas por movimentos imigratórios.

d) A impossibilidade incontornável dos países tropicais oferecerem uma longa expectativa de vida.

e) As facilidades assistenciais e educacionais oferecidas pelos poderes públicos, interessados no rápido crescimento da população.


Galera, sei que é uma questão bem bobinha e tal, e marcaria o item e). Vocês concordam ? não tenho o gab


Última edição por JohnnyC em Ter 19 Abr 2022, 20:12, editado 1 vez(es)

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1977 - 2º exame - população jovem brasileira

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 19 Abr 2022, 01:21

Não. É letra B!
Letra A Errada!
Redução da mortalidade significa maior expectativa de vida. Ou seja,idosos vivem mais. Menos natalidade,significa que não há reposição de população, há poucos bebês,há menos jovens e o país envelhece,como podemos verificar na Europa atual. Itália,Alemanha e Japão estão envelhecidos.
Não é o caso do Brasil de 1977,da questão. A questão fala que o Brasil tinha muitos jovens. Perceba que,de 1977 até 2007,a população brasileira mais do que triplicou.
Letra B Certa resposta!
A questão te fala que o Brasil dos anos 1977 tem muitos jovens. Ter muitos jovens significa ter uma grande taxa de natalidade,porque,caso contrário, haveriam muitos idosos. Ao mesmo tempo,caso a taxa de mortalidade seja baixa (com baixa natalidade),temos muitos idosos,grande expectativa de vida e grande envelhecimento do país. No entanto,caso a mortalidade seja alta,os idosos não sobrevivem e talvez até mesmo os jovens morrem.
Posso dar o exemplo de Botsuana,um país africano que,em 2012,sua Expectativa de Vida era de 34 anos. Posso te dar um exemplo muito claro que foi a pandemia de COVID-19 no Brasil. A doença levou a óbito muitos idosos. Porém,não apenas idosos que faleciam,mas também jovens. A ponto do país perder mais de 650 mil vidas em dois anos. Ao mesmo tempo,não houveram grandes taxas de natalidade. Tanto que,tivemos meses em que morreram mais pessoas do que nasceram. Em São Paulo,a esperança de vida caiu 4 anos.
Letra C errada.
A Austrália é um país com essas características e está envelhecida.
Letra D errada.
Nada a ver. A Austrália e Singapura são países tropicais como o nosso e são desenvolvidos.
Letra E errada.
Onde você viu facilidade assistencial e educacional no Brasil? Nesse mesmo Brasil dos anos 1970,até agora,o poder público deu as costas para o país, que acabou se virando para conseguir o seu.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

JohnnyC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1977 - 2º exame - população jovem brasileira

Mensagem por JohnnyC Ter 19 Abr 2022, 20:10

Muito inteligente, Pedro!!!
Muito obrigado pela ajuda. Eu fiquei "instigado" no item e), me recordando das campanhas para incentivar, por exemplo, que os filhos (crianças e adolescentes) estivessem regularmente matriculadas em alguma instituição de ensino, de forma a reduzir o grande contingente do trabalho informal infantil (tais como os ambulantes em sinais).
Mas concordo totalmente com seu ponto de vista e acrescento que está certo, O gabarito é o item b) mesmo, a gente tem que se atentar que é uma prova de 77 (muito boa por sinal, eu AMO as provas da Fuvest de 2005 pra trás).

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 1977 - 2º exame - população jovem brasileira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos