PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise Combinatória

2 participantes

Ir para baixo

Análise Combinatória Empty Análise Combinatória

Mensagem por Christian M. Martins Ter 17 maio 2016, 00:37

Quando deve-se multiplicar o número de possibilidades de um evento ocorrer pelo número de possibilidades de outro evento ocorrer?

Exemplo: Luís deve caminhar, em um plano cartesiano cuja unidade adotada nos eixos é o km, de O(0, 0) até B(6, 5), passando por C(4, 3), deslocando-se 1 quilômetro de cada vez para o norte ou para o leste. Quantos caminhos diferentes Luís pode percorrer?

Faz-se o arranjo de O a B e o de B para C, multiplicando o número de possibilidades de um evento pelo outro. Compreendo o motivo da multiplicação ter de ser realizada, mas me preocupo com casos em que posso acabar esquecendo e somando as possibilidades. Por isso, retomo a pergunta: em que casos deve-se realizar tal produto?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória Empty Re: Análise Combinatória

Mensagem por Ashitaka Ter 17 maio 2016, 10:34

Não sei como te dizer quando somar ou multiplicar. É algo meio "intuitivo" que vai ter que ver em cada problema. Geralmente, soma-se quando as possibilidades são separadas em casos diferentes que não tem relação entre si.

Nesse caso aí, é mais interessante trabalhar com permutações com repetições do que arranjos...
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos