PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

3 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Empty Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

Mensagem por Lorcas Ter 12 Abr 2016, 16:02

Num quartinho de estudos de um aluno foi instalada uma prateleira horizontal de 60 cm de comprimento, fixa na parede, acima da mesa do Juquinha. Além disso foram instaladas duas arandelas luminosas na mesma parede, tal como mostra a figura.

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Im1

A fim de evitar que haja sombra, mas apenas uma penumbra, sobre o tampo da mesa de estudos do Juquinha, determine a distância mínima d, entre as duas lâmpadas, simetricamente colocadas em relação à prateleira. As demais medidas estão na própria figura.
O gabarito é 108 cm.

Não concluí o exercício, em especial, por não visualizar como chegar ao cálculo que encontra d. Deixo aqui o pouco que fiz para que possam pontuar algum erro de raciocínio. 

- Para calcular o comprimento do tampo da mesa: 
Sendo M = tampo da mesa; H = altura do tampo da mesa às arandelas;  P = prateleira; h = altura da prateleira às arandelas
M = H / h * P => M = 270 cm / 120 cm * 60 cm => M = 135 cm 

Agradeço àqueles que puderem me ajudar. 

P.s.: Engraçado como na ilustração mostram lâmpadas num suposto teto ao invés de arandelas na parede. Laughing

Lorcas
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/04/2015
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Empty Re: Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

Mensagem por Euclides Ter 12 Abr 2016, 16:34


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Empty Re: Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

Mensagem por Elcioschin Ter 12 Abr 2016, 16:37

É uma simples semelhança de triângulos:

O 1º triângulo é constituído pelas arandelas e o ponto na mesa
O 2º é constituído pela prateleira e o ponto na mesa

d/(120 + 150) = 60/150 ---> Faça as contas
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Empty Re: Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

Mensagem por Lorcas Ter 12 Abr 2016, 17:02

Grata pela atenção, Euclides e Elcioschin! (Meus agradecimentos a quem editou a imagem também.)

De fato, uma questão simples. Não sei aonde a minha mente estava indo.

 Wink

Lorcas
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/04/2015
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012) Empty Re: Óptica Geométrica - Sampaio e Calçada (2012)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos