PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

probabilidade dúvida sobre minha resolução

2 participantes

Ir para baixo

probabilidade dúvida sobre minha resolução Empty probabilidade dúvida sobre minha resolução

Mensagem por leogpinna Seg 21 Mar 2016, 18:27

Se eu tenho 5 dados não viciados, de 5 faces cada um, qual a probabilidade de, num lançamento simultâneo, pelo menos um deles cair com a face 5?


Eu pensei assim:

a chance de cair 5 é 1/5 e de não cair é 4/5


logo a chance de pelo menos um 5 cair em 5 tentativas é 1/5*4/5*4/5*4/5*4/5=256/3125


Só que pode ocorrer que o 5 apareça na segunda tentativa ou na terceira ou mesmo na quarta ou quinta.


Logo eu multiplico meu resultado por 5, pois são 5 possibilidades do 5 aparecer (pois são 5 jogadas)


256/3125*5=256/625 ou 40,9%


Espero que eu tenha escrito coerente...não sou bom em explicar meus passos. Agradeço desde já por qualquer ajuda.
leogpinna
leogpinna
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 29
Localização : Nova Iguaçú - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

probabilidade dúvida sobre minha resolução Empty Re: probabilidade dúvida sobre minha resolução

Mensagem por lstr0nderl Seg 21 Mar 2016, 19:06

Olá, creio que haja um incoerência quanto a linha de raciocínio.

Pelo enunciado, propõem-se que pelo menos um caia com a face 5, porém, quando você efetuou os cálculos e usou a denominação "ou", considerou que ocorreria apenas 1 dado com a face 5.

Pensando na ideia de complementar teríamos que a chance de Pelo menos 1 cair com a face 5 é o complementar da chance de não cair nenhum com essa face, logo: 

P(a)=1- 0,8^5
lstr0nderl
lstr0nderl
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 12/08/2015
Idade : 24
Localização : Goiânia, Goiás , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

probabilidade dúvida sobre minha resolução Empty Re: probabilidade dúvida sobre minha resolução

Mensagem por leogpinna Seg 21 Mar 2016, 19:30

Vlw entendi tudo . Muito obrigado.
leogpinna
leogpinna
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 29
Localização : Nova Iguaçú - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

probabilidade dúvida sobre minha resolução Empty Re: probabilidade dúvida sobre minha resolução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos