PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FATEC - Do jeito que eu quero ser

Ir para baixo

FATEC - Do jeito que eu quero ser Empty FATEC - Do jeito que eu quero ser

Mensagem por Giovana Martins Seg 17 Ago 2015, 14:19

Para desenvolver sua redação, reporte-se ao texto II (“Do jeito que eu quero ser”) e ao texto a seguir. Eles estão associados à proposta de redação e podem servir de subsídio para suas reflexões acerca do tema dado.]

“Na vida real, eu sou lixeiro. Nem sequer tenho o ensino fundamental completo. No Second Life, recepciono grupos de novos participantes e tenho a função de ensinar os primeiros passos dentro do jogo. Minha intenção sempre foi dispor de um espaço no qual pudesse interagir com pessoas que eu não teria chance de conhecer na vida real. Há engenheiros, advogados, gente com quem sempre aprendo algo. Quando chego em casa no início da tarde, eu me sento em frente ao computador e passo mais de seis horas no jogo. É praticamente uma nova jornada de trabalho. Também invisto meu dinheiro virtual. Já tenho um terreno e uma loja de roupas e sapatos no Second Life. Não é possível trocar os lindens (a moeda do game) por reais, mas tenho planos de ganhar dinheiro de verdade no jogo. Estou aprendendo a criar roupas para a minha loja, graças a uma amiga que me ensinou a usar as ferramentas certas. Hoje, o meu maior bem real é o computador.”
(Depoimento de Antônio, em Veja Especial – Tecnologia, agosto, 2007, p. 21)


1. Procure empregar suas informações e idéias de modo criativo e crítico.
2. Exponha com clareza os argumentos que sustentam seus pontos de vista.
3. Faça uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.

Globalização Virtual

   O mundo contemporâneo vem sofrendo extensas modificações em diversos segmentos, por exemplo, econômico, político e social. Mas essas mudanças não ocorrem apenas nesses setores. Com o advento da tecnologia e da globalização, essas diversificações também se refletem, sobretudo, na maneira como as pessoas pensam sobre os jogos virtuais atualmente, uma vez que estes, com o decorrer do tempo, obtêm grandes destaques na sociedade.
   Os jogos virtuais chegam para estabelecer, não necessariamente um novo padrão de vida, mas sim, uma nova forma de entretenimento, visto que nesses jogos o jogador pode ser simplesmente quem ele quiser, de modo a utilizar um perfil de beleza diversificado, com roupas sofisticadas e poucos usuais e agir de uma maneira diferente da qual as pessoas estão acostumadas a agir diariamente na vida real. Com todos esses atributos, pode-se perceber o porquê máquinas complexas como vídeo games e computadores atraem pessoas de todos os cantos do planeta.
   Além do mundo lúdico que os jogos virtuais podem proporcionar aos seus respectivos jogadores, os jogos também promovem uma grande mistura entre os elementos que constituem e estruturam a sociedade e, portanto, quebram algumas barreiras como o preconceito racial, de gênero e social, pois é muito comum ver um advogado se relacionando com um gari através de uma simples partida.
   Contudo, os jogos virtuais não podem substituir a vida real, pois isso apresentaria consequências negativas não só para o indivíduo como para a sociedade, de maneira a influenciar nos processos de socialização. Mas os jogos podem exercer um bom papel dentro da sociedade, pois estes, além de auxiliarem no entretenimento, podem servir como um mecanismo para estimular a um raciocínio mais rápido e para melhorar a memorização.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FATEC - Do jeito que eu quero ser Empty Re: FATEC - Do jeito que eu quero ser

Mensagem por Convidado Seg 17 Ago 2015, 18:04

INTRODUÇÃO
       O mundo contemporâneo vem sofrendo extensas modificações em diversos segmentos, por exemplo, econômico, político e social. Mas essas mudanças não ocorrem apenas nesses setores. Com o advento da tecnologia e da globalização, essas diversificações também se refletem, sobretudo, na maneira como as pessoas pensam sobre os jogos virtuais atualmente, uma vez que estes, com o decorrer do tempo, obtêm obtiveram grandes destaques na sociedade.
   
COMENTÁRIO

  • Aparentemente, seu parágrafo apresenta um paradoxo no que se refere aos segmentos que vêm sofrendo modificações. Economia, política e sociedade resumem praticamente tudo em nosso modo de vida; se há algum elemento para adicionar talvez seja a cultura. É meio confuso você dizer que "essas mudanças" não ocorrem apenas nesses três setores, apresentando, no período seguinte, o fato de os jogos virtuais terem obtido destaques na sociedade. Se ele "faz parte da sociedade" como um elemento tecnológico, então modificações que envolvam esse elemento influenciariam o meio social, não é mesmo?
  • O primeiro período não ficou muito bem montado, na minha opinião. Aquele "por exemplo" parece que quebrou a frase, visto que você poderia ter feito a afirmação sem o uso desta conjunção. Ex.: "O mundo contemporâneo vem sofrendo extensas modificações de caráter econômico, político e social.
  • Substitua "extensas modificações" por "numerosas modificações", pois, enquanto uma dá ideia de "medida" a outra dá ideia de "quantidade". 
  • Seria melhor se você tivesse dado um exemplo de modificação em algum desses segmentos citados. Se você observar, nos três períodos que compõem o seu parágrafo, há palavras que indicam "mudança" (que eu sublinhei em vermelho), mas nenhuma explicação ou citação de tais alterações no nosso modo de vida. Somente as duas últimas linhas do seu parágrafo foram aproveitáveis para se descobrir o tema tratado no restante da redação, porque o restante dá para resumir em "o mundo passa por mudanças; as mudanças também ocorrem em outros setores; essas mudanças se refletem...". Pois bem, para ser mais breve na minha correção, digo que tudo o que foi escrito não levou a conclusão nenhuma que permite dizer que "essas mudanças se refletem na maneira como as pessoas pensam sobre os jogos virtuais"; isso é péssimo.
  • Você apresentou o tema, mas não se posicionou em relação a ele. Essa mudança é boa ou não?
  • Basicamente, o tema retrata uma alteração no nosso modo de vida, no que tange à interpretação da realidade. Há uma preocupação exagerada com a vida virtual, que, em muitos casos, passa a se sobrepor a preocupação com a vida real. Se você pesquisar bastante, dá para inserir algum exemplo onde o entretenimento acabou prejudicando o desenvolvimento de alguma região... Roma, talvez? Enfim, essa parte é com você. 





DESENVOLVIMENTO (1)

      Os jogos virtuais chegam para estabelecer, não necessariamente um novo padrão de vida, mas sim, uma nova forma de entretenimento, visto que nesses jogos o jogador pode ser simplesmente quem ele quiser, de modo a utilizar um perfil de beleza diversificado, com roupas sofisticadas e poucos usuais e agir de uma maneira diferente da qual as pessoas estão acostumadas a agir diariamente na vida real. Com todos esses atributos, pode-se perceber o porquê máquinas complexas como vídeo games e computadores atraem pessoas de todos os cantos do planeta.

COMENTÁRIO

  • Você usou quase quatro linhas completas para dizer algo que poderia ser resumido em duas: "Os jogos virtuais trouxeram a possibilidade de viver conforme as próprias convicções de beleza e de comportamento, sem os empecilhos apresentados pela vida real." Com mais espaço você poderia ter desenvolvido melhor o restante do seu parágrafo, ao invés de apresentar uma conclusão que não tem muita relação com o tema. A questão não é encontrar o porquê de computadores e vídeo-games atraírem tantas pessoas, mas sim argumentar sobre o fato do ser humano estar privilegiando muito mais a vida virtual do que a real. Você tem que dizer se isso é bom ou ruim e convencer o leitor do porquê você está certa. Perdoe-me se o tema não for esse, mas foi o que eu consegui captar lendo a proposta.
  • Eu não corrigi (reorganizei) o primeiro período (em vermelho) porque não vale a pena. Mas, se você achar o contrário, tente transformá-lo em dois períodos, de modo a reduzir o número de conjunções (sublinhadas).
  • Nesses parágrafos de desenvolvimento não se pode errar muito, porque, querendo ou não, eles são os mais importantes na redação. A falta de posicionamento em relação ao tema dificulta muito a escrita destes, de modo que, em vez de você fazer uma argumentação, você faz uma descrição/exposição do tema ou acaba apresentando conclusões sobre coisas desnecessárias, que foi o que você fez.



DESENVOLVIMENTO (2)
         Além do mundo lúdico que os jogos virtuais podem proporcionar aos seus respectivos jogadores, os jogos também promovem uma grande mistura entre os elementos que constituem e estruturam a sociedade e, portanto, quebram algumas barreiras como o preconceito racial, de gênero e social, pois é muito comum ver um advogado se relacionando com um gari através de uma simples partida.


COMENTÁRIO

  • Somente nesse parágrafo você se posiciona em relação ao tema, dizendo que essa interação com o mundo virtual é benéfica por quebrar barreiras "como o preconceito racial, de gênero e social". Esse é um argumento bem leve porque, de certa forma, não abrange a realidade de modo significativo. O mundo virtual apresenta a ideia de que todos são iguais, mas, na maioria das vezes, isso só ocorre quando os usuários que se comunicam não se conhecem. Essa convicção de igualdade só existe, de forma plena, no mundo imaginário, pois, quando esta entra em contato com o mundo real, onde se valoriza o indivíduo, e não o conjunto, ela abre espaço para os conceitos de "superior" e "inferior", que por si só anulam a ideia de "igual". Há desigualdade no mundo virtual quando um usuário rico consegue obter melhor desempenho nos jogos do que um usuário pobre, por utilizar um computador com hardware mais sofisticado, por exemplo. Nesse caso, o elemento de igualdade seria "todos são usuários", e o de desigualdade é "o usuário rico consegue um melhor desempenho devido ao seu computador, que é superior ao do usuário pobre". Usei esse exemplo para reforçar que o conceito de igualdade é muito mais virtual, enquanto o conceito de desigualdade provém muito mais do "real". É uma opinião minha, mas pense nisso.
  • Procure não repetir palavras com o mesmo radical, como em "jogos", "jogadores" e "jogos", de maneira tão próxima.
  • Evite utilizar exemplos do texto de apoio, como o do advogado e do gari/lixeiro. Você vai perder pontos por falta de criatividade.


CONCLUSÃO
       Contudo, os jogos virtuais não podem substituir a vida real, pois isso apresentaria consequências negativas não só para o indivíduo como para a sociedade, de maneira a influenciar nos processos de socialização. Mas os jogos podem exercer um bom papel dentro da sociedade, pois estes, além de auxiliarem no entretenimento, podem servir como um mecanismo para estimular a um raciocínio mais rápido e para melhorar a memorização.
COMENTÁRIO

  • Por que os jogos não podem substituir a vida real, se, durante o seu texto, você só apresentou argumentos favoráveis a isso? A sua conclusão apagou todo o restante do seu texto, massacrando o único argumento apresentado que era que isso poderia "diminuir o preconceito". Faltou posicionamento no seu texto! Ou você é contra, ou a favor. Nos seus dois primeiros parágrafos, você é neutra; no terceiro parágrafo, você é a favor e, no último parágrafo, em parte você é contra e em parte é a favor. Como você vai convencer o leitor a ser a favor e contra, ao mesmo tempo? É impossível.
  • Dando continuidade ao que falei acima, o que você disse no seu texto é "os jogos tem uma parte muito boa, e uma parte muito ruim". Isso é péssimo, se não for construído da forma correta. De qualquer forma, você vai ter que ser ou contra, ou a favor, e utilizar essa parte "boa e ruim" dos jogos nos parágrafos de desenvolvimento através de uma técnica de contra-argumento. Se você for a favor, por exemplo, pode escrever assim: "Embora haja quem condene esse excesso de atenção pelo mundo virtual, argumentando que isso pode prejudicar a socialização de quem assim proceder, há estudos que afirmam que os jogos virtuais favorecem esta por estimular o convívio entre pessoas de diferentes classes sociais." Você poderia continuar, após o ponto, citando esse tal estudo/pesquisa, dizendo que ela afirma que tantos por cento de jogadores conseguem isso ou aquilo no mundo real, enfim. Observe que, nessa sugestão, eu mantive minha postura favorável ao jogos virtuais e essa "virtualização da vida", quebrando um argumento de quem é contra. Essa é a melhor forma de argumentação, mas uma das mais difíceis também. 
  • Enfim, fique atenta e adote uma posição quanto ao tema. Se não, você não estará fazendo um texto dissertativo-argumentativo. 





MINHA OPINIÃO
        Giovana Martins, você escreve bem, mas falta organizar melhor suas ideias e, sobretudo, adotar um posicionamento em relação ao tema abordado. Tenha cuidado ao escrever períodos muito longos (com mais de duas linhas), principalmente se a ideia estiver sendo "super valorizada", como no segundo parágrafo do seu texto. Isso torna a leitura muito cansativa e faz você perder uma quantidade de linhas que poderia fazer a diferença na sua redação. 
              Não confunda clareza com excesso. É muito mais claro um parágrafo com três períodos pequenos do que um parágrafo com um período grande e um pequeno. Busque seguir o seguinte sistema de construção de parágrafo (que tento adotar nas minhas redações), que tem a seguinte estrutura: Se A é B (1ª. Afirmação), e B é C (2ª Afirmação), então A é C (Conclusão). Desse modo, seus parágrafos terão um encadeamento lógico.
               Enfim, é isso aí. Espero que faça proveito da correção. Até a próxima.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FATEC - Do jeito que eu quero ser Empty Re: FATEC - Do jeito que eu quero ser

Mensagem por Giovana Martins Ter 18 Ago 2015, 19:43

Muitíssimo obrigada, Dezotti. Gostei bastante da sua correção, a qual foi muito completa e que vai servir para me dar uma boa base. Estou começando a escrever agora e ainda não tenho tanta prática nessa área, mas irei seguir praticando Smile.

Novamente, obrigada!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FATEC - Do jeito que eu quero ser Empty Re: FATEC - Do jeito que eu quero ser

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos