PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volume do sólido - Integral

2 participantes

Ir para baixo

Volume do sólido - Integral Empty Volume do sólido - Integral

Mensagem por Pietro di Bernadone Qua 03 Dez 2014, 09:38

Calcular o volume do sólido limitado superiormente por z = 1 - y e inferiormente pelo retângulo é definido por 0 ≤ x ≤ 1 e 0 ≤ y ≤ 1.

Tenho muita dificuldade em esboçar o problema para resolver a integral. Alguém me explica o passo-a-passo de preferência com a imagem?

Certo de sua atenção,

Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1344
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Volume do sólido - Integral Empty Re: Volume do sólido - Integral

Mensagem por MCarsten Qua 03 Dez 2014, 18:00

Olá Pietro, 

observe que z = 1 - y é uma equação de primeiro grau. Isto significa que entre os planos y e z, será formado uma reta inclinada de cima pra baixo e que corta o eixo z em 1. 

Se não enxergou isto diretamente pela equação acima, procure colocar na ordem para facilitar:

z = -y + 1 

Daqui você tira que a = -1 e b = 1.

Quando z cortar o eixo y, o ponto estára em (1, 0). 

Quanto ao retângulo da região R é muito simples. Trata-se apenas de um retângulo 1 x 1, isto é, 1 unidade no eixo x e uma unidade no eixo y. 

A figura formada será uma rampa. Tentei fazer uma imagem para facilitar a visualização, segue a obra de arte:

Volume do sólido - Integral 1267eiuPerceba também que o plano formado entre os eixos y e z projeta-se para o infinito. Representei apenas a intersecção entre o plano e a região R.
MCarsten
MCarsten
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 27
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Volume do sólido - Integral Empty Re: Volume do sólido - Integral

Mensagem por Pietro di Bernadone Qui 04 Dez 2014, 15:01

MCarsten, boa tarde!

Achei sua explicação boa mas é porque tenho muita dificuldade na criação do plano.

Sabe de alguma vídeo-aula ou algum material que pode me auxiliar na compreensão? Tenho próximo semana que vem mas não estou conseguindo aprender de jeito algum Sad

Obrigado,

Pietro
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1344
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Volume do sólido - Integral Empty Re: Volume do sólido - Integral

Mensagem por MCarsten Qui 04 Dez 2014, 15:17

Olá Pietro,

em caso de uma função que seja constituída por mais de uma variável, como por exemplo f(x, y) = 2x + 2y + 1 (possui x e y numa função de z), você deve consultar sua tabela, que deve ter em seu livro de Cálculo, basta deixá-la na forma padrão. Isto bastará para sólidos notórios como hiperbolóides, parabolóides e elipsóides. Sugiro que revise o capítulo sobre Superfícies Quádricas.

Para figuras mais simples como retas, circunferências ou então cortes no plano, trabalhe como se você estivesse apenas no plano bidimensional. 

Recomendo o uso de algum software gráfico como o WinPlot (gratuito) e o MATLAB (requer licença). Facilita bastante para visualizar as figuras.
MCarsten
MCarsten
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 27
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Volume do sólido - Integral Empty Re: Volume do sólido - Integral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos