Forcas em trajetórias curvilineas
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Forcas em trajetórias curvilineas
Faltava apenas uma curva para terminar o Grande Prêmiode Mônaco de Fórmula 1. Na primeira posição estava Schumacker, a 200km/h; logo atrás,estava Montoya, a 178km/h; aproximando-se de Montoya, vinha Rubens Barrichello, a190km/h, atrás de Barrichello, aparecia Half Schumacker, a 182km/h. Todos esses quatropilotos entraram com as velocidades citadas nessa última curva, que era horizontal, tinha raiode curvatura de 625m e coeficiente de atrito estático igual a 0,40.Podemos concluir que:
a) Schumacker ganhou a corrida, porque nenhum dos outros três pilotos poderiaalcançá-lo.
b) Barrichello venceu a corrida, porque Montoya e Schumacker derraparam e não haviacomo Half alcançá-lo.
c)Montoya venceu o Grande Prêmio, porque todos os demais derraparam.
d) É impossível prever quem pode ter vencido a corrida ou quem pode ter derrapado.
e) De acordo com as velocidades citadas, a colocação mais provável deve ter sido: 1ºSchumacker, 2°Barrichello, 3° Half e 4º Montoya
Alguém conseue me explicar o pq de ser a C? com formula se possivel
a) Schumacker ganhou a corrida, porque nenhum dos outros três pilotos poderiaalcançá-lo.
b) Barrichello venceu a corrida, porque Montoya e Schumacker derraparam e não haviacomo Half alcançá-lo.
c)Montoya venceu o Grande Prêmio, porque todos os demais derraparam.
d) É impossível prever quem pode ter vencido a corrida ou quem pode ter derrapado.
e) De acordo com as velocidades citadas, a colocação mais provável deve ter sido: 1ºSchumacker, 2°Barrichello, 3° Half e 4º Montoya
Alguém conseue me explicar o pq de ser a C? com formula se possivel
wsdabreu- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/05/2014
Idade : 33
Localização : indaiatuba, SP
Re: Forcas em trajetórias curvilineas
Olá amigo.
Sobre cada carro agem três forças: o peso, a normal de apoio da pista e o atrito; as duas primeiras se anulam, então o atrito deve desempenhar o papel de resultante centrípeta. Lembrando que o atrito é estático porque não há deslizamento dos pneus sobre a pista.
Agora vamos às relações matemáticas, considerando a condição de iminência de deslizamento, e, portanto, velocidade máxima:
Na situação, temos: (adotando g = 10m/s^2)
O único que não ultrapassou esta velocidade foi Montoya. Os demais derraparam porque o atrito não foi capaz de mantê-los em sua trajetória curvilínea.
Abraços!
Sobre cada carro agem três forças: o peso, a normal de apoio da pista e o atrito; as duas primeiras se anulam, então o atrito deve desempenhar o papel de resultante centrípeta. Lembrando que o atrito é estático porque não há deslizamento dos pneus sobre a pista.
Agora vamos às relações matemáticas, considerando a condição de iminência de deslizamento, e, portanto, velocidade máxima:
Na situação, temos: (adotando g = 10m/s^2)
O único que não ultrapassou esta velocidade foi Montoya. Os demais derraparam porque o atrito não foi capaz de mantê-los em sua trajetória curvilínea.
Abraços!
rodrigoneves- Matador
- Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão
Re: Forcas em trajetórias curvilineas
Obrigado rodrigoneves Me ajudou bastante, abracão
wsdabreu- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/05/2014
Idade : 33
Localização : indaiatuba, SP
Re: Forcas em trajetórias curvilineas
Nada, tamo aí pra isso!
rodrigoneves- Matador
- Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão
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