PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissertação - UNESP 2010

2 participantes

Ir para baixo

Dissertação - UNESP 2010 Empty Dissertação - UNESP 2010

Mensagem por PedroCunha Seg 12 maio 2014, 01:25

Olá, amigos.

Fiz uma dissertação sobre o seguinte tema:

O homem: inimigo do planeta?

Foi pedido que expuséssemos nossa opinião sobre o tema. Não foi pedido título.

Segue a minha dissertação:


O homem atual, é, sem dúvida alguma, inimigo do Planeta. Citando Millôr Fernandes: “O homem é o câncer da Terra”. Porém, a pergunta é mais ampla do que isso. Seria o homem, em sua essência, inimigo do Planeta Terra?

O ser humano está na Terra há milhões de anos; apesar de sempre ter usado a natureza como fonte de sobrevivência, os maiores danos ao planeta vem ocorrendo em um espaço de tempo relativamente pequeno. Com o avanço da tecnologia e a chegada do capitalismo, as sociedades tornaram-se movidas pelo lucro e quem mais sofreu com isso foi o planeta. A premissa básica desse modelo político-econômico é gerar a maior quantidade de lucro possível, sejam quais forem os meios utilizados para tal. Isso gera um grande problema: o desenvolvimento econômico está sendo colocado antes da qualidade de vida e mais importante ainda: antes do planeta.

Indústrias poluem, mais do que nunca,  o ar e os rios, fazendo com que o efeito estufa, por exemplo, fator natural e necessário à vida na Terra, seja agravado, causando desastres, como o derretimento das calotas polares. A caça em exagero está acabando com a fauna do planeta. Florestas são derrubadas para dar lugar ao progresso. E o pior é que não se tem nenhuma indicação de que isso irá cessar em um futuro próximo. Voltando à pergunta inicial: a resposta não é simplesmente sim ou não. Os homens das cavernas, por exemplo, não eram inimigos do planeta. No entanto, o homem e a sociedade atuais, esses sim, são inimigos do planeta. Na pré-história, por exemplo, o homem utilizava da natureza para a sua sobrevivência. Porém, esse uso não era exagerado, de modo que ele não afetava permanentemente o planeta. Com exceção de alguns desastres naturais - o meteoro que extinguiu os dinossauros, por exemplo - , o homem, atuando em conjunto com a sua forma de viver hoje em dia, é a ‘força’ mais devastadora que já atingiu a Terra.


A pergunta que fica é: até quando iremos continuar com essa destruição? Será que a nossa espécie irá se tornar, no fim, verdadeiramente inimiga do planeta? Só o tempo poderá responder.


Não sabia muito bem como terminar essa dissertação. Achei esse tema bem subjetivo. Minha dissertação original tinha 23 linhas, porém, devido à formatação, quando transcrevi ela para cá, esse número diminuiu.

Agradeço a atenção.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - UNESP 2010 Empty Re: Dissertação - UNESP 2010

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 01:40

Realmente o tema era mais subjetivo. Embora se esquive um pouco de responder diretamente, a conclusão está agradável e reflexiva. Não sou nenhum professor Pasquale, mas consigo ver que a gramática do seu texto melhorou, Pedro; parabéns. :)Darei apenas alguns comentários:

1 - Indústrias poluem, mais do que nunca,  o ar e os rios,
Ambíguo. As indústrias poluem mais do que nunca ou os rios e o ar são poluídos mais do que nunca?

2 - Florestas são derrubadas para dar lugar ao progresso.
Paradoxo. "Progresso" dá a sensação e percepção de melhora, de evolução. E, pelo que se depreende do seu texto, a destruição das florestas não é sinal de progresso. Logo, há um paradoxo, uma contradição. Caso queira manter o termo progresso, uma alternativa possível é: "Florestas são derrubadas para dar lugar a um suposto progresso da humanidade".

3 - No terceiro parágrafo, onde está "Voltando à pergunta inicial:", acredito que deveria ter sido iniciado um novo parágrafo. Aliás, me soa interessante até como o parágrafo da conclusão (unindo essa parte em diante com o seu último parágrafo), pois ficaria harmonicamente encaixado: uma pergunta inicia o texto, desenvolve-se o argumento e a ideia principal, retorna-se à pergunta para tentar responde-la definitivamente.

4 - No primeiro parágrafo: não há necessidade de escrever "citando" quando for fazer uma citação. Não chega a ser um pleonasmo, mas é estruturalmente incomodo. É o mesmo que dizer: "Citarei Millor Fernandes". Numa dissertação direta e objetiva, não num conto ou romance, é mais interessante abordar o fato de maneira mais enfática. "O planeta é o câncer do mundo, conforme Millôr Fernandes" ou ""O planeta é o câncer do mundo", frase de Millôr Fernandes, nos permite introduzir uma reflexão ampla sobre o tema", algo do gênero.

Nota 45. Espero ter ajudado Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - UNESP 2010 Empty Re: Dissertação - UNESP 2010

Mensagem por PedroCunha Seg 12 maio 2014, 01:48

Obrigado pelos comentários, Matheus. Me ajudam muito. Incorporei eles ao meu texto. Concordei especialmente com a alternativa dada em "Florestas são derrubadas para dar lugar a um suposto progresso da humanidade" e com o terceiro comentário.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - UNESP 2010 Empty Re: Dissertação - UNESP 2010

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 01:56

Que bom que pude ajudar, Pedro. Precisando, estamos aí. Very Happy

Abraços.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - UNESP 2010 Empty Re: Dissertação - UNESP 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos