PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UNESP 2010 - A felicidade entre o ser e o ter

Ir para baixo

UNESP 2010 - A felicidade entre o ser e o ter Empty UNESP 2010 - A felicidade entre o ser e o ter

Mensagem por Convidado Ter 14 Abr 2015, 17:05

Proposição


   Embora seja um tema tão antigo quanto a própria civilização, a busca da felicidade ainda constitui o problema maior de todos os seres humanos no século XXI. Para alguns, ser feliz só é possível com o acúmulo de bens e de riqueza, vivendo nas grandes cidades e usufruindo de todos os prazeres possíveis, inclusive daqueles que a moderna tecnologia oferece. Para outros, a felicidade só se encontra no despojamento das ambições e na busca das coisas simples, já que a posse de fortuna não garante por si mesma a satisfação integral do homem. Afinal, o que é importante para ser feliz? Riquezas, prazeres, tecnologia, sucesso profissional e pessoal? Ou simplicidade, tranquilidade, renúncia às grandes ambições, busca do bem estar individual na autenticidade do ser, na natureza e na própria natureza humana? O importante, enfim, é ter? ou ser? Seria possível um meio termo para essa busca?

Com base nesta orientação escreva uma redação de gênero dissertativo sobre o tema:



Mentes e almas corrompidas

   Em um mundo capitalista, é notório que existe uma linha tênue entre a felicidade e tudo aquilo que o dinheiro pode propiciar, por exemplo, festas, carros e até mesmo "amizades". É muito comum ver frases do tipo "o dinheiro pode comprar tudo" sendo enunciadas com certa normalidade, pois esta falácia já está impregnada na alma da sociedade.
   A busca incansável por status faz com que as pessoas percam os seus princípios, abdicando de ter uma relação sincera com o seu próximo, associando-se a este apenas com o intuito de conseguir uma posição social idealizada pelo meio em que a população está inserida. Hoje, não há mais relacionamentos sociais, o homem está se aprisionando junto às suas ideias de que o ter é melhor do que o ser e, assim, está sendo criado um mundo sem criatividade e sem personalidade, uma vez que não há mais troca de informações e conhecimentos. 
   Outro fator que influencia e agrava ainda mais essa situação é o advento da Globalização. Este, que é um fenômeno econômico, cultural e social, se tornou um paradoxo, pois este processo chegou para encurtar as distâncias entre as nações, mas, no entanto, ele atende ao capitalismo e, portanto, gera desigualdades e isso leva as pessoas a buscarem algo de difícil acesso apenas para se enquadrarem naquilo que a sociedade impõe.
   É evidente que a busca pela realização de nossos desejos é algo necessário. O ser humano, desde que seja de uma forma consciente, precisa ter ambição ou sonho, para que este não tenha só mais um vazio dentro de si, mas antes de tudo o homem precisa buscar o autoconhecimento para poder chegar num equilíbrio entre o ter e o ser.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos