PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissertação - PUC-SP 2011

3 participantes

Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por PedroCunha Dom 11 maio 2014, 00:12

Olá, amigos.

Fiz uma dissertação sobre o seguinte tema:

Proposta:
Com base nas informações obtidas nos dois textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo que relacione homem e natureza, propondo uma intervenção – social, política ou econômica  - para uma sociedade que vive um paradoxo: pressionada de um lado pelo consumo e pelo outro, pela necessidade de estar em harmonia com a natureza, em benefício da qualidade de vida. Dê um título ao seu texto.

e gostaria que vocês a corrigissem.

Segue a dissertação:

Homem e natureza: uma relação de dependência

Desde a pré-história, o homem tem uma relação intrínseca com a natureza. Uma relação vital. Sem a natureza, não existe vida – e consequentemente, não existe o homem. No entanto, com o passar do tempo, os seres humanos estão se esquecendo disso e estão usando a natureza apenas como meio de lucrar. Se isso não for mudado, a humanidade sofrerá grandes consequências.


Na sociedade atual, as florestas são destruídas, o ar e os rios poluídos, os animais caçados; tudo em nome do dinheiro e do desenvolvimento. Isso tem que mudar. É claro que é importante o desenvolvimento econômico, a criação de produtos, dentre outros. Porém, é ainda mais importante que a natureza não seja destruída. É necessária uma relação harmoniosa. A chave para um futuro melhor é o desenvolvimento sustentável.


O mesmo número de árvores que forem derrubadas deverão ser replantadas. Deve-se ter parcimônia na caça de animais, para que a fauna não seja afetada permanentemente. Várias espécies estão à beira da extinção devido à caça, como por exemplo o mico-leão-dourado e a baleia azul. Não só a caça, mas também a poluição dos rios e do ar também afetam a natureza de uma forma geral. Ecossistemas inteiros sofrem com as queimadas, desmatamentos, etc. . Os combustíveis fósseis devem ter seu uso regulado e devem ser gradualmente substituídos por fontes de energia sustentáveis e limpas, como a energia solar ou eólica.



Os governos devem voltar as suas atenções para a qualidade de vida, em vez de se preocuparem apenas com o dinheiro. São necessários investimentos para a recuperação de ecossistemas danificados, para a criação de áreas verdes, para as pesquisas relacionadas às novas formas de obtenção de energia de maneira limpa e sustentável.


É necessário uma mudança de conceitos no planeta todo. As pessoas devem perceber que a prioridade é manter a natureza viva. Para que isso ocorra, é preciso a criação de programas governamentais de incentivo ao desenvolvimento sustentável, de leis que protejam os animais e as florestas. Também deve-se tomar cuidado com a poluição gerada pelas fábricas. Medidas preventivas devem ser tomadas, como por exemplo a instalação de filtros nas chaminés das empresas. E também é de suma importância que os jovens sejam ensinados a respeitar a natureza e que entendam  que na verdade, é o ser humano que depende da natureza, e não o contrário.


Agradeço a ajuda.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por 88sude Dom 11 maio 2014, 10:04

''Na sociedade atual, as florestas são destruídas, o ar e os rios poluídos, os animais caçados''
os animais sempre foram caçados


"Os governos devem voltar as suas atenções para a qualidade de vida, em vez de se preocuparem apenas com o dinheiro"
O governo não tem culpa, pois a maior parte da poluição gerada vem do capital privado, empresas que despejam resíduos em rios, queimadas realizadas para adubar o solo... Você poderia falar que o governo não consegue supervisionar tais atos, mas não culpar este. 


''de leis que protejam os animais e as florestas''.
Já existem, e só uma curiosidade, as leis ambientais do Brasil são umas das mais rígidas do mundo (apenas não são postas na prática  Neutral )


Em geral o texto ficou bom, falta de coerência externa ,que foi pouca, é bem imperceptível, tem que estar atento para captá-los. 
Nota: 900  Cool  Cool 
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por PedroCunha Dom 11 maio 2014, 11:03

Obrigado, 88sude. De maneira geral, devo voltar esses críticas para a população e não para o governo?
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por 88sude Dom 11 maio 2014, 12:46

diria que sim.
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 11 maio 2014, 17:28

Pedro, como seu foco é a USP, avaliarei sob os critérios da FUVEST e, portanto, com mais rigor do que se fosse uma correção do ENEM.

"Na sociedade atual, as florestas são destruídas, o ar e os rios poluídos, os animais caçados;"
Neste trecho, há duas imprecisões:
como 88sude salientou, há uma incoerência, mas é maior do que a citada por ele. Florestas sempre foram destruídas - igrejas monumentais medievais não eram sempre construídas em terrenos já previamente vagos - e os rios já eram previamente poluídos. O Rio Gangues, por exemplo, é historicamente poluído, e não é necessária uma Revolução Industrial para que ele estivesse assim.
O correto seria "Na sociedade atual, maximizou-se a destruição, a poluição e a caça" ou algo que o valha;
falhas gramaticais, imprecisão nas vírgulas. "Na sociedade atual, as florestas são destruídas; o ar e os rios, poluídos; os animais, caçados" O emprego das vírgulas é necessário pelo fato de estar se omitindo o verbo 'ser' utilizado quando se referiu a destruição das florestas.

“Se isso não for mudado, a humanidade sofrerá grandes consequências.”
O sr. introduziu isso no texto, portanto desenvolva. Não foram citadas quais consequências diretas isso acarreta para nós. É importante preservarmos a natureza... Por quê? Por qual razão somos dependentes da natureza? Se o sr. iniciou isso, dedique ao menos uma frase sobre o assunto. Não há motivo para nos preocuparmos se não houver grandes consequências, mas não deixe isso implícito para o corretor. É sua obrigação citá-las, caso introduza esse tema na redação. Entretanto, também não o recomendaria que o fizesse no primeiro parágrafo, pois isso diminuiria o poder da construção e gradação textual; isto é, seria um trecho do desenvolvimento que estaria na introdução e, por esse motivo, seria uma falha na construção do texto.
“Para que isso ocorra, é preciso a criação de programas governamentais de incentivo ao desenvolvimento sustentável, de leis que protejam os animais e as florestas”
Já existem esses programas e já existem essas leis. O que o sr. pode dizer, se quiser manter isso, é algo como: “Faz-se necessária a implementação de programas governamentais de incentivo ao desenvolvimento sustentável, bem como leis que efetivamente protejam o meio ambiente”.

"Os governos devem voltar as suas atenções para a qualidade de vida, em vez de se preocuparem apenas com o dinheiro."
O colega 88sude não está de todo errado, mas também está incorreto. O governo não supervisiona os atos das indústrias privadas justamente por que ele lucra ao não fazê-lo (se preocupa apenas com o dinheiro, nas palavras de Pedro), seja por recebimentos ilícitos, seja por influência econômica e política. A indústria em si tem um lobby muito mais forte do que é possível ao governo suportar por si só e, portanto é, também, culpa do governo e de seus representantes diretos. O governo depende da indústria muito mais do que o inverso.


Mais uma vez, discordo da posição de 88sude. Não é a prova do ENEM, é a FUVEST, ou, no caso da própria redação, da PUC. Não há nenhuma perda em criticar o governo, na presente reitoria da USP. Aliás, eu diria que é o contrário: a presente correção da FUVEST tem uma grande apreciação por críticas governamentais, vide a famosa redação subliminar da FUVEST, que continha críticas diretas ao governo, e que ganhou nota máxima. Portanto, não induza ao erro da generalização; cada prova é uma prova, cada corretor é um corretor. Aconselho que estude as posições políticas da reitoria presente da faculdade que prestará, no caso, a FUVEST. Se o próximo governo for de outra posição política, entretanto, já não é mais certeza absoluta de que se manterá nesses moldes, dado que o governador escolhe o reitor e isso muda grande parte da estrutura da universidade. São Paulo está desde 1995 com uma tendência política semelhante; logo, os reitores da USP também seguem esta linha. Caso a linha política estadual se altere, não é possível afirmar que a reitoria mantenha a mesma linha política.
Em suma: não há problema algum em criticar o governo na FUVEST, é inclusive aconselhável, caso seja uma crítica fundamentada em argumentos sólidos e de maneira ponderada. Aliás, como a redação da FUVEST é corrigida mais rigorosamente do que a maioria dos vestibulares, acho provável que o corretor se atente a esse fato: “se a população está sendo culpada de ter atos inconscientes para com o meio ambiente, quem é o culpado de proliferar esta inconsciência? O governo, pois este não educa a população e não coíbe as indústrias de atos prejudiciais. Logo, a culpa, no caso brasileiro, é do governo”. Portanto, sua crítica ao governo não está mal formulada. Mantenha.


A construção do texto está boa, peca em apenas alguns detalhes e construções. Há alguns erros gramaticais, mas nada absurdamente grave.
Nota: 40 (88sude deu uma nota no padrão ENEM; a nota da redação da FUVEST é, no máximo, 50, sendo os outros 50 pontos oriundos das 10 questões de português).
Espero ter ajudado. Very Happy
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por PedroCunha Dom 11 maio 2014, 17:33

Muito obrigado pelas dicas, Matheus.

Vou me atentar mais à pontuação e a coerência do texto.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertação - PUC-SP 2011 Empty Re: Dissertação - PUC-SP 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos