PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Ir para baixo

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Empty [Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Mensagem por vestibulando_fsa Seg 31 Mar 2014, 21:11

Dispõe-se de uma placa metálica M e de uma esferinha metálica P, suspensa por um fio isolante, inicialmente neutras e isoladas. Um feixe de luz violeta é lançado sobre a placa retirando partículas elementares da mesma. As figuras (1) a (4) adiante, ilustram o desenrolar dos fenômenos ocorridos. 

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Dbom
Explique de forma clara o processo de eletrização observado até o completo afastamento da esfera P da placa.


Minha interpretação e dúvida:

Em 1 tanto a placa metálica quanto a esferinha metálica estão neutras

Em 2 o feixe de luz violeta retira elétrons, afinal nem prótons e nem nêutrons tem mobilidade, deixando a barra metálica eletrizada positivamente

Em 3 os prótons da superfície da barra atraem os elétrons da esferinha polarizando-a

Em 4 não entendi porque repeliu já que não houve contato



Há anos terminei o ensino médio e estou voltando a estudar pro vestibular agora. Sou novo no fórum, sei que é uma dúvida simples, mas não tenho com quem tirar a dúvida e espero que alguém aqui possa me ajudar. Obrigado

vestibulando_fsa
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Empty Re: [Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Mensagem por vestibulando_fsa Seg 31 Mar 2014, 21:16

Quem responder favor me explicar também nesse caso quem é o indutor e quem é o induzido.

vestibulando_fsa
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Empty Re: [Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Mensagem por Convidado Seg 31 Mar 2014, 21:29

Se P afasta-se da placa ao final, entre 3 e 4 tem de haver um momento em que se tocam (eletrização por contato) e ficam com cargas de mesmo sinal.

O indutor é o corpo inicialmente carregado: a placa.

Suas observações estão todas corretas. A retirada dos elétrons da placa pela luz ultravioleta é devida ao efeito fotoelétrico (explicado por Einstein em 1905).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Empty Re: [Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Mensagem por vestibulando_fsa Seg 31 Mar 2014, 22:24

É isso ele não cita o tal momento e nem faz menção do contato por isso a minha dúvida sobre a repulsão.

Grato pela ajuda e atenção.

vestibulando_fsa
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

[Indução Eletrostática] Questão da Fuvest Empty Re: [Indução Eletrostática] Questão da Fuvest

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos