PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distribuição geométrica

2 participantes

Ir para baixo

Distribuição geométrica Empty Distribuição geométrica

Mensagem por Adam Zunoeta Ter 28 Jan 2014, 21:56

Sejam X e Y duas variáveis aleatórias independentes com distribuição geométrica de parâmetro p. Determine:

a) a distribuição de min(X,Y)

b) P(min(X,Y) = X) = P(Y>X)

c) a distribuição de X+Y

d) P(Y= y | X+Y= z) para y=0,1,...,z.

Não tenho gabarito
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Distribuição geométrica Empty Re: Distribuição geométrica

Mensagem por fantecele Ter 24 Nov 2020, 21:12

a)

gif.latex?\\P(min(X,Y)\geq&space;k)=P(X\geq&space;k,Y\geq&space;k)\\P(min(X,Y)\geq&space;k)=P(X\geq&space;k)P(Y\geq&space;k)\\P(min(X,Y)\geq&space;k)=(1-p)^{k-1}(1-p)^{k-1}\\P(min(X,Y)\geq&space;k)=(1-(2p-p^2))^{k-1}

Daqui tiramos que min(X, Y) ~ Geo(2p - p²).

b) Não sei porque, mas o LaTeX tá bugando quando eu coloco P(Y > X), então, ali em baixo, considere P(Y X) = P(Y > X).

Para P(Y > X) queremos somar sobre todos os pares (x, y) tais que y > x na f.m.p conjunta, então, desde que X e Y são independentes:

gif.latex?\\P(YX)=\sum_{x=1}^{\infty}\sum_{y=x+1}^{\infty}(1-p)^{x-1}p\,(1-p)^{y-1}p\\\\P(Y&space;X)=\frac{p^2}{(1-p)^2}\sum_{x=1}^{\infty}(1-p)^x\sum_{y=x+1}^{\infty}(1-p)^y\\\\P(Y&space;X)&space;=&space;\frac{p}{(1-p)^2}\sum_{x=1}^{\infty}(1-p)^{2x+1}\\\\P(Y&space;X)=&space;\frac{1-p}{2-p}

c)

gif.latex?\\P(X+Y=k)=\sum_{i=1}^{k-1}P(X+Y=k|Y=i)P(Y=i)\\P(X+Y=k)=\sum_{i=1}^{k-1}P(X=k-i|Y=i)P(Y=i)\\P(X+Y=k)=\sum_{i=1}^{k-1}P(X=k-i)P(Y=i)\\P(X+Y=k)=\sum_{i=1}^{k-1}p(1-p)^{k-i-1}\,p(1-p)^{i-1}\\P(X+Y=k)=(k-1)p^2(1-p)^{k-2}

d) Nessa questão, vou considerar que y = 1, ..., z-1, bem, acabei de ver que o livro que eu usei é um pouco diferente na definição pra distribuição geométrica, no caso que eu estou considerando, pra ficar igual ao do exercício, eu deveria considerar X + Y = z+1 e y = 1, ..., z, mas é só adaptar o que está aí em baixo que tecnicamente chegaria ao resultado.

gif.latex?\\P(Y=y\,|\,X+Y=z)=\frac{P(Y=y,\,X+Y=z)}{P(X+Y=z)}\\\\P(Y=y\,|\,X+Y=z)=\frac{P(Y=y,\,X=z-y)}{P(X+Y=z)}\\\\P(Y=y\,|\,X+Y=z)=\frac{P(X=z-y)P(Y=y)}{P(X+Y=z)}\\\\P(Y=y\,|\,X+Y=z)=\frac{p(1-p)^{z-y-1}p(1-p)^{y-1}}{(z-1)p^2(1-p)^{z-2}}\\\\P(Y=y\,|\,X+Y=z)=\frac{1}{z-1}


Não tenho certeza se está isso está certo, mas como vi que está a um bom tempo sem ser resolvida, e a questão é bem legal, resolvi deixar minha tentativa.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos