Estatística
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Estatística
Gente estou com problemas em um exercício de estatística .. o assunto é de ensino médio podem ficar tranquilos ..
Os dados abaixo referem-se à dureza de 30 peças de alumínio. Montar a distribuiçao de frequências contínua, utilizando valores inteiros para limites das classes. Em seguida, calcule Pm ( ponto médio), Fr e Fac.
gente primeiro eu organizei em Rol arredondando cada valor.. ficando:
entao organizei em 6 classes pela Fórmula de Sturges..
Para cada intervalo de classe deu amplitude 7 fazendo h= AA/ i=95-51/6=7,3 ~7
só q na ultima classe i=6 a contagem nao pegou o 95 aí eu completei .. isso estaria errado? observem como ficou :
Os dados abaixo referem-se à dureza de 30 peças de alumínio. Montar a distribuiçao de frequências contínua, utilizando valores inteiros para limites das classes. Em seguida, calcule Pm ( ponto médio), Fr e Fac.
gente primeiro eu organizei em Rol arredondando cada valor.. ficando:
entao organizei em 6 classes pela Fórmula de Sturges..
Para cada intervalo de classe deu amplitude 7 fazendo h= AA/ i=95-51/6=7,3 ~7
só q na ultima classe i=6 a contagem nao pegou o 95 aí eu completei .. isso estaria errado? observem como ficou :
Bruna Barreto- Fera
- Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
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Localização : Rio de janeiro
Re: Estatística
alguém ?? o.o
Bruna Barreto- Fera
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Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro
Re: Estatística
Primeiro organize os dados em ordem crescente:
Para saber o número de intervalos de classes que trabalhar constumo fazer VN = V30 ≈ 6
Monte a tabela com os intervalos de classe:
Monte a tabela com os intervalos de classe e dados acumulados:
Agora é como você... CONCLUA!!!
LEGENDA:
VN : raiz quadrada do número de dados;
V30 raiz quadrada de 30;
≈ : aproximadamente.
Para saber o número de intervalos de classes que trabalhar constumo fazer VN = V30 ≈ 6
Monte a tabela com os intervalos de classe:
Monte a tabela com os intervalos de classe e dados acumulados:
Agora é como você... CONCLUA!!!
LEGENDA:
VN : raiz quadrada do número de dados;
V30 raiz quadrada de 30;
≈ : aproximadamente.
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"Há três coisas na vida que não voltam: As palavras, o tempo e as oportunidades."
Autor Desconhecido
aryleudo- Grande Mestre
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Re: Estatística
ta mas como vc achou a amplitude igual a 8?? eu fiz h = AA/i= (95 -51)=44/6= 7,33~7
AA= Xmax - Xmini ( X -> com numeros inteiros
AA= Xmax - Xmini ( X -> com numeros inteiros
Bruna Barreto- Fera
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Localização : Rio de janeiro
Re: Estatística
e tb "50" nao esta contido nos dados ordenados .. arredondando 50,7 fica 51 .. nao?
Bruna Barreto- Fera
- Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro
Re: Estatística
menor valor=50,7
maior valor=95,4
N=30
Como os limites das classes devem ser inteiros, então tem-se:
L ∈ Z | menor valor - 1 < L ≤ menor valor ; onde L é o limite inferior da 1ª classe e equivale ao maior número inteiro ≤ (menor valor)=>logo L = 50;
R = maior valor - menor valor = 44,4~45
Agora encontremos os valores possíveis de k ( k1 e k2 ) :
k=raiz quadrada de N~5,48
k1,k2 ∈ Z | (raiz quadrada de N)-1 < k1 ≤ raiz quadrada de N ≤ k2 < (raiz quadrada de N)+1; ou seja, k1 e k2 são os números inteiros logo anterior e posterior a raiz quadrada de N=> logo, k1=5 e k2=6
1º caso)k=k1=>h=R/k=9
2º caso)k=k2=>h=R/k~8;
para o 1º caso, tem-se como limite superior da última classe=95,porém o número 95,4 não entrará em nenhuma classe, logo não serve
para o 2º caso, tem-se como limite superior da última classe=98, agora todos números entram nas classes, logo monte a tabela de distribuição usando o k e o h do 2º caso
maior valor=95,4
N=30
Como os limites das classes devem ser inteiros, então tem-se:
L ∈ Z | menor valor - 1 < L ≤ menor valor ; onde L é o limite inferior da 1ª classe e equivale ao maior número inteiro ≤ (menor valor)=>logo L = 50;
R = maior valor - menor valor = 44,4~45
Agora encontremos os valores possíveis de k ( k1 e k2 ) :
k=raiz quadrada de N~5,48
k1,k2 ∈ Z | (raiz quadrada de N)-1 < k1 ≤ raiz quadrada de N ≤ k2 < (raiz quadrada de N)+1; ou seja, k1 e k2 são os números inteiros logo anterior e posterior a raiz quadrada de N=> logo, k1=5 e k2=6
1º caso)k=k1=>h=R/k=9
2º caso)k=k2=>h=R/k~8;
para o 1º caso, tem-se como limite superior da última classe=95,porém o número 95,4 não entrará em nenhuma classe, logo não serve
para o 2º caso, tem-se como limite superior da última classe=98, agora todos números entram nas classes, logo monte a tabela de distribuição usando o k e o h do 2º caso
Leandro!- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 12/07/2011
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Re: Estatística
Mas não tem que ser inteiro!?ta mas como vc achou a amplitude igual a 8?? eu fiz h = AA/i= (95 -51)=44/6= 7,33~7
AA= Xmax - Xmini ( X -> com numeros inteiros
Se pegar o 7 não cubro todos os dados, então devo pegar o intervalo de classe 8!!!
Entendeu?
e tb "50" nao esta contido nos dados ordenados .. arredondando 50,7 fica 51 .. nao?
Mais uma vez entra a história do menor inteiro que cubra os dados...
Se iniciar a classe com 51 o 50,7 fica de fora!!!
Entendeu?
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aryleudo- Grande Mestre
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Localização : Cascavel/CE - Brasil
Re: Estatística
ham.. entendi bem complicado isso.. entao nem vou seguir essa formula ja q da errado a amplitude.. e tipo eu arredondei tudo .. mas ta legal vlw!
Bruna Barreto- Fera
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Localização : Rio de janeiro
Re: Estatística
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Autor Desconhecido
aryleudo- Grande Mestre
- Mensagens : 2292
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 40
Localização : Cascavel/CE - Brasil
Re: Estatística
eu só acho errado entao q na primeira classe o símbolo diz q o 50 esta incluído e nao esta.. na sua tabela..
Bruna Barreto- Fera
- Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro
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