PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros ITA-IME

2 participantes

Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Livros ITA-IME

Mensagem por ramonss Ter 02 Out 2012, 19:15

Já vi muitos tópicos sobre isso, mas queria criar um meu para minhas necessidades:
Vou listar os livros que pretendo comprar e a possível ordem de leitura:

Física:
1- Não usarei "Tópicos de Física", vou estudar pelos livros de ensino médio da Beatriz Alvarenga, gosto deles e não tenho muito dinheiro.
2 - Renato Brito
3 - saraeva

Química

1- Estou entre o livro de ensino médio da minha escola, Atkins, 1 e 2 do Feltre e Urbesco e Salvador.

Matemática:
1- Livro EM da escola Sad
2- Rufino, Problemas de matemática elementar e olimpíadas
3- Para geometria, morgado.

Pretendo estudar um pouco já nessas férias antes do segundo ano.
Depois de lerem isso, por favor, me ajudem quanto:
Alguma sujestão, para acrescentar ou retirar da lista? algum livro desnecessário? (parte muito importante)
Me ajudem a organizar os livros em química?

Busco ter boa teoria e tipos bons de exercícios em cada matéria, porém não tenho muito dinheiro.
Muito obrigado!
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Re: Livros ITA-IME

Mensagem por LucasIME Ter 02 Out 2012, 19:41

Bem, vou falar dos livros que eu usei para passar para o IME:

Física: Eu gosto do Tópicos, mas somente para uma aprendizagem inicial da teoria. Não gosto dele para exercícios. A coleção da Beatriz Alvarenga nunca usei, então não posso opinar, mas já ouvi críticas negativas sobre ela. Os livros de mecânica do Renato Brito são excelente, mas lembre-se: Mecânica é apenas uma das partes da Física cobrada no IME e no ITA! Quanto ao saraeva, acho alopração para o IME e para o ITA. Eu cheguei a utilizar durante um tempo, mas é estudo além do necessário. Ele é bom para se preparar para olimpíadas e afins. Mas é sempre bom dar uma olhada. Recomendo fortemente que considere troca o Beatriz Alvarenga pelo Topicos de Física.

Química: Para mim não tem discussão: para química geral, Braddy volumes 1 e 2 e para Química Orgânica, Urbesco e Salvador Volume 3. É muito bom também fazer problemas de olimpíadas de química, pois eles são bem parecidos com os do IME e, principalmente, os do ITA.

Matemática: Matemática Em Nível IME ITA, do Caio Guimarães. O melhor livro sobre polinômios e números complexos. ESSENCIAL para quem quer passar tanto para o IME quanto para o ITA. "Geometria II" e "Análise Combinatória e Probabilidade" do Morgado são livros que eu recomendo fortemente também. Outros dois livros que acho que ajudam a amadurecer muito o pensamento matemático são "Tópicos de Matemática" do Carlos Gomes e o livros russo "Lidski". Para estudar teoria dos números (cai somente no IME), usei essa apostila aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obvio que você não precisa comprar todos esses livros, mas quanto mais deles você puder ter acesso, melhor.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Re: Livros ITA-IME

Mensagem por ramonss Ter 02 Out 2012, 20:02

Física: tudo bem, vou tentar o Tópicos. E o segundo livro do Renato? Pelo que sei também terá um terceiro. Como adquirir conhecimento em outros assuntos sem ser mecanica (que já tem no do renato)?

Matemática: então vou fazer assim: pegar uma certa base nos livros de EM e considerar essa lista sua. Esse "tópico de matemática" do caio tem toda a matéria do EM?

Química: ok
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Re: Livros ITA-IME

Mensagem por LucasIME Ter 02 Out 2012, 20:34

Tanto o primeiro quanto o segundo livro do Renato Brito são excelentes. O terceiro ainda não foi lançado. Para a parte além da mecânica, recomendo para um conhecimento inicial o Tópicos de Física. E para aprofundamento (principalmente na parte de Eletromagnetismo e física moderna) fica a cargo de livros russos, peruanos e indianos(Como Saraeva, Irodov e Kosel, por exemplo). Mas você precisa saber selecionar bem as questões, senão vai perder tempo em questões que nunca cairão.

Olha, não recomendo perder tempo nos livros de Ensino Médio normais. A diferença do nível da matemática exigida para o IME e para o ITA quando comparada ao EM normal é absurda. Pule direto para esses livros da lista. A elevada dificuldade no início é normal, mas você não deve desistir. Existem varios sites que podem te auxiliar nessa transição do EM normal para esses livros mais pesados, como o GilsonResolve, RumoaoITA, Dados de Deus, LPM, etc...
Quanto ao Tópicos de Matemática, ele trata basicamente de Produtos Notáveis, Fatoração e Desigualdades das Médias. Pode ter certeza que depois de fazer esse livro, sua maturidade algébrica sera totalmente diferente.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Re: Livros ITA-IME

Mensagem por Convidado Dom 11 Nov 2018, 04:53

LucasIME escreveu:Matemática: Matemática Em Nível IME ITA, do Caio Guimarães. O melhor livro sobre polinômios e números complexos. ESSENCIAL para quem quer passar tanto para o IME quanto para o ITA. "Geometria II" e "Análise Combinatória e Probabilidade" do Morgado são livros que eu recomendo fortemente também. Outros dois livros que acho que ajudam a amadurecer muito o pensamento matemático são "Tópicos de Matemática" do Carlos Gomes  e o livros russo "Lidski". Para estudar teoria dos números (cai somente no IME), usei essa apostila aqui:  http://www.icmc.usp.br/~etengan/imersao/imersao.pdf

Obvio que você não precisa comprar todos esses livros, mas quanto mais deles você puder ter acesso, melhor.

Conteúdo do link recuperado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Livros ITA-IME Empty Re: Livros ITA-IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos