PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UnB-DF Hidrostática [2]

Ir para baixo

UnB-DF Hidrostática [2] Empty UnB-DF Hidrostática [2]

Mensagem por Ferrus Qua 28 Mar 2012, 15:59

Arquimedes foi outro conhecido sábio que trabalhou no antigo Museu de Alexandria. Ele estudou o funcionamento de máquinas simples e foi responsável pelo desenvolvimento de princípios do que hoje se conhece como hidrostática. Um de seus famosos inventos é o chamado parafuso de Arquimedes, cujo desenho esquemático é apresentado na figura abaixo. Trata-se de um tubo enrolado, em forma de espiral, em torno de um eixo, e rigidamente ligado a este, que pode ser girado por meio de uma manivela. Inserindo-se o sistema em uma fonte de água, como mostrado na figura, e girando-se a espiral de forma adequada, a água que está nessa fonte é transportada no interior do tubo, saindo pela extremidade superior. Desse modo, o sistema funciona como uma bomba d’água.

UnB-DF Hidrostática [2] 2u5ffac

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
( ) O funcionamento do parafuso deve-se ao princípio de Arquimedes.
( ) O parafuso de Arquimedes tem maior rendimento quando o seu eixo de rotação está alinhado verticalmente.
( ) Na posição indicada na figura, após iniciar-se o movimento da manivela para bombear água, se o movimento for interrompido, a água no interior do parafuso escoará de volta para a fonte.
( ) Na situação indicada na figura, mantendo-se a velocidade de rotação da manivela, a quantidade de água que é bombeada por esse mecanismo, para cada volta completa, poderá ser aumentada inserindo-se o parafuso até que o nível da água cubra
completamente a primeira rosca dele.
( ) Diferentemente das bombas que se baseiam na pressão atmosférica, o parafuso de Arquimedes é eficaz mesmo nos casos em que a distância vertical entre a extremidade mais alta do tubo e o nível da água é muito grande.

Spoiler:
Ferrus
Ferrus
Jedi
Jedi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 03/01/2012
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos