Lançamento de Projéteis
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PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
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Lançamento de Projéteis
(Unicamp) Ao bater o tiro de meta, um goleiro chuta a bola parada de forma que ela alcance a maior distância possível. No chute, o pé do
goleiro fica em contacto com a bola durante 0,10 s, e a bola, de 0,50 kg, atinge o campo a uma distância de 40 m. Despreze a
resistência do ar.
a) Qual o ângulo em que o goleiro deve chutar a bola?
b) Qual a intensidade do vetor velocidade inicial da bola?
c) Qual o impulso da força do pé do goleiro na bola?
Gabarito:
A= 45º.
B= 20m/s.
C= Não tenho.
goleiro fica em contacto com a bola durante 0,10 s, e a bola, de 0,50 kg, atinge o campo a uma distância de 40 m. Despreze a
resistência do ar.
a) Qual o ângulo em que o goleiro deve chutar a bola?
b) Qual a intensidade do vetor velocidade inicial da bola?
c) Qual o impulso da força do pé do goleiro na bola?
Gabarito:
A= 45º.
B= 20m/s.
C= Não tenho.
Welinvilela- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 154
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 32
Localização : Uberlândia MG
Re: Lançamento de Projéteis
Meu caro Welinvilela
O problema é simples DEMAIS. basta aplicar as fórmulas básicas.
Aconselho você a estudar a teoria bem seriamente!!!!
Alcance: A = Vo²*sen(2x)/g
Para o alcance ser máximo (Amáx), sen(2x) deve ser máximo ----> 2x = 90º ----> x = 45º
Amáx = Vo²*1/g ----> 40 = Vo²/10 ----> Vo² = 400 ----> Vo = 20 m/s
Impulso = Quantidade de movimento ----> I = m*v ----> I = 0,5*20 ----> I = 10 N*s
O problema é simples DEMAIS. basta aplicar as fórmulas básicas.
Aconselho você a estudar a teoria bem seriamente!!!!
Alcance: A = Vo²*sen(2x)/g
Para o alcance ser máximo (Amáx), sen(2x) deve ser máximo ----> 2x = 90º ----> x = 45º
Amáx = Vo²*1/g ----> 40 = Vo²/10 ----> Vo² = 400 ----> Vo = 20 m/s
Impulso = Quantidade de movimento ----> I = m*v ----> I = 0,5*20 ----> I = 10 N*s
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Lançamento de Projéteis
Desculpem-me por ressuscitar o tópico, mas alguém sabe se existe algum jeito de resolver essa questão sem essas fórmulas de alcance (ex.: por energia mecânica)? É que a gente ainda não estudou isso, mas meu professor passou esse exercício.
Cyvasse- Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/05/2013
Re: Lançamento de Projéteis
É um exercício de Cinemática, para ser resolvido com as fórmulas de Cinemática.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Lançamento de Projéteis
Fórmulas de cinemática necessárias para se chegar na fórmula do alcance A:
Vox = Vo.cosθ ----> Voy = Vo.senθ
Movimento vertical (MRUV) ----> Vy = Voy - g.t ----> - Voy = Voy - g.t ----> t = 2.Voy/g
Movimento horizontal (MRU) ----> x = Vox.t ----> A = Vox.(2.Voy/g) ----> A = 2.Vox.Voy/g ----> A = 2.Vo.cosθ.Vo.senθ/g ----> A = Vo².2.sinθ.cosθ/g ---->
A = Vo².sen(2θ)/g
Vox = Vo.cosθ ----> Voy = Vo.senθ
Movimento vertical (MRUV) ----> Vy = Voy - g.t ----> - Voy = Voy - g.t ----> t = 2.Voy/g
Movimento horizontal (MRU) ----> x = Vox.t ----> A = Vox.(2.Voy/g) ----> A = 2.Vox.Voy/g ----> A = 2.Vo.cosθ.Vo.senθ/g ----> A = Vo².2.sinθ.cosθ/g ---->
A = Vo².sen(2θ)/g
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Lançamento de Projéteis
Não é necessário o uso de fórmulas de alcance (o que já é muito bom, uma vez que evita que se decore mais uma fórmula), vamos lá:
Primeiro passo: encontrar o tempo "t" de todo percurso;
∆ s =Vo.t
40=Vcos45 . t
40/vcos45 = t
Logo, se "t" é o tempo que a bola demora para atravessar o campo, t/2 é o tempo que a bola sobe, até seu ponto máximo; logo, pela equação da cinemática pode-se descobrir o quanto a bola subiu na vertical:
∆S= Vo.t - at'²/2
A variação do deslocamento da primeira parte do deslocamento (primeiro arco de parábola) é igual à segunda parte do deslocamento, cujo deslocamento podemos descobrir por ∆S= at'²/2 (a velocidade inicial é nula)
OBS: O TEMPO QUE DECORRIDO PARA A BOLA SUBIR OU DESCER É METADE DO TEMPO TOTAL T'=T/2
generalize-se tudo:
∆Sinicial=∆Sfinal
Vo.t - at'²/2 = at'²/2
Vsen45.t -a(t/2)²/2 = a(t/2)²/2
Vsen45.t= 2at²/8 ...... usando o t da fórmula ∆ s =Vo.t ;40=Vcos45 . t; 40/vcos45 = t
...
6400.10=20.4.2.V²
2v²=800
v²=400
v= 20 metros por segundo
Primeiro passo: encontrar o tempo "t" de todo percurso;
∆ s =Vo.t
40=Vcos45 . t
40/vcos45 = t
Logo, se "t" é o tempo que a bola demora para atravessar o campo, t/2 é o tempo que a bola sobe, até seu ponto máximo; logo, pela equação da cinemática pode-se descobrir o quanto a bola subiu na vertical:
∆S= Vo.t - at'²/2
A variação do deslocamento da primeira parte do deslocamento (primeiro arco de parábola) é igual à segunda parte do deslocamento, cujo deslocamento podemos descobrir por ∆S= at'²/2 (a velocidade inicial é nula)
OBS: O TEMPO QUE DECORRIDO PARA A BOLA SUBIR OU DESCER É METADE DO TEMPO TOTAL T'=T/2
generalize-se tudo:
∆Sinicial=∆Sfinal
Vo.t - at'²/2 = at'²/2
Vsen45.t -a(t/2)²/2 = a(t/2)²/2
Vsen45.t= 2at²/8 ...... usando o t da fórmula ∆ s =Vo.t ;40=Vcos45 . t; 40/vcos45 = t
...
6400.10=20.4.2.V²
2v²=800
v²=400
v= 20 metros por segundo
von braun- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/10/2015
Idade : 27
Localização : porto alegre rio grande do sul
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