PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

+5
vitorCE
Euclides
luiseduardo
LucasIME
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por <Mourão> Ter 03 Jan 2012, 09:27

Olá a todos.
Estou aqui quebrando a cabeça em uma questão há quase 10 minutos. Normalmente , se não consigo resolvê-la imediatamente , mando-a à galera aqui do fórum para me ajudar. Porém , to chegando na conclusão que compensa mais demorar em uma questão até esgotar o meu raciocínio sobre ela.


Como você agem?
<Mourão>
<Mourão>
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 194
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por LucasIME Ter 03 Jan 2012, 09:35

Normalmente só posto uma questão aqui se é uma questão que já resolvi e achei legal compartilhar com a galera, ou quando estou tentando resolver a questão há mais de um dia (luiseduardo sempre me salvando xD), ou quando estou sem muito tempo para tentar resolver.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por luiseduardo Ter 03 Jan 2012, 14:56

HUSADUHASDUHAS. Vlw Lucas. kkkk

Gostei do post Mourão. Na verdade, algumas pessoas já me falaram que quando você pega um problema e não consegue resolver, mas fica tentando e tentando ... isso irá lhe ajudar futuramente, pois você irá raciocinar e seu raciocínio lógico tende a melhorar e ficar mais rápido.

No meu caso, quando eu pego uma questão eu vejo se sei aquela matéria (ou assunto). Se sim, continuo, se não, nem perco meu tempo pensando. Após fazer isso, eu começo a pensar na situação (se for uma questão de física), imaginar como seria na prática.

Se depois de pensar bastante e mesmo assim estiver fazendo algo errado começo a pensar "o que estou fazendo de errado ?". Então, volto aos livros e vejo se errei alguma coisa "conceitual". Geralmente, quando nós tentamos entender o que está dando de errado é que aparecem as ideias. Quando você pensa: "Poxa, eu sei a matéria, eu sei como resolver esses exercícios, então, por que não resolvo este ?" as respostas parecem que passam por sua cabeça.

Agora voltando a pergunta inicial:

" Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?"

Depende ! kkk. Se for uma questão estilo ENEM e eu estiver resolvendo em casa tento ficar no máximo 10 min. Se for uma questão de olimpíada, eu geralmente tento pensar umas 2h. Se for uma questão ITA/IME, a mesma coisa.

Mas isso vai de cada um, quando eu REALMENTE não consigo resolver algo eu posto nos fóruns e sempre tem alguém que viu algo que eu não tinha visto anteriormente. Então eu penso: "como pode ? kkk".

Eu já passei 2 dias pensando numa questão. Aqueles que nunca acordaram de madrugada para solucionar o problema não sabem o que é vício hehehe.

O ideal é vc pensar bastante, mas não deixe isso ocupar muito do seu tempo. Geralmente, eu gosto de pensar em questões do tipo nas férias, pois nas aulas eu tenho que estudar as outras matérias que exigem tempo.
Abraço.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por Euclides Ter 03 Jan 2012, 15:10

É uma pergunta boa.

Eu não me dou prazos, posso pensar numa mesma questão por dias a fio, voltando a ela várias vezes. Em geral, quando tenho uma dificuldade, ela está relacionada ao perfeito entendimento do que está se passando. Nesse caso leio novamente a questão por diversas vezes e vou aos livros para rever o assunto, procurando alguma coisa que me tenha escapado.

Em muitos casos foi saudável deixar a questão de lado por algumas horas e deixar o inconsciente trabalhando sozinho. Como o luiseduardo, acordei muitas vezes à noite com uma questão difícil subitamente resolvida.

Pode acontecer de levar muitas horas ou mesmo dias, mas quando uma questão que parece uma muralha é derrubada, o que sinto que aprendi com ela não tem medida.

É claro que há questões que nunca consegui resolver.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por vitorCE Ter 03 Jan 2012, 15:24

kk , também já tive noites que acordei pra fazer uma questão que estava me deixando encucado.
vitorCE
vitorCE
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 954
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 28
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por Werill Ter 03 Jan 2012, 15:35

Euclides escreveu:deixar o inconsciente trabalhando sozinho.

Isso é muito engraçado, teve dia que eu dormindo estava resolvendo a questão, e acordei quando pensei: Consegui! Mas quando eu fui colocar num papel verdadeiro... "O que foi que eu pensei mesmo?"
Ou quando estou fazendo outra coisa, e do nada, começo pensar e tempos depois lá está eu sentado tentando resolver...
(OBS: Mas isso é raro, a grande parte das questões não fico tão encucado assim, posso demorar mais não dessa forma)


Então, eu não sei o tempo muito bem, depende da questão. Mas uma coisa eu penso: demoro um pouco para resolver, e se fosse em uma prova?

Werill
Monitor
Monitor

Mensagens : 826
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 26
Localização : Limeira - SP, Brasil

http://dexd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por vanderson Ter 03 Jan 2012, 15:50

Eu sou meio estranho, quase entro em depressão quando não consigo resolver uma questão.
vanderson
vanderson
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 753
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 31
Localização : Teresina-Piaui

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por Euclides Ter 03 Jan 2012, 15:53

Numa prova, temos de ser rápidos, mas, enquanto estudamos, gastar tempo pode ser uma forma de economizá-lo depois, em uma prova. Você pode se submeter a simulados periodicamente para ver "como andam as coisas".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por vanderson Ter 03 Jan 2012, 15:58

Euclides escreveu:Numa prova, temos de ser rápidos, mas, enquanto estudamos, gastar tempo pode ser uma forma de economizá-lo depois, em uma prova. Você pode se submeter a simulados periodicamente para ver "como andam as coisas".


Euclides, quando to estudando se eu passar de 10 minutos numa questão, me bate logo um desanimo.
vanderson
vanderson
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 753
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 31
Localização : Teresina-Piaui

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por Euclides Ter 03 Jan 2012, 16:03

vanderson escreveu:Euclides, quando to estudando se eu passar de 10 minutos numa questão, me bate logo um desanimo.

Pense bem: só somos rápidos com as coisas que nos são triviais. Os verdadeiros desafios, requerem persistência e sofrimento.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão? Empty Re: Vocês costumam ficar quanto tempo em uma mesma questão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos