PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrostática - Empuxo

2 participantes

Ir para baixo

Hidrostática - Empuxo Empty Hidrostática - Empuxo

Mensagem por aurelio-costa Sáb 02 Nov 2024, 08:59

Estudos indicam que o aquecimento global, principal consequência do efeito estufa e das
emissões extensivas de gases poluentes, pode causar o derretimento de neve e gelo,
ocasionando a elevação do nível dos oceanos. Por outro lado, alguns pesquisadores
argumentam que o derretimento dos icebergs não altera o nível dos oceanos, uma vez que o
volume final de água se mantém constante. Embora esse argumento esteja correto, a
preocupação é com o derretimento das calotas polares – porções de gelo sobre a terra –, o que pode aumentar o nível dos oceanos e gerar graves consequências, inclusive alterações
climáticas.

Considerando constantes a densidade da água e a do gelo, o derretimento do iceberg não altera

o volume total de água dos oceanos porque o(a)
A) empuxo do iceberg é igual ao peso de sua parte submersa.
B) volume do iceberg é igual ao volume de sua água derretida.
C) peso do iceberg é menor que o peso total de sua água derretida.
D) peso do iceberg é igual ao peso do volume de água deslocada por ele antes do
derretimento.
E) maior parte do iceberg está submersa, e a parte não submersa pouco influencia no volume
de água derretida.

Não tenho o gabarito. Fiz uma análise da situação e vou postar abaixo. Houve concordância com a minha análise em relação às alternativas D e E, mas também houve discordância. Questão que pode deixar dúvidas. Agradeço pela análise que possam fazer.

A) INCORRETO --> O empuxo aplicado pelo líquido em um corpo nele submerso, total ou parcialmente, é igual ao peso do líquido deslocado, e não ao peso da parte submersa do corpo.
B) INCORRETO --> Devido ao comportamento anômalo da água, ela, enquanto gelo, tem densidade menor e volume maior, mas sua massa não se altera. Portanto, o volume do iceberg é maior que o volume de sua água derretida.
C) INCORRETO --> De acordo com alternativa anterior, a massa da água enquanto gelo e após ser derretida não se altera. Seu peso, portanto, permanece constante.
D) CORRETO --> O empuxo é igual ao volume de líquido deslocado para cima devido ao volume imerso de um corpo. (E = Peso do líquido deslocado)
Ao mesmo tempo, o empuxo igual ao peso de um corpo que flutua. (E = Peso do iceberg)
Portanto, o peso do corpo é igual ao peso do líquido deslocado. (Peso do icerberg = Peso do líquido deslocado. Portanto Peso do iceberg = Peso do líquido deslocado).
E INCORRETO --> Independente da maior parte do iceberg está submersa ou emersa (não submersa), todo o seu volume fará parte de sua água derretida.

aurelio-costa
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática - Empuxo Empty Re: Hidrostática - Empuxo

Mensagem por Lipo_f Sáb 02 Nov 2024, 13:45

Por definição, tenho E = pVg. Esse termo (pV) nada mais é que a massa de água deslocada, então é mesmo Peso iceberg = Peso de água deslocada. Mas não é por isso que o nível não pode mudar.
O nível não muda porque inicialmente o volume total é o de água V0 e o deslocado: Vi = V0 + Vd
No final, você continua com o volume de água V0 e "ganha" o volume equivalente de gelo derretido. Pra saber quanto é, você conserva a massa: mgelo vira mágua => Vg dg = Vágua . d0, então você ganha dg/d0 Vg
Por outro lado, anteriormente: P = E <=> dg Vg g = d0 Vd g <=> Vd = dg/d0 Vg.
Ora, no início tenho Vi = V0 + Vd = V0 + dg/d0 Vg e no fim tenho Vf = V0 + Va = V0 + dg/d0 Vg, então Vi = Vf e o volume não muda.
A questão não tem gabarito (pelo menos na minha opinião). O volume não muda porque no fim o gelo é só água congelada.
Lipo_f
Lipo_f
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo