PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondulatória - dúvida teórica.

2 participantes

Ir para baixo

Ondulatória - dúvida teórica. Empty Ondulatória - dúvida teórica.

Mensagem por Shakitay Seg 26 Ago 2024, 22:03

Boa noite! 

A minha dúvida é sobre interferência em bolhas de sabão e películas de óleo (como a apresentada na imagem), mas não na interferência em si, mas no seguinte:

 na imagem veja que há o raio 1 e diz que há mudança de fase, eu consegui entender razoavelmente, associei à reflexão de onda em corda com extremidade fixa, então não há mudança de λ,v, f  apenas a inversão de fase da onda. 
Contudo, não entendi bem o raio 2, o porquê dele não haver inversão de fase, já que há reflexão na parte de dentro da película, após a primeira refração, pensei em associar à refração de onda mais densa para menos densa, mas ainda fiquei na dúvida do porquê não haver mudança de fase com a reflexão do raio 3.

A fórmula da interferência luminosa nesses dois cenários são tranquilas, apenas queria entender essa minha indagação, não tenho certeza se me expressei claramente, agradeço quem puder ajudar.

https://i.servimg.com/u/f36/20/50/39/35/img_2010.jpg

(Não consegui anexar a imagem, mas é possível acessá-la pelo link acima.)
Shakitay
Shakitay
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 01/06/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Ondulatória - dúvida teórica. Empty Re: Ondulatória - dúvida teórica.

Mensagem por FelipeOBalaa Qui 29 Ago 2024, 16:29

Você mesmo já colocou a resposta na sua dúvida, pela segunda refração ser de um meio mais refringente para outro meio menos refringente, a reflexão gerada não muda de fase. É análogo ao caso de uma onda passar de uma corda mais densa para uma menos densa.
FelipeOBalaa
FelipeOBalaa
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/08/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos