PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre eletricidade

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por isadorarodrg Sáb 11 maio 2024, 12:56

Estou começando a estudar eletricidade agora para um concurso, tenho uma noção bem básica sobre o assunto.
Minha dúvida é se os eletrons levam energia ou só  transmitem, ou se há casos e casos.
Por exemplo: carregando um capacitor o campo entre as placas se forma porque os eletrons se acumulam em uma delas (entendi que os elétrons se movimentam mas só dentro do corpo). O que faz o capacitor carregar? A corrente passa só energia e nao eletrons? Disso eu posso concluir que os eletrons só se movimentam dentro de um corpo pra gerar ddp e nao pra levar energia?
Vi esses dias um vídeo comparando corrente eletrica com uma mangueira pra explicar porque uma lampada acende instantâneamente e fiquei com essas dúvidas.
Não sei se importa muito saber isso pro concurso, mas desde a escola é um assunto que não entendo direito.
isadorarodrg
isadorarodrg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 maio 2024, 14:04

Com a corrente elétrica, os elétrons se movimentam dentro dois fios e equipamentos elétricos.

Estes elétrons em movimentam possuem energia elétrica.
Ao circularem por equipamentos (lâmpadas, resistores, motores, capacitores, indutores, celulares, baterias, etc.) eles transformam a energia elétrica em outros tipos de energia: energia térmica (chuveiro elétrico), energia luminosa (lâmpadas de diversos tipos), energia sonora (radio e TV), energia mecânica (motores em geral: ventiladores, refrigeradores, liquidificadores, aspiradores máquinas de lavar e secar, etc)