PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre eletricidade

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por isadorarodrg Sáb 11 maio 2024, 12:56

Estou começando a estudar eletricidade agora para um concurso, tenho uma noção bem básica sobre o assunto.
Minha dúvida é se os eletrons levam energia ou só  transmitem, ou se há casos e casos.
Por exemplo: carregando um capacitor o campo entre as placas se forma porque os eletrons se acumulam em uma delas (entendi que os elétrons se movimentam mas só dentro do corpo). O que faz o capacitor carregar? A corrente passa só energia e nao eletrons? Disso eu posso concluir que os eletrons só se movimentam dentro de um corpo pra gerar ddp e nao pra levar energia?
Vi esses dias um vídeo comparando corrente eletrica com uma mangueira pra explicar porque uma lampada acende instantâneamente e fiquei com essas dúvidas.
Não sei se importa muito saber isso pro concurso, mas desde a escola é um assunto que não entendo direito.
isadorarodrg
isadorarodrg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 maio 2024, 14:04

Com a corrente elétrica, os elétrons se movimentam dentro dois fios e equipamentos elétricos.

Estes elétrons em movimentam possuem energia elétrica.
Ao circularem por equipamentos (lâmpadas, resistores, motores, capacitores, indutores, celulares, baterias, etc.) eles transformam a energia elétrica em outros tipos de energia: energia térmica (chuveiro elétrico), energia luminosa (lâmpadas de diversos tipos), energia sonora (radio e TV), energia mecânica (motores em geral: ventiladores, refrigeradores, liquidificadores, aspiradores máquinas de lavar e secar, etc)

A corrente elétrica circula porque os geradores criam um campo elétrico que força os elétrons a se movimentar.

Os capacitores armazenam energia elétrica (do mesmo modo que uma mola comprimida ou esticada acumula energia mecânica). Nos capacitores, as duas placas tem cargas elétricas de sinais opostos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72793
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por isadorarodrg Sáb 11 maio 2024, 17:11

O eletron que percorre um fio, por exemplo, não é o mesmo eletron que acende na lâmpada, certo?
Do tipo (eu nao sei se isso é obvio mas...) os eletrons que estão no fio passam pra lâmpada pra ela acender ou é só a energia que passa?
Do que você falou eu entendi que entre cada ponto de um fio há um potência diferente dai a ddp, certo?
isadorarodrg
isadorarodrg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 maio 2024, 18:56

Não; a velocidade dos elétrons é muito baixa, logo não é o elétron perto do interruptor que vai acender a lâmpada.

Quando se liga o interruptor um sinal elétrico viajando com a velocidade da luz, faz com que o elétron dentro do filamento da lâmpada comece a se movimentar. 

Agora, se a lâmpada estivesse num planeta, distando da Terra a mesma distância da Terra ao Sol, a lâmpada só acenderia 8,5 minutos depois de ligado o interruptor na Terra.

Em cada ponto do fio vai existir um potencial elétrico diferente (e não uma potência diferente).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72793
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por isadorarodrg Sáb 11 maio 2024, 19:37

Ok sinal eletrico é diferente de energia?
Muito obrigada.
isadorarodrg
isadorarodrg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por Elcioschin Seg 13 maio 2024, 09:42

São coisas diferentes: o sinal elétrico é constituído de ondas eletromagnéticas  que viajam com a velocidade da luz.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72793
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por isadorarodrg Seg 13 maio 2024, 12:39

:0 ta bom obrigada.
Me esclareceu demais.
isadorarodrg
isadorarodrg
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre eletricidade Empty Re: Dúvida sobre eletricidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos