HIBRIDAÇÃO DO CARBONO PARA SE LIGAR AO OXIGENIO
2 participantes
Página 1 de 1
HIBRIDAÇÃO DO CARBONO PARA SE LIGAR AO OXIGENIO
Na molécula de C02, na ligação do carbono com o oxigênio por que eu não posso fazer uma hibridação sp no carbono pra conseguir fazer as duas ligações sigma e pi.
Vou representar os spins com +- :
Distribuição eletrônica no C: s:+- p:++. Depois ficaria assim: s:+ p:+++ . Fazendo a hibridação: sp:++ p:++. Com o orbital sp faço as ligações sigma e com os outros dois orbitais puros faço a ligação pi. Mas por que está errado fazer desse jeito?
Vou representar os spins com +- :
Distribuição eletrônica no C: s:+- p:++. Depois ficaria assim: s:+ p:+++ . Fazendo a hibridação: sp:++ p:++. Com o orbital sp faço as ligações sigma e com os outros dois orbitais puros faço a ligação pi. Mas por que está errado fazer desse jeito?
hjkmurilo- Iniciante
Re: HIBRIDAÇÃO DO CARBONO PARA SE LIGAR AO OXIGENIO
Não entendi sua dúvida, porque é exatamente isso que acontece. O carbono gera orbitais híbridos sp e o oxigênio sp2 pra ligação sigma (sp - sp2). Na pi é p - sp2.
Lipo_f- Mestre Jedi
Re: HIBRIDAÇÃO DO CARBONO PARA SE LIGAR AO OXIGENIO
A minha dúvida vem dessa questão: Tal como o CO2, o CH4 também causa o efeito estufa, absorvendo parte da radiação infravermelha que seria refletida da Terra para o espaço. Esta absorção deve-se à estrutura das suas moléculas que, no caso destes dois compostos, apresentam, respectivamente, ligações:
Resposta:) pi e sigma s-sp3
Lendo agora eu acho que o meu erro foi na interpretação mesmo, mas valeu por responder
Resposta:) pi e sigma s-sp3
Lendo agora eu acho que o meu erro foi na interpretação mesmo, mas valeu por responder
Última edição por hjkmurilo em Sáb 21 Set 2024, 17:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar uma observação)
hjkmurilo- Iniciante