PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de lógica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Questão de lógica

Mensagem por _Someone_ Seg 16 Out 2023, 11:31

Se alguns Bifurs são Bofurs e todos os os Gloins são Bofurs, então alguns Bifurs serão obrigatoriamente Gloins

Tal afirmativa é:

a) Verdadeira
b) Falsa
c) Nenhuma das duas

Resposta (gabarito) da questão: b) Falsa. 
Explicação (do autor): Por exemplo, se alguns carros são verdes e todas as folhas são verdes, então alguns carros serão obrigatoriamente folhas. Evidentemente, esta afirmativa não pode ser feita, portanto, será falsa.

Minha dúvida:

Eu entendi o ponto do autor, concordo com ele (pelo exemplo que ele deu), que realmente não faz sentido, e deve ser falsa...
No entanto, quando fui resolver essa questão, em vez de usar "carros verdes", "folhas verdes", etc., eu apenas simplifiquei tudo em "A", "B", e "C". Portanto, o enunciado ficou algo como: Se alguns A são B, e todos os C são B, então alguns A serão obrigatoriamente C

Veja que, com este meu raciocínio, então B = C, e portanto, C = B. Vamos substituir:

"Se alguns A são B, e todo B é B, então alguns A serão obrigatoriamente B"

Isso não é verdade? ... Pois é, eu com base nisso, eu assinalei alternativa a), Verdadeiro. 

Qual foi o meu erro? (caso você argumente que eu não poderia substituir por incógnitas, eu refaço a pergunta: por que não? Em lógica não é permitido?)


Última edição por _Someone_ em Seg 16 Out 2023, 16:28, editado 1 vez(es)

_Someone_
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Questão de lógica

Mensagem por tomate Seg 16 Out 2023, 14:31

C não é obrigatoriamente igual a B. Pelo enunciado, podemos ter certeza apenas que C e parte de A estão contidos em B e, para que isso seja verdade, não é necessário que alguns A sejam C.

tomate
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2023

_Someone_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos