PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria dos Conjuntos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Teoria dos Conjuntos

Mensagem por gabrielswift Qui 30 Dez 2021, 09:10

Pessoal, poderiam me ajudar a simplificar essa expressão?

[latex](A\cup \bar{B})\cap (\bar{A}\cup \bar{B})[/latex]

Eu consegui resolver, por meio de representações com o Diagrama de Venn, mas gostaria de encontrar uma maneira mais "escrita" de se chegar ao resultado, para gastar menos tempo em eventual prova.  cheers

RESPOSTA: [latex]\bar{B}[/latex]
gabrielswift
gabrielswift
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 24/12/2021
Idade : 19
Localização : Piratuba - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teoria dos Conjuntos

Mensagem por marcosprb Qui 30 Dez 2021, 18:12

Cara, sendo bem sincero, eu tive muita dificuldade para resolver essa questão algebricamente (aliás, eu espero que esteja correta) A partir da terceira linha eu tive que notar que as observações dos (*) eram válidas para prosseguir com a solução.
Sobre o tempo: eu acho que a solução por diagramas é bem mais rápida, mas não é aceita em provas discursivas.

Teoria dos Conjuntos Conjun10
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teoria dos Conjuntos

Mensagem por gabrielswift Qui 30 Dez 2021, 18:57

Então, me apavorei na hora de responder essa questão porque a resolução na apostila estava bem confusa, mas olhe a resolução que eu encontrei logo depois: 

Propriedade distributiva: [latex]A\cup (B\cap C)=(A\cup B)\cap (A\cup C)[/latex]
Então: [latex](A\cup \overline{B})\cup (\overline{A}\cup \bar{B})=\overline{B}\cup (A\cap \bar{A})[/latex]
Então, como [latex]A[/latex] e [latex]\bar{A}[/latex] são conjuntos disjuntos, sua intersecção é resulta no conjunto vazio, portanto: [latex]\bar{B}\cup \O = \bar{B}[/latex]

Está correto?
gabrielswift
gabrielswift
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 24/12/2021
Idade : 19
Localização : Piratuba - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teoria dos Conjuntos

Mensagem por marcosprb Qui 30 Dez 2021, 19:06

gabrielswift escreveu:Então, me apavorei na hora de responder essa questão porque a resolução na apostila estava bem confusa, mas olhe a resolução que eu encontrei logo depois: 

Propriedade distributiva: [latex]A\cup (B\cap C)=(A\cup B)\cap (A\cup C)[/latex]
Então: [latex](A\cup \overline{B})\cup (\overline{A}\cup \bar{B})=\overline{B}\cup (A\cap \bar{A})[/latex]
Então, como [latex]A[/latex] e [latex]\bar{A}[/latex] são conjuntos disjuntos, sua intersecção é resulta no conjunto vazio, portanto: [latex]\bar{B}\cup \O = \bar{B}[/latex]

Está correto?
Está correto sim. É uma ótima solução, inclusive.
O que eu não consegui foi simplificar o lado esquerdo da expressão pra chegar no lado direito.
[latex](A\cup \overline{B})\cup (\overline{A}\cup \bar{B})=\overline{B}\cup (A\cap \bar{A})[/latex]
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

gabrielswift gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Teoria dos Conjuntos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos