PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com escrita (enem)

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por nathanvasoncelos958 13/5/2021, 9:35 am

Olá sou novo no fórum, se eu tiver postando algo errado peço desculpas.
Me chamo Nathan estou estudando sozinho em casa para o Enem, mas sinto muita dificuldade em escrever redação por não saber muito  bem  virgulas, acentuação, pontos e outras coisas.
Venho aqui pedir ajuda pois estou estudando para o enem, e não quero aprender  gramatica desnessaria para a prova(já que a prova de português cobra pouca gramática e não vou estudar muito para ela pois o peso é pequeno para o curso que quero).Quero apenas aprender o necessário para conseguir fluir na redação(que tem peso alto) 
Alguém sabe me dizer quais matérias estudar??  ajudaria do fundo do coração... 
obs:
*Não tenho dinheiro algum para cursos de redação ou algo do tipo (estudo só pelo celular)
** Li em um lugar que ler muito ajuda, acham que só lendo muito consigo suprir essa carência ??
*** acham que só estudar matérias como  acentuação, pontuação, crase, virgula vai conseguir fazer com que eu  escreva um texto de 30 linhas sem perder ponto na competência 1(de ortografia)?? Ou preciso ir no conteúdo mais básico aprender o que é uma oraçao subordinada oque é uma oração etc...
****Meu nível de português em uma escala de 10 esta perto de 4


Última edição por nathanvasoncelos958 em 19/5/2021, 9:03 am, editado 5 vez(es)
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por BatataLaranja345 13/5/2021, 12:22 pm

Opa Nathan!
Bom dia, amigo.
Antes de mais nada, bem vindo ao fórum! Aproveite bastante!

Bom... analisando sua situação, creio que o melhor seria fazer as provas antigas do enem(pelo menos português e redação), que aí vc irá ver o que realmente cai na prova!
Não irei a dizer quais matérias estudar, pois apesar do edital não mudar, eles não cobram tudo o que pedem...
Portanto, eu diria a vc olhar aquilo que é mais recorrente nas provas... claro que, matérias como pontuação em geral e as regras do novo acordo ortográfico são importantes saber!

Com relação as redações... recomendo o mesmo.
Mesmo vc não tendo dinheiro para um curso de redação, recomendo que vc poste elas aqui no fórum mesmo. Eu e uns outros colegas corrigimos as redações do pessoal! Claro que, nem todos postam, então não é algo muito comum... mas eu acho que te ajudaria bastante!

Então, resumindo:
1. Rever o que caiu nas provas do enem de português
2. Treinar bastante esses tópicos mais recorrentes.
3. E fazer muita redação, principalmente sobre os próprios temas do enem!

Espero ter te ajudado ai Nathan!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por estudePerseu 13/5/2021, 1:22 pm

Oii, Nathan. Como o seu foco é para o enem eu recomendo você seguir o youtube da Jana Rabelo, ela é uma professora ótima de redação de Minas Gerais e dá aula tanto de teoria da redação do enem (com lives de gramática e análise de textos) quanto de eixos temáticos, os quais ajudarão muito você a fundamentar seus argumentos. Ela possui uma playlist de aulas do ano passado com tudo quase que você pode imaginar, chama: "Quarentena de conhecimento #chupacorona". Além disso, recomendo você procurar aulas de conjunções coordenadas e subordinadas (ou pelo menos faz uma tabela com diversos exemplos de cada tipo dessas conjuções, pois elas são ótimas para melhorar suas opções de conectivos), e de pontuação agora de início. 
 Não sei se você conhece, mas tem um canal  muito bom de orientações de como estudar de forma ativa e produtiva com a Susane Ribeiro, ela sempre me dá uma luz nos estudos. Caso você querer ajuda em outras matérias sobre canais de youtube ou até mesmo livros, só mandar uma mensagem que envio para você. Bons estudos (:
estudePerseu
estudePerseu
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 02/04/2021
Idade : 23
Localização : Maringá, Paraná

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por nathanvasoncelos958 13/5/2021, 2:27 pm

Opa
Primeiro muito obrigado pelas respostas dos dois.
Já ia preparar meu estudos  bem próximo ao que você falou batatalaranja  (vou focar mais em exercícios e nos assuntos que mais caem, se eu tirar 680 em português já esta valendo).Agradeço por me dar essa luz.
Vou dar uma olhada nesses canais e na playlist estudeperseu obrigado pelas dicas.
Achei um cronograma na internet de gramatica de um cara chamado Felipe Araújo, que aborda as seguintes matérias:
acentuaçao,ortografia,ubstantivos,artigos,adjetivos,numerais,pronomes,colocaçao pronominal, verbos, advérbios, preposição, conjunção e interjeição, períodos simples, termos ligados ao verbo e ao nome, concordância nominal, concordância verbal, regência verbal, regência nominal, crase, período composto por subordinação/coordenação, pontuação, analise sintático semântica, e por ultimo, estrutura e formação das palavras 
Bom, de início achei muita coisa (já que meu único objetivo com a gramática e para me fazer fluir no texto de redação, e não perder ponto com virgulas erradas, pontos errados etc..).
Ultima coisa, o que acham dessa lista de conteúdo acima ? muito forçado ?tenho que tirar 920 no mínimo na redação 
Desculpa se eu tiver enchendo o saco ou burlando alguma regra do fórum
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

estudePerseu e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por BatataLaranja345 13/5/2021, 2:38 pm

Que bom então Nathan, que vc já ia começar a fazer assim!
Gostei! Wink

Com relação a essa lista... eu acho ela normal para o concurso. Se vc fosse fazer um concurso militar, te diria a pegar mais pesado. Porém, o "bom" do enem, é que eles não costumam mudar mt no que eles cobram. Então isso é bom para vc.
No caso da redação, o ideal mesmo é saber escrever bem e de forma correta, e os temas não temos como saber antes...
Disseram que o tema do ano passado foi bem pesado, não me recordo o título agr. Mas disseram que foi bem casca grossa.
Então, o ideal mesmo é treinar bastante.

Tem um canal que eu gosto bastante para português que é: Professor Noslen.
Só jogar no youtube, vai aparecer um grandão careca barbudo.
Ele é mt bom!

E sobre as regras do fórum, vc n está violando nenhuma não, relaxa kkkkk
Recomendo que vc só as leia para não cometer nenhum deslize mais para frente!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

estudePerseu e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por estudePerseu 13/5/2021, 4:43 pm

Olha, eu recomendo não seguir esses cronogramas mirabolantes, adapta eles conforme o que você precisa para o enem. É uma ótima ideia você estudar alguns assuntos em gramática de acordo com o que você erra em seus textos, como o caso da regência, concordância, colocação pronominal.
Concordo com o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], Noslen é maravilhoso mesmo!
estudePerseu
estudePerseu
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 02/04/2021
Idade : 23
Localização : Maringá, Paraná

BatataLaranja345 e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por nathanvasoncelos958 13/5/2021, 4:48 pm

agradeço aos 2
muito obg
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

BatataLaranja345 e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por anna27169 13/5/2021, 7:27 pm

nathanvasoncelos958 escreveu:Olá sou novo no fórum, se eu tiver postando algo errado peço desculpas.
Me chamo Nathan estou estudando sozinho em casa para o Enem, mas sinto muita dificuldade em escrever redação por não saber muito  bem  virgulas, acentuação, pontos e outras coisas.
Venho aqui pedir ajuda pois estou estudando para o enem, e não quero aprender  gramatica desnessaria para a prova(já que a prova de português cobra pouca gramática e não vou estudar muito para ela pois o peso é pequeno para o curso que quero).Quero apenas aprender o necessário para conseguir fluir na redação(que tem peso alto) 
Alguém sabe me dizer quais matérias estudar??  ajudaria do fundo do coração... 
obs:
*Não tenho dinheiro algum para cursos de redação ou algo do tipo (estudo só pelo celular)
** Li em um lugar que ler muito ajuda, acham que só lendo muito consigo suprir essa carência ??
*** acham que só estudar matérias como  acentuação, pontuação, crase, virgula vai conseguir fazer com que eu  escreva um texto de 30 linhas sem perder ponto na competência 1(de ortografia)?? Ou preciso ir no conteúdo mais básico aprender o que é uma oraçao subordinada oque é uma oração etc...
****Meu nível de português em uma escala de 10 esta perto de 4
Oiii Nathan! Boa noite! Sempre gostei muito de redação e Português, escrevo bastante desde nova e tive um bom desempenho nessas áreas no ENEM também. Bom, para garantir uma boa nota na redação do ENEM, é preciso saber bem mais do que gramática, a estrutura cobrada pela prova leva em consideração 5 competências e conseguir uma boa pontuação em cada uma é essencial. No youtube tem diversos profs direcionados para o Enem, por exemplo o prof Vinicius Oliveira, ele é muito bom! Além de diversos outros canais(Lucas Felpi, Professor Noslen, Debora Aladim etc). Aconselho pesquisar sobre a estrutura da redação do enem (além de saber as regras gramaticais, é claro). Mas o mais importante para fluir bem na redação: pratique! Faça pelo menos uma redação por semana e peça a algum professor conhecido uma opinião, ou mesmo amigos que possuam mais facilidade (caso queira, pode me mandar uma mensagem privada que eu te ajudo), um plus: leia redações nota 1000, elas são disponibilizadas todos os anos, e assistir aulas no youtube de professores corrigindo redações também pode te ajudar. Minha última dica: caso você continue tendo muita dificuldade nessa área, use modelos prontos de redação e adapte suas ideias neles, o canal "Luma e ponto" fala bastante sobre esse assunto e disponibiliza alguns gratuitamente. 
Boa sorte na sua caminhada e boa prova final do ano. Sucesso!

anna27169
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 01/05/2021

estudePerseu e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por Carolzita Lisboa 21/7/2021, 8:21 am

Olá! Compre apostilas de Redação em Bancas. Todo dia faça uma Redação. Não é preciso muito conhecimento de análise sintática para fazer Redação, é mais questão de prática mesmo. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 600
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com escrita (enem) Empty Re: Ajuda com escrita (enem)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos