PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esperei Muito Tempo?

5 participantes

Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Esperei Muito Tempo?

Mensagem por Yami Mind Sáb 20 Fev 2021, 21:15

Olá, me chamo Felipe, sou do interior do Ceará e tenho 25 anos. Apesar do meu status de "iniciante", já conheço o fórum desde 2013, quando tinha 18 anos e há somente um ano havia concluído o ensino médio. Na época, encontrei o fórum por meio de uma pesquisa na internet sobre fóruns de matemática; logo percebi o quão fraco era meu nível de conhecimento e o quão precária havia sido minha formação até o momento (atribuo isso muito mais a meu próprio desinteresse do que a fatores externos). Passei um tempo estudando em casa por meio de livros que havia ganho da escola e, recorria ao fórum quando surgia algum tópico no qual tinha alguma dificuldade. Depois de um tempo acabei desistindo dos estudos por motivos diversos, porém, o principal talvez tenha sido  o  financeiro, apesar de que hoje vejo que foi apenas uma desculpa para justificar a minha inércia quanto a realização de meus objetivos/sonhos. Ao procurar empregos online nos últimos tempos quase sempre é pedido um curso superior, mesmo em áreas como tradução na qual achei poderia trabalhar como "freelancer", se dá prioridade a candidatos com graduação na área. Desde o começo do ano tenho pensado no meu futuro e sobre o que fazer da vida, então lembrei do fórum e do meu objetivo inicial quando ainda fazia o 3 ano do ensino médio que era fazer arquitetura ou engenharia civil (eu era muito ingênuo), e resolvi voltar a estudar. O único problema é a minha idade , acho que fui demasiado atrasado na minha decisão; faço 26 em maio e mesmo que consiga ingressar em uma instituição ano que vem, os cursos que tenho em mente duram 5 anos o que me faria entrar no mercado de trabalho com mais de 30 anos, sem contar a interação com um pessoal bem mais jovem na faculdade. Gostaria de uma opinião sincera de vocês: ainda vale a pena investir em curso superior na minha idade?
Yami Mind
Yami Mind
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/02/2021
Localização : Ceará

Avicena gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Re: Esperei Muito Tempo?

Mensagem por Nickds12 Sáb 20 Fev 2021, 21:23

Vale mais "investir" em concursos de baixa remuneração na minha opinião. Faculdade é bom para quem já está trabalhando na área, ou em casos excepcionais.

Aproveite que agora os concursos vão voltar. E você com certeza vai conseguir. Você escreve bem. Desde que seja esforçado a ponto de procurar acertar 90% das questões das provas porque a concorrência acaba sendo grande.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

_Arthur_ e Yami Mind gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Re: Esperei Muito Tempo?

Mensagem por Lumen_Ruby Sáb 20 Fev 2021, 23:07

Acho que depende da área em que você quiser atuar, mas pra mim adquirir conhecimento sobre algo de seu interesse é muito gratificante e não acredito que tenha idade limite para isso. Se o investimento na faculdade ser algo que você não escolha, recomendo pelo menos olhar alguns cursos, assim você pode conseguir um trampo legal, sem necessariamente precisar do ensino superior.

O mais importante é seguir com a cabeça erguida. Não tenha pânico e faça o que te fazer mais feliz, desde que você esteja dando seu melhor, valerá a pena.

(Alias, reparei no seu avatar, vejo que tem muito bom gosto em mangás)
Lumen_Ruby
Lumen_Ruby
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/02/2021

Yami Mind gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Re: Esperei Muito Tempo?

Mensagem por romulos1 Dom 21 Fev 2021, 06:23

Daqui 6 anos, você estará, inevitavelmente, 6 anos mais velho. Então faça o melhor uso desse tempo correndo atrás dos seus sonhos. 
Aliás, hoje, o curso superior é o que o ensino médio era antigamente: todos têm, não é mais um diferencial. Por isso darem preferência para quem o tem.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Yami Mind gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Re: Esperei Muito Tempo?

Mensagem por Avicena Dom 21 Fev 2021, 07:59

Bom dia, Felipe!

Você consegue sim, você é novo. Eu na minha vida eu tinha vários objetivos, mas foquei no principal, hoje estudo física e matemática na UFRJ. Como eu quero forças armadas (Marinha ou Aeronáutica), vou ter que estudar pra engenharia, pois é muito difícil abrir para essas duas áreas (abre sempre pra engenharia nas Forças Armadas, abre todo ano pra várias engenharias, sempre a EAOEAR e o CEM. 

Não desista, faça o ensino superior e caia de cara nos estudos que você gosta, pois assim que voê vai encontrar a maior felicidade do mundo.
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Yami Mind e Lumen_Ruby gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esperei Muito Tempo? Empty Re: Esperei Muito Tempo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos