PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentar resover um exercício por muito tempo?

2 participantes

Ir para baixo

Tentar resover um exercício por muito tempo? Empty Tentar resover um exercício por muito tempo?

Mensagem por jcmrgjr Sex 11 Mar 2016, 03:20

O que vocês acham que deve ser feito quando, durante os estudos, não se consegue resolver um exercício após umas 4 tentativas?
Deve-se buscar uma resolução na internet ou continuar a tentar resolve-lo por um bom tempo?
A exemplo, acabei de ficar em um único exercício de matemática por, aproximadamente, 30 minutos para que, por fim, o resolvesse.
Não é algo comum, mas às vezes acontece.
Fazer isso é perder ou ganhar tempo?
Tenho uma vaga ideia de que tentar entender o raciocínio necessário para resolver o problema à exaustão pode aumentar a fixação do assunto e melhorar a capacidade de resolver questões parecidas, mas não tenho certeza da eficácia do método para o estudo da matéria em questão e para a aprovação no vestibular.
Resolver ou buscar a resolução após + ou - 10 minutos, o que é melhor?
jcmrgjr
jcmrgjr
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/12/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tentar resover um exercício por muito tempo? Empty Re: Tentar resover um exercício por muito tempo?

Mensagem por Carlos Adir Sex 11 Mar 2016, 06:54

Não tome tempo para sua aprendizagem, isto é, o tempo que você estuda não significa o quanto você aprendeu.
Tem questão que eu fico 3~4 dias(não direto), pensando nas maneiras de resoluções que ainda não tentei.
Acho que o importante seria você conseguir resolver, caso não saia em 10 minutos, pare e vai para outra questão. Depois de algumas horas(2 ou 4) volte nela pois você terá outra visão para a questão. Normalmente eu deixo a resolução para ultimo caso(depois de procurar ajuda de um professor que possa me dar dica) e quando eu for ver(se ainda não estiver sanada a duvida), eu vejo linha por linha até chegar uma parte que talvez eu consiga ir pra frente a partir daquilo. Em ultimo caso, leio a resolução toda.
Questões da OBM se encaixam perfeitamente nesse tipo.
Quem pratica e depois vê a resolução aprende bem mais de quem só lê a resolução e não tenta denovo.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos