PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças de atrito. Questionamento!!!

2 participantes

Ir para baixo

Forças de atrito. Questionamento!!! Empty Forças de atrito. Questionamento!!!

Mensagem por PeoHz Qua 14 Set 2011, 13:04

Primeiramente agradeço aos que puderem me prestar socorro nesta dúvida.

Bom, lá vai:

Estudo pelo conhecido livro do Ramalho ( Os fundamentos da Física ). No volume 1, na parte de Forças de atrito existem algumas informações adicionais que me causaram certa confusão.
Nos exemplos do carro que tem tração somente na roda traseira o livro diz que a Fat na roda dianteira empurra o chão para FRENTE.
No exemplo da pessoa andando é dito algo semelhante. A sola do sapato tem Fat pra frente.
As informações me geram conflito pois é um tanto difícil imaginar que a roda dianteira em alta velocidade girando no mesmo sentido da traseira(que tem a tração do motor) tem sua Fat no sentido oposto , empurrando o chão para FRENTE. Assim como no exemplo da pessoa andando para frente e a fat, que deveria se apresentar com sentido oposto ao do deslocamento, tem mesmo sentido.

PeoHz
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 31
Localização : QUEIMADOS, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Forças de atrito. Questionamento!!! Empty Re: Forças de atrito. Questionamento!!!

Mensagem por Euclides Qua 14 Set 2011, 14:09

Nos exemplos do carro que tem tração somente na roda traseira o livro diz que a Fat na roda dianteira empurra o chão para FRENTE.

A diferença essencial entre os dois pares de rodas é exatamente a tração traseira. Na roda traseira existe um torque. Esse torque empurra o chão para trás e a roda recebe reação para a frente. Essa roda com um torque causa o movimento do veículo.

A roda dianteira não recebe um torque do motor. O seu eixo é empurrado para a frente pelas rodas traseiras. A roda dianteira, empurrada para a frente pelo seu eixo, empurra também o chão para a frente e recebe dele uma reação para trás, girando no mesmo sentido que a traseira. Essa roda, sem torque, apenas acompanha o movimento do veículo.

No caso da pessoa andando, uma força muscular empurra o chão para trás, a reação para a frente, aplicada pelo chão no sapato, nos faz andar.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos