PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Simulado do Estratégia Militares) Colocação pronominal

Ir para baixo

(Simulado do Estratégia Militares) Colocação pronominal Empty (Simulado do Estratégia Militares) Colocação pronominal

Mensagem por Lukinhas26 Qui 20 Ago 2020, 10:48

Assinale, a seguir, a alternativa em que o pronome em destaque aceitaria outra colocação dentro da frase.

(A) “Vassuncê mandou este bilhete à Laurinha dizendo que ama-lhe”.

(B) “mandou chamá-lo à sua presença”

(C) “nunca, ouviu? – que contra ela se cometa o menor deslize.”

(D) “Tirou de dentro o bilhetinho cor de rosa, desdobrou-o”.

(E) “Velhacamente o velho cortou-lhe o fio das expansões.”




Gab.: ''A''

A)Eu não concordo com o gabarito proposto pelo professor. Conforme evidencia alguns gramáticos, a conjunção integrante é fator de próclise.
(B) Essa que poderia ser a correta. Conforme alguns gramáticos, se eu tenho um verbo no infinitivo, pode-se usar a ênclise ou a próclise.
(C) Aqui é a mesma coisa, poderia ser a correta. Conforme alguns gramáticos, se a próclise não é proibida, então ela é aceita.
(D)Surgiu-me a dúvida: O ''lhe'' tem de estar antes do ''cortou''? Existe uma regra que evidencia que o clítico tem de vir antes do verbo quando e tiver um advérbio modificando o verbo. Isso é verdade ainda que eu tenha um termo intermediado entre o advérbio e o verbo?
Lukinhas26
Lukinhas26
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 07/01/2019
Idade : 42
Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

(Simulado do Estratégia Militares) Colocação pronominal Empty Re: (Simulado do Estratégia Militares) Colocação pronominal

Mensagem por Lukinhas26 Qui 20 Ago 2020, 20:43

Grato por qualquer ajuda.
Lukinhas26
Lukinhas26
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 07/01/2019
Idade : 42
Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos