PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocação pronominal III

2 participantes

Ir para baixo

Colocação pronominal III Empty Colocação pronominal III

Mensagem por Nova Era Qui 24 maio 2018, 16:42

Boa tarde.
Observe as seguintes colocações do pronome átonos:

(1)''é verdade que não me tenho dedicado muito na busca''
(2)''é verdade que não tenho-me dedicado muito na busca''
(3)''é verdade que não tenho me dedicado muito na busca''
(4)''é verdade que não tenho dedicado-me muito na busca''

Com base na norma culta do Brasil, podemos afirmar que o pronome átono está colocado corretamente nas frases com os seguintes números

a)1 e 2
b)1 e 3
c)2 e 3
d)2 e 4
e)3 e 4

gabarito:

Aproveito para pedir ajudar a diferenciar as frases 1 e 2, quando eu uso com ''-'', quando eu uso sem
Nova Era
Nova Era
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 529
Data de inscrição : 05/11/2017
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Colocação pronominal III Empty Re: Colocação pronominal III

Mensagem por dd0123 Sex 24 Ago 2018, 21:37

Quando é locução verbal, as regras variam para a forma como está o verbo principal, se no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.
Mas, baseando-se somente no que é proibido é mais fácil de memorizar e resolver boa parte das questões.
Em locuções verbais não é permitido ênclise no verbo principal se ele estiver no particípio. Outra proibição é: com palavra atrativa do pronome não se pode haver ênclise no auxiliar.
Com isso eliminamos a 4 e a 2. 

Sobre o hífen, a ausência dele é uma exclusividade brasileira, haja vista que todas as regras gramaticais que aprendemos são gerais para os falantes de língua portuguesa (por isso que muitas delas soam estranhas a nós). 
Tanto é que o exercício diz "com base na norma culta do Brasil". Portanto, pode ser considerado correto em momentos e em outros não. Nesse caso, considerou.

Qualquer dúvida pode dizer! Abraço!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos