Lógica - Análise Combinatória (Caminhos)
2 participantes
Página 1 de 1
Lógica - Análise Combinatória (Caminhos)
A figura seguinte é o mapa de um bairro: os pontos A, B, C e D são as casas, e os segmentos são as ruas. De quantas maneiras é possível fazer um caminho que passa exatamente uma vez por cada uma das ruas? Obs.: É permitido passar mais de uma vez por uma mesma casa.
a) 4
b) 8
c) 10
d) 12
a) 4
b) 8
c) 10
d) 12
Rodrigo Paulo Crosser 150- Iniciante
Re: Lógica - Análise Combinatória (Caminhos)
Uma parte importante desse tipo de grafos é notar por onde você pode começar. Como D, por exemplo, tem três ruas, se eu não começo em D, preciso entrar, depois sair, depois entrar => termino em D. O mesmo valendo pra B, implica que eu não posso começar em A e em C. Logo, começo em D e termino em B ou começo em B e termino em D -> duas possibilidades.
Considere começar em D:
1. Caminhos D - B
Você foi direto pra B e agora a única forma é dar a volta por cima (anti-horário B - A - D - C - D) ou por baixo (B - C - D - A - B) -> são duas formas
2. Caminhos D - A - B
Você foi pra B passando por A antes e só há dois caminhos restando: B - D - C - B ou B - C - D - B -> duas formas
3. Caminhos D - C - B
São análogos do caso anterior => duas formas
Ao todo são 6 formas D -> B. Você também poderia analisar que são independentes os braços D - A - B, D - B e D - C - B, logo eu tenho 3 possibilidades pro primeiro, 2 pro segundo, 1 pro último => 3! = 6 formas
Ora, como B -> D são os mesmos, só espelhados, eu tenho ao todo 12 formas
Considere começar em D:
1. Caminhos D - B
Você foi direto pra B e agora a única forma é dar a volta por cima (anti-horário B - A - D - C - D) ou por baixo (B - C - D - A - B) -> são duas formas
2. Caminhos D - A - B
Você foi pra B passando por A antes e só há dois caminhos restando: B - D - C - B ou B - C - D - B -> duas formas
3. Caminhos D - C - B
São análogos do caso anterior => duas formas
Ao todo são 6 formas D -> B. Você também poderia analisar que são independentes os braços D - A - B, D - B e D - C - B, logo eu tenho 3 possibilidades pro primeiro, 2 pro segundo, 1 pro último => 3! = 6 formas
Ora, como B -> D são os mesmos, só espelhados, eu tenho ao todo 12 formas
Lipo_f- Mestre Jedi