Ita 2005 - equação
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Ita 2005 - equação
*Conseguem visualizar os sinais? Ainda estou aprendendo a mexer nesse fórum*
(Ita 2005) Considere a equação em [tex3]x ∈ \mathbb{R} \ \ \ \sqrt{1+mx}=x+\sqrt{1-mx} [/tex3], sendo m um parâmetro real:
a) Resolva a equação em função do parâmetro m.
(Isso quer dizer pra isolar o m?)
b) Determine todos os valores de m para os quais a equação admite solução não nula.
(Isso quer dizer para organizar a equação em função de x?)
Gabarito:
a) Para m∈ \mathbb{R} tal que m < (√2)/2 ou m \geq 1, S = {0}
Para m∈ \mathbb{R} tal que (√2)/2 \leq m < 1, S = {0;2}
b)m∈ \mathbb{R} tal que (√2)/2 \leq m < 1
OBS.: Não tem uma maneira mais fácil de passar a limpo todas essas resoluções, principalmente se tratando de raiz quadrada?
Minha resolução:
a) Deixando a equação em função de m:
C.E.: 1-mx \geq 0 --> m \leq 1/x
1 + mx \geq 0 --> m \geq -1/x
√(1-mx) = x + √(1-mx) ()² --> 1 + mx = x² + 2x√(1-mx) --> 2mx - x² = 2x√(1-mx) -->
--> 2m - x = 2√(1-mx) ()² --> 4m² - 4mx + x² = 4(1-mx) --> 4m² + x² = 4 -->
--> 4m² = 4 - x² --> m² = (2+x)(2-x)/4 --> m = (+-)√[(2+x)(2-x)]/2 *não sei como prosseguir*
b) Deixando a equação em função de x:
C.E.: 1-mx \geq 0 --> x \leq 1/m
1 + mx \geq 0 --> x \geq -1/m
4m² + x² = 4 --> x² = 4- 4m² --> x = (+-) √[4(1-m²)] --> x = (+-) 2√(1-m²)
*Qual critério utilizo para determinar os valores de m para os quais a equação admite solução não nula?* Tentei fazer de duas formas:
1ª Forma:
(+-)2√(1-m²) \neq 0 ()² --> 4(1-m²) \neq 0 --> 4 - 4m² \neq 0 --> m² \neq 1 --> m \neq (+-) 1
2ª Forma:
(+-)2√(1-m²) > 0 --> 4(1-m²)>0 --> 4 - 4m² > 0 --> 4m² < 4 --> m < +- 1
(+-)2√(1-m²) < 0 --> 4(1-m²)<0 --> 4 - 4m² < 0 --> 4m² > 4 --> m > +- 1
*Obviamente está errado. Mas o que estou errando?*
(Ita 2005) Considere a equação em [tex3]x ∈ \mathbb{R} \ \ \ \sqrt{1+mx}=x+\sqrt{1-mx} [/tex3], sendo m um parâmetro real:
a) Resolva a equação em função do parâmetro m.
(Isso quer dizer pra isolar o m?)
b) Determine todos os valores de m para os quais a equação admite solução não nula.
(Isso quer dizer para organizar a equação em função de x?)
Gabarito:
a) Para m∈ \mathbb{R} tal que m < (√2)/2 ou m \geq 1, S = {0}
Para m∈ \mathbb{R} tal que (√2)/2 \leq m < 1, S = {0;2}
b)m∈ \mathbb{R} tal que (√2)/2 \leq m < 1
OBS.: Não tem uma maneira mais fácil de passar a limpo todas essas resoluções, principalmente se tratando de raiz quadrada?
Minha resolução:
a) Deixando a equação em função de m:
C.E.: 1-mx \geq 0 --> m \leq 1/x
1 + mx \geq 0 --> m \geq -1/x
√(1-mx) = x + √(1-mx) ()² --> 1 + mx = x² + 2x√(1-mx) --> 2mx - x² = 2x√(1-mx) -->
--> 2m - x = 2√(1-mx) ()² --> 4m² - 4mx + x² = 4(1-mx) --> 4m² + x² = 4 -->
--> 4m² = 4 - x² --> m² = (2+x)(2-x)/4 --> m = (+-)√[(2+x)(2-x)]/2 *não sei como prosseguir*
b) Deixando a equação em função de x:
C.E.: 1-mx \geq 0 --> x \leq 1/m
1 + mx \geq 0 --> x \geq -1/m
4m² + x² = 4 --> x² = 4- 4m² --> x = (+-) √[4(1-m²)] --> x = (+-) 2√(1-m²)
*Qual critério utilizo para determinar os valores de m para os quais a equação admite solução não nula?* Tentei fazer de duas formas:
1ª Forma:
(+-)2√(1-m²) \neq 0 ()² --> 4(1-m²) \neq 0 --> 4 - 4m² \neq 0 --> m² \neq 1 --> m \neq (+-) 1
2ª Forma:
(+-)2√(1-m²) > 0 --> 4(1-m²)>0 --> 4 - 4m² > 0 --> 4m² < 4 --> m < +- 1
(+-)2√(1-m²) < 0 --> 4(1-m²)<0 --> 4 - 4m² < 0 --> 4m² > 4 --> m > +- 1
*Obviamente está errado. Mas o que estou errando?*
Última edição por MakiseKurisu em Sex 14 Ago 2020, 19:24, editado 1 vez(es)
MakiseKurisu- Recebeu o sabre de luz
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Re: Ita 2005 - equação
Item A
![Ita 2005 - equação Gif](https://latex.codecogs.com/gif.latex?%5Cbegin%7Balign*%7D%20x%20%5Cin%20%5Cmathbb%7BR%7D%20%5C%20%5C%20%5C%20%5Csqrt%7B1+mx%7D%26%3Dx+%5Csqrt%7B1-mx%7D%5C%5C%20%5Csqrt%7B1+mx%7D-%5Csqrt%7B1-mx%7D%26%3Dx%20%5C%5C%201+%5Ccancel%7Bmx%7D+1%20%5Ccancel%7B-mx%7D-2%5Csqrt%7B1+mx%7D%5Ccdot%5Csqrt%7B1-mx%7D%26%3Dx%5E2%5C%5C%202-x%5E2%26%3D2%5Csqrt%7B1+mx%7D%5Ccdot%5Csqrt%7B1-mx%7D%5C%5C%204-4x%5E2+x%5E4%3D4%281+mx%29%281-mx%29%26%3D4-4m%5E2x%5E2%5C%5C%20x%5E4+4x%5E2%28m%5E2-1%29%26%3D0%5C%5C%20x%5E2%28x%5E2+4m%5E2-4%29%26%3D0%5C%5C%20x%3D0%20%5Cquad%20%5Clor%20%5Cquad%20%7Cx%7C%3D%5Csqrt%7B4%281-m%5E2%29%7D%20%5Cqquad%20%7Cm%7C%5Cleq%201%20%5CRightarrow%20-1%20%5Cleq%20m%20%5Cleq%201%5C%5C%20%5C%5C%201+mx%5Cgeq%200%20%5Cquad%20%5Cland%20%5Cquad%201-mx%5Cgeq%200%20%5CRightarrow%20%5C%5C%201-m%5E2x%5E2%5Cgeq%200%20%5CRightarrow%20%5C%5C%201-m%5E2%284%281-m%5E2%29%29%5Cgeq%200%20%5CRightarrow%20%5C%5C%204m%5E4-4m%5E2+1%5Cgeq%200%20%5CRightarrow%20%5C%5C%20%282m%5E2-1%29%20%5Cgeq%200%20%5CRightarrow%20%5C%5C%20%7Cm%7C%5Cgeq%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5CRightarrow%20m%5Cgeq%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cquad%20%5Clor%20%5Cquad%20m%20%5Cleq%20-%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%5C%5C%20%5Ctext%7BInterse%5Cc%7Bc%7D%5C%7Eao%20das%20inequa%5Cc%7Bc%7D%5C%7Eoes%3A%7D%20%5Cquad%20-1%5Cleq%20m%20%5Cleq%20-%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cquad%20%5Clor%20%5Cquad%201%5Cleq%20m%20%5Cleq%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5C%5C%20%5C%5C%20%5Ctext%7BS%5C%27o%20que%7D%20%5Cquad%201+mx-%201+mx%3D2mx%3D%28%5Csqrt%7B1+mx%7D+%5Csqrt%7B1-mx%7D%29%28%5Ccancelto%7Bx%7D%7B%5Csqrt%7B1+mx%7D-%5Csqrt%7B1-mx%7D%7D%29%20%5CLeftrightarrow%20%5C%5C%20%5C%5C%20x%282m-%5Csqrt%7B1+mx%7D+%5Csqrt%7B1-mx%7D%29%3D0%20%5CLeftrightarrow%20m%3E0%20%5C%5C%20%5C%5C%20%5Cend%7Balign%7D)
![Ita 2005 - equação Gif](https://latex.codecogs.com/gif.latex?%5Cbegin%7Balign*%7D%20%5Ctext%7BPor%20fim%2C%7D%20%5Cquad%20-1%5Cleq%20m%20%5Cleq%20-%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cquad%20%26%20%5Clor%20%5Cquad%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cleq%20m%20%5Cleq%201%20%5Cquad%20%5Cland%20%5Cquad%20m%3E0%20%5CRightarrow%20%5C%5C%20%5C%5C%20%26%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%5Cleq%20m%20%5Cleq%201%26%20%5Cend%7Balign%7D)
Item B
![Ita 2005 - equação Gif](https://latex.codecogs.com/gif.latex?%5Cbegin%7Balign*%7D%20x%3D0%20%5Cquad%20%5Clor%20%5Cquad%20%7Cx%7C%3D%5Csqrt%7B4%281-m%5E2%29%7D%20%5Cquad%20%2C%20%5Cquad%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cleq%20m%20%5Cleq%201%20%5C%5C%20%5Ctext%7BComo%20h%5C%27a%20a%20condi%5Cc%7Bc%7D%5C%7Eao%20de%20a%20equa%5Cc%7Bc%7D%5C%7Eao%20admitir%20raiz%20n%5C%7Eao%20nula%2C%7D%20%5Cquad%20m%5Cneq1%20%5CRightarrow%20%5C%5C%20%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%20%5Cleq%20m%20%3C%201%20%5Cend%7Balign%7D)
Item B
al171- Fera
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MakiseKurisu gosta desta mensagem
Re: Ita 2005 - equação
MakiseKurisu ,
Respondendo as suas perguntas:
ITEM A) (Isso quer dizer pra isolar o m?)
Não, na verdade, resolver em função do parâmetro m significa determinar soluções da equação inicial em função de m. Sendo assim, as soluções encontradas serão dadas em função de m: x(m).
ITEM B) (Isso quer dizer para organizar a equação em função de x?)
Do item A, dispomos de uma expressão que relaciona x em função de m. Basta fazer a condição de não nulidade: x(m)≠ 0
Era necessário, em primeiro lugar, determinar algum intervalo de "m" para o qual a expressão x(m) existisse. Entretanto, isso não seria inteiramente exequível se o candidato não se lembrasse da diferença de quadrados. Desconsiderando a diferença de quadrados, não se obteria m≠0.
O motivo de utilizar a diferença de quadrados reside em explorar a peculiaridade que foi dada em √1-mx e √1+mx. Dependendo de como se opera essas duas raízes, obtém-se uma expressão que independe de x e de m. Fato relevante o suficiente para que o candidato não o ignore.
~Mesmo que os códigos em LaTeX estejam corretos, eles não tiveram o devido output: não é possível visualizar as equações a não ser como linhas de comando.~
Respondendo as suas perguntas:
ITEM A) (Isso quer dizer pra isolar o m?)
Não, na verdade, resolver em função do parâmetro m significa determinar soluções da equação inicial em função de m. Sendo assim, as soluções encontradas serão dadas em função de m: x(m).
ITEM B) (Isso quer dizer para organizar a equação em função de x?)
Do item A, dispomos de uma expressão que relaciona x em função de m. Basta fazer a condição de não nulidade: x(m)≠ 0
Era necessário, em primeiro lugar, determinar algum intervalo de "m" para o qual a expressão x(m) existisse. Entretanto, isso não seria inteiramente exequível se o candidato não se lembrasse da diferença de quadrados. Desconsiderando a diferença de quadrados, não se obteria m≠0.
O motivo de utilizar a diferença de quadrados reside em explorar a peculiaridade que foi dada em √1-mx e √1+mx. Dependendo de como se opera essas duas raízes, obtém-se uma expressão que independe de x e de m. Fato relevante o suficiente para que o candidato não o ignore.
~Mesmo que os códigos em LaTeX estejam corretos, eles não tiveram o devido output: não é possível visualizar as equações a não ser como linhas de comando.~
al171- Fera
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MakiseKurisu gosta desta mensagem
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