PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estática - Guindaste

2 participantes

Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Estática - Guindaste

Mensagem por lima178963 Dom 16 Fev 2020, 12:59

A figura mostra um guindaste simples suportando uma carga de 15 kN. O centro de gravidade do braço ou viga, de 7,5m, 2,5 kN, é 3,0 m, medido ao longo do braço a partir da extremidade inferior, que está com um pino em P. O cabo C pode ser puxado por um guincho para mudar o ângulo de elevação do braço. Determine a tensão no cabo C e as componentes da força do pino em P sobre o braço, para Θ = 30º.

Estática - Guindaste Exerci10



lima178963
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Re: Estática - Guindaste

Mensagem por Ashitaka Dom 16 Fev 2020, 15:20

Dá uma conferida aí pra ver se não tem nada errado.
Estática - Guindaste Untitl10
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Re: Estática - Guindaste

Mensagem por lima178963 Dom 16 Fev 2020, 16:36

Obrigado.

Depois de eu mesmo ir desenhando com base no seu desenho e também algum esforço mental, eu consegui entender.

Só uma pergunta, porque que a tração no fio não é a mesma?

lima178963
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Re: Estática - Guindaste

Mensagem por Ashitaka Dom 16 Fev 2020, 18:17

lima178963 escreveu:Obrigado.

Depois de eu mesmo ir desenhando com base no seu desenho e também algum esforço mental, eu consegui entender.

Só uma pergunta, porque que a tração no fio não é a mesma?

Que bom que entendeu, dá uma conferida nas contas pra ver se bate com o que estava encontrando.

Sobre a tração no fio, essa é uma boa pergunta e eu mesmo me perguntei isso. O que eu me lembro das distantes aulas de física que tive é que considerar a tração igual em ambas as partes do fio seria uma idealização, como se costuma fazer nos problemas do ensino médio. Ou seja, na realidade, é esperado que elas sejam diferentes em diferentes trechos do fio. O que explica essa diferença? Para ser sincero, rigorosamente eu não tenho certeza, mas me parece bastante plausível que seja devido ao atrito entre o fio e a polia, que "ajuda a segurar o bloco". Outro fator que talvez influencia é por ser um ponto de descontinuidade do fio, onde o material sobre uma deformação diferente do resto do fio. Mas acho que a explicação por atrito é mais sólida, ela deve ser o fator predominante dentre outros pequenos que possam existir.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Re: Estática - Guindaste

Mensagem por lima178963 Dom 16 Fev 2020, 18:40

O valor não dá 28000 N, dá um valor próximo disso. Creio que o livro fez arredondamentos.

lima178963
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - Guindaste Empty Re: Estática - Guindaste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos