Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

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Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

Mensagem por 2pac em Sex Jan 12 2018, 06:16

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Evasão escolar no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 
Texto I
A porcentagem de jovens que concluem o Ensino Médio na idade certa – até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014. Os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há, no entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.
O estudo"Aprendizagem em Foco", divulgado nesta semana, mostra que, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Entre aqueles que concluíram o Ensino Médio na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Entre os que não terminaram o Ensino Fundamental, a média cai para R$ 436. O ingresso no mundo do trabalho e a gravidez na adolescência estão entre os fatores que levam os jovens a deixar a escola.


 
Texto II
O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, na pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a frequência e aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos desistem.
Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes.
Entender e interferir positivamente no processo da evasão escolar é um desafio que exige uma postura de desconstrução das verdades construídas pelos leitores, assumindo assim uma atitude reflexiva diante dos conhecimentos prévios acerca da evasão escolar.


 
Texto III
Dentre os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são mais frequentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries/1º ao 9º ano) os seguintes: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos.
Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.




Ao se analisar o estágio atingido pela sociedade moderna,percebe-se que a evolução intelectual no que à tange,se mostra essencial para seu desenvolvimento,sendo,portanto,incontrovertível o progresso educacional de uma nação.Correspondendo ,no Brasil,de maneira inadequada na prática.
Quando não há a presença escolar constante na vida do cidadão,por consequência,há a falta de opinião própria,que leva a forte manipulação,más influencias e más aspirações,além de insegurança financeira para o futuro.Consequências supracitadas que se estendem ainda à escala nacional,com a escassez profissional,redução do PIB e retrocesso tecnológico,social e intelectual da população.
Sendo,entretanto,esse enredo,tratado com muito remanso e tranquilidade,não dispondo da devida atenção e urgência merecida.O Brasil,por ser um país subdesenvolvido e emergente,ademais,de uma esfera política altamente instável,não consegue ter uma marcha contínua e regular de progressão em seus espaços de intentos de nação.Sendo,por exemplo,comum a desordem e ausência do ministério da educação e do estatudo da criança e do adolescente,levando a um número de evasão escolar muito grande,principalmente pela falta de renda familiar,gravidez na adolescência e falta de interesse ou proibição dos pais,ampliando o enraizamento do revés.
De modo exposto,percebe-se que o contratempo carece ser solucionado,mas que pode ser superado.Com veemente atuação do código civil pelo poder legislativo,podemos,por meio das leis e do poder executivo,colocar em ofício um âmbito que seja mais encorajador para a atividade escolar e que haja menos adversidades que impessam a mesma.Pela atuação enfática do ministério da educação em sinergia com o estatuto da criança e adolescente,podemos reduzir drasticamente o número de evasão escolar,oferecendo suporte e ajuda para os contratempos que estejam enfretando,e assim garantir o seu direito básico à educação,além de uma saudável colaboração entre o âmbito escolar e familiar,para que por meio dessa,haja orientação e harmonia entre o corpo docente e discente,proporcionando uma situação mais incentivadora através do diálogo e da vertente coordenada.


Última edição por 2pac em Sab Jan 13 2018, 09:50, editado 1 vez(es) (Razão : Colocar os textos de apoio)

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Re: Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

Mensagem por 2pac em Sab Jan 13 2018, 09:46

UPP!!!

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Re: Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

Mensagem por AlunoX em Seg Jan 15 2018, 08:56


      Ao se analisar o estágio atingido pela sociedade moderna,percebe-se que a evolução intelectual no que à tange,se mostra essencial para seu desenvolvimento,sendo,portanto,incontrovertível o progresso educacional de uma nação.Correspondendo ,no Brasil,de maneira inadequada na prática (obs1)
      Quando não há a presença escolar constante na vida do cidadão,por consequência,há a falta de opinião própria,que leva a forte manipulação,más influencias e más aspirações,além de insegurança financeira para o futuro.Consequências supracitadas que se estendem ainda à escala nacional,com a escassez profissional,redução do PIB e retrocesso tecnológico,social e intelectual da população.

      Sendo,entretanto,esse enredo,tratado com muito remanso e tranquilidade,não dispondo da devida atenção e urgência merecida.O Brasil,por ser um país subdesenvolvido e emergente,ademais,de uma esfera política altamente instável,não consegue ter uma marcha contínua e regular de progressão em seus espaços de intentos de nação.Sendo,por exemplo,comum a desordem e ausência do ministério da educação e do estatudo da criança e do adolescente,levando a um número de evasão escolar muito grande,principalmente pela falta de renda familiar,gravidez na adolescência e falta de interesse ou proibição dos pais,ampliando o enraizamento do revés.
      De modo exposto,percebe-se que o contratempo carece ser solucionado,mas que pode ser superado.Com veemente atuação do código civil pelo poder legislativo,podemos,por meio das leis e do poder executivo,colocar em ofício um âmbito que seja mais encorajador para a atividade escolar e que haja menos adversidades que impessam a mesma (obs 2) . Pela atuação enfática do ministério da educação em sinergia com o estatuto da criança e adolescente,podemos reduzir drasticamente o número de evasão escolar,oferecendo suporte e ajuda para os contratempos que estejam enfrentando,e assim garantir o seu direito básico à educação,além de uma saudável colaboração entre o âmbito escolar e familiar,para que por meio dessa,haja orientação e harmonia entre o corpo docente e discente,proporcionando uma situação mais incentivadora através do diálogo e da vertente coordenada (obs3)


Bom, vou dar uma opinada sobre seu texto...se alguém mais quiser o fazer, que fique à vontade.

Olha, eu acho que nesse texto você se empolgou um pouco; quero dizer, você se preocupou em fazer um texto "bonito" - isto é, com um vocabulário mais elaborado - e acabou se prejudicando.

Assim, o que eu marquei em azul são trechos nos quais o que você quis dizer não ficou muito claro. 

Obs1: repare que aqui você não indicou quais vão ser seus argumentos no decorrer do desenvolvimento, nem indicou explicitamente sua tese. Você se limitou a dizer que o progresso educacional nacional é "inadequado na prática", o que é muito vago.

Obs2: Mesma coisa da observação anterior...como assim o código civil vai atuar? que "âmbito" é esse que você quer colocar em  vigor? Você não explicitou como vai ser essa tal solução. 

Obs3: Período muito longo. 

Eu diria, na verdade, que todo o seu parágrafo de solução está inadequado. Você não indica nenhuma ação concreta.

Além disso, você não usou nenhum conhecimento relevante de fora - livros, autores, filósofos - para dar sustento aos seus argumentos.

Ah, outra coisa: quando você for digitar uma redação aqui no fórum, dê o espaçamento dos parágrafos direito...para ficar mais claro onde começa e onde termina cada um.

Eu acho, enfim, baixa a probabilidade de um texto assim ir bem no enem. É claro que o enem é uma prova zuada  que aceita qualquer um que seja formado em letras para corrigir as redações, e, assim, se você pegasse um corretor menos experiente, talvez você teria uma nota boa. Agora, numa fuvest, dificilmente você tiraria uma nota com potencial de aprovação, em um curso concorrido. 

É claro que essa é só minha opinião. Quem quiser discordar, ou acrescentar algo, fique à vontade

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Re: Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

Mensagem por MalcolnMed em Seg Jan 15 2018, 09:12

Acompanho o relator, AlunoX. 
Sua maior preocupação no texto foi usar palavras difíceis, bonitas. Será que isso é o mais importante para a construção de um texto dissertativo-argumentativo?
Apenas falou das consequências e deixou de listar as causas e discuti-las profundamente.

Algumas notas acerca do seu texto: 
podemos reduzir drasticamente o número


Lembre que na redação do ENEM, não se pode escrever em primeira pessoa. Isso diminuiria a sua nota na competência 4.

Não usou nenhuma referência histórica, interdisciplinaridade, citação ou dados estatísticos. Sua nota na competência 2 seria baixa também..

Muitos erros de gramática. Tome cuidado com a pontuação! Ah, é Ministério. Todo orgão do governo se inicia com maiúscula. 


Proposta de intervenção muito vaga, faltou toda a teoria nessa parte..


Não sei quanto seria a nota, mas para mim seria muito baixa.
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Re: Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

Mensagem por Duduu2525 em Seg Jan 15 2018, 13:48

Eu não entendo nada de redação, tanto que as minhas não são muito boas.

Mas o que é possível perceber é que você fica escrevendo muitas palavras sem concluir bem.
Acho que você deveria se expressar com palavras não tão "complicadas", se é que assim posso dizer.

Faça uma redação mais "espontânea", não preocupe-se com que palavras vai usar, mas sim o quê quer apresentar, e com o quê quer concluir.

Um abraço!
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Re: Evasão escolar no Brasil (Avaliem)

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