PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evasão escolar no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Evasão escolar no Brasil Empty Evasão escolar no Brasil

Mensagem por romulos1 Sex 05 Jun 2020, 19:53

Alguém poderia corrigir por favor? Na minha opinião, essa redação não ficou boa, acho que caiu bastante o nível, ficou bastante expositivo .Sobre o tamanho, parece pequena, e é mesmo, mas na folha deu 26 linhas.

Embora a Agenda 2030, 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas -grupo que inclui o Brasil-, assegure a educação de qualidade com direito de todos e foco dos países que a aderiram, existem problemas que, infelizmente, atrapalham a realização desse objetivo. Neste cenário, destaca-se a evasão escolar o Brasil, causada por diversas razões, contudo, duas se sobressaem: fatores econômicos e a falta de investimentos.
     Primeiramente, é de vital importância relacionar as desigualdades econômicas como motivadoras da evasão, já que, segundo pesquisas do IBGE durante o ano de 2019, a taxa de abandono escolar é oito vezes maior para os jovens mais pobres em comparação aos mais ricos. Isso deve-se ao fato do aluno necessitar de recursos, como transporte, acesso à internet, para conseguir se educar, por conseguinte, tornando esse processo inacessível para a população mais carente.
     Além disso, percebe-se que, com as recentes crises econômicas, tendo em vista os altos índices de inflação, houve uma diminuição de verbas destinadas à educação, culminando na diminuição da qualidade infraestrutural dos colégios e do ensino, já que há atraso de salário dos professores, os desestimulando e levando à greves. Esses fatores acabam por desinteressar o estudante quanto a importância do estudo formal, levando muitos a abandonarem as instituições de ensino.
     Portanto a evasão escolar mostra-se como um problema presente e contundente na realidade brasileira. Para amenizá-lo,  o Ministério da Educação, aliado ao Ministério da Economia, deve destinar verbas com a finalidade de promover uma bolsa estudo à população de baixa renda, no intuito de ser utilizada para permitir aos estudantes mais pobres o acesso aos recursos necessários à sua educação, como transporte até o colégio, materiais didáticos, consequentemente, dando mais condições para que se mantenha na escola, diminuindo a evasão.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Evasão escolar no Brasil Empty Re: Evasão escolar no Brasil

Mensagem por Fabinho snow Ter 09 Jun 2020, 08:32

Bom dia,

1° deu pra ver que você tem uma estratégia na sua redação, na introdução eu recomendaria que você refletisse sobre sua estratégia, pois muitos apostos dificultaram um pouco a leitura, quebrando um pouco a fluidez do texto. A maioria das redações de notas altas que eu vejo elas apresentam uma introdução ao tema de curta para mediana e a maioria do parágrafo como apresentação dos argumentos, seja ele implícito ou explícito.

2° não só para o enem, mas para qualquer redação é muito importante o uso de tópicos frasais, ou seja, pequenas frases que resumem tudo que irá ser trabalhado no texto, eu por exemplo no -seu segundo parágrafo - faria assim:

De fato, a desigualdade socioeconômica inerente à realidade brasileira configura-se como o principal elemento motivador dessa realidade. EXPOSIÇÃO(repetório externo) + argumentação

2° no segundo parágrafo você expôs um dado, de onde você os tirou? se foi do texto motivador tranquilo, mas mesmo assim ponha quem é sua fonte informadora.

3° claro que você poderia ter argumentado mais, mas eu não tiraria ponto seu da argumentação porque você soube apresentar bem o tema e justificar seus argumentos.

4° texto muito bom parabens, perfeito ter explicitado os argumentos na introdução e destrinchado posteriormente no desenvolvimento, achei sua proposta de intervenção completa. Eu daria uma nota entre 800 e 900, mas talvez numa prova enem sua nota seria de 900 pra cima.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo